Ferceven escreveu:
Quando comprei algumas peças na consecionaria veio com codigo de C16XE....vejo em varios forums da argentina o mesmo motor mesmo carro...C16xe....
agora não sei oq pode significar o X16XE, como os C20let(vectraGSI) e o C20xe(vectra)...
C20let é motor turbo europeu e não veio pro Brasil. C20xe é o do Vectra GSi e Calibra. C20ne é o família II 8v. E o Ecotec é o 16v. O bloco é o mesmo, mudando basicamente cabeçote e as peças necessárias para seu funcionamento.
Creio que seja a mesma coisa no 1.6.
C16XE - Motor pré-Ecotec, não chegou a vir para o Brasil
X16XE - Ecotec, todos os corsas 16v no Brasil usam este.
Sobre a diferença entre ser o C16XE ou X16XE, não tenho certeza, mas lhes digo perfeitamente:
O motor do GSI é um legítimo Ecotec, nem mesmo o motor dos GLS 16v é igual o do GSI (tem muitas peças compartilhadas, mas cabeçote e bloco são diferentes), imagina o do 8v então!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
ccca escreveu:
C20let é motor turbo europeu e não veio pro Brasil. C20xe é o do Vectra GSi e Calibra. C20ne é o família II 8v. E o Ecotec é o 16v. O bloco é o mesmo, mudando basicamente cabeçote e as peças necessárias para seu funcionamento.
Creio que seja a mesma coisa no 1.6.
C16XE - Motor pré-Ecotec, não chegou a vir para o Brasil
X16XE - Ecotec, todos os corsas 16v no Brasil usam este.
Sobre a diferença entre ser o C16XE ou X16XE, não tenho certeza, mas lhes digo perfeitamente:
O motor do GSI é um legítimo Ecotec, nem mesmo o motor dos GLS 16v é igual o do GSI (tem muitas peças compartilhadas, mas cabeçote e bloco são diferentes), imagina o do 8v então!
Ambos os motores do GSI e do GLS, 16v são Ecotec.
Como reconhecer: A olho nú: o C16XE, o coletor de admissão é preto e em termos práticos, só o X16XE tem a EGR.
[quote="Gabriel SW"][quote="CyberTX"][quote="ccca"][quote="Ferceven"][quote="CyberTX"]...sem querer parecer chato, mas o correto eh X16XE....[/quote]
Quando comprei algumas peças na consecionaria veio com codigo de C16XE....vejo em varios forums da argentina o mesmo motor mesmo carro...C16xe....
agora não sei oq pode significar o X16XE, como os C20let(vectraGSI) e o C20xe(vectra)...[/quote]
C20let é motor turbo europeu e não veio pro Brasil. C20xe é o do Vectra GSi e Calibra. C20ne é o família II 8v. E o Ecotec é o 16v. O bloco é o mesmo, mudando basicamente cabeçote e as peças necessárias para seu funcionamento.
Creio que seja a mesma coisa no 1.6.[/quote]
C16XE - Motor pré-Ecotec, não chegou a vir para o Brasil
X16XE - Ecotec, todos os corsas 16v no Brasil usam este.[/quote]
Sobre a diferença entre ser o C16XE ou X16XE, não tenho certeza, mas lhes digo perfeitamente:
O motor do GSI é um legítimo Ecotec, nem mesmo o motor dos GLS 16v é igual o do GSI (tem muitas peças compartilhadas, mas cabeçote e bloco são diferentes), imagina o do 8v então![/quote]
Gabriel eu não quero desmerecer voce nem te desapontar, mas o cabeçote e o bloco do GSI são exatamente iguais, já tive ambos desmontados na oficina simultaneamente e fiz as comparações. Os comandos de valvulas tb dos 1.6 16V do GLS, do GSI, da Meriva 1.8 16V do Stilo 1.8 16V são exatamente os mesmos, sei porque meu GSI está usando cabeçote de Meriva/Stilo e tb os comandos que inclusive tem o mesmo PN (part Number), o que muda de um para o outro é o enquadramento.
O cabeçote tb é exatamente igual, valvulas, angulos e dutos.
O que difere o GSI dos demais é a tx de compressão que no GSI é de 10,5:1 o enquadramento do comando e o gerênciamento da injeção.
O vira por exemplo dos 8V é exatamente = dos 16V tanto do GLS quanto do GSI.
Abraços.
O motor do GSI (bloco e cabeçote) vem descrito como ano 95/96, aplicação Hatch GSI 2p.
Já o motor do GLS (bloco e cabeçote) vem descrito como ano 97/2001, aplicação Sedan GLS, Wagon GLS e Tigra.
A própria GM os considera diferentes emtre si.
O motor do GLS e do GSI são identicos visualmente, só o do GSI tem a bomba de ar secundária a mais. EGR os dois tem.
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Gabriel, a GM ou qualquer outro fabricante diz isso por causa do PN pra poder ter preços diferentes.
Eu jã troquei cabeçote de GSI com corsa GLS e vice versa na oficina.
Por exemplo, um filtro de combustível de um Golf GTI (99 a 05) custa na VW R$ 53,00, se voce comprar um filtro de combustível de Audi A3T, S3, TT vai pagar R$ 110,00 em uma concessionária da Audi e o PN é o mesmo, são a mesma peça, muda o valor por causa da peça.
Outro exemplo, o disco de freio dianteiro dos VW Polo 1.6 custa na VW +- R$ 80,00 que é o mesmo disco de freio traseiro do S3 e do TT que custa na Audi + de R$ 800,00 e tb são a mesma peça.
Na GM tb tenho diversos exemplos pra te dar, isso é só pra ter idéia de como trabalham os fabricantes.
Confie em mim, o bloco, cabeçote, comandos, vira, bielas e muitas outras peças são exatamente iguais.
Abraços.
GSI T escreveu:Gabriel, a GM ou qualquer outro fabricante diz isso por causa do PN pra poder ter preços diferentes.
Eu jã troquei cabeçote de GSI com corsa GLS e vice versa na oficina.
Por exemplo, um filtro de combustível de um Golf GTI (99 a 05) custa na VW R$ 53,00, se voce comprar um filtro de combustível de Audi A3T, S3, TT vai pagar R$ 110,00 em uma concessionária da Audi e o PN é o mesmo, são a mesma peça, muda o valor por causa da peça.
Outro exemplo, o disco de freio dianteiro dos VW Polo 1.6 custa na VW +- R$ 80,00 que é o mesmo disco de freio traseiro do S3 e do TT que custa na Audi + de R$ 800,00 e tb são a mesma peça.
Na GM tb tenho diversos exemplos pra te dar, isso é só pra ter idéia de como trabalham os fabricantes.
Confie em mim, o bloco, cabeçote, comandos, vira, bielas e muitas outras peças são exatamente iguais.
Abraços.
Alguem sabe se abrir o blocos pra por pistões dos 1.8 ou 2.0 16v prefcisa arrombar mtu o bloco fica perigoso? e da prapor ele sem ter q mexer em anda a mais?
[quote="Ferceven"]Alguem sabe se abrir o blocos pra por pistões dos 1.8 ou 2.0 16v prefcisa arrombar mtu o bloco fica perigoso? e da prapor ele sem ter q mexer em anda a mais?[/quote]
Se trocar só pistão pelo do 1.8, o motor fica com 1650cc. O que muda é que esse pistão tem 81mm, contra 79mm do original, e como o curso é de 81mm também, o motor fica qudrado. Melhora torque, mas piora em alta, ficando mais "áspero".
O meu motor foi feito assim: pistão do 1.8 bem destaxado e com bielas e virabrequim do 1.6 (é um GSi). Pelos cálculos feitos, chega a quase 1700cc. Não chega a comprometer as paredes dos cilindros. Pode fazer tranquilo.
O pistão do 2.0 já é bem maior. Se não me engano é 86mm. Aí é loteria...
Pra que voce quer enquadrar os comandos do seu carro igual aos do GSI?? Só o enquadramento não vai ajudar em nada, na verdade só vai piorar.
Não queira fazer modificações pensando em ganhar potência se voce não sabe o que faz, procure por algum que saiba o que está fazendo, ou voce provavelmente vai gastar dinheiro á toa.
Abraços,