E aeh pessoal do clube, td beleza?
Venho aki hj pedir uma ajudinha de vocês... dê uns tempos pra cá começou um vazamento de óleo no motor, vaza pouco óleo, coisa de gotas, mas como o moto fica quente, o óleo pratiamente evapora, e o resto do motor fica uma meleca...
Logo abaixo a foto do meu motor, é um Corsa Wind 1.0 8V MPFI. O motor tá um pouco sujo, é porque aki, na minha cidade chove muito, aí não têm jeito de deixar limpo...
http://img37.imageshack.us/i/dsc00885sd.jpg/
O vazamento... Têm uma peça, que faz parte do conjunto de igniçao bem próximo do vazamento, sei que precissa tirar ela primeiro pra chegar no vazamento...
http://img37.imageshack.us/i/dsc00886j.jpg/
Esta foto dá pra ver bem de perto a meleca que fica...
http://img32.imageshack.us/i/dsc00887ka.jpg/
Olhando debaixo, se consegue ver mais um pouco...
http://img130.imageshack.us/i/dsc00888v.jpg/
Como óleo que vaza, escorre um pouco tbm para a junção entre o bloco e o cabeçote, dá a impressão que o vazamento tbm é ali...mas não têm nenhum vazamento...
http://img242.imageshack.us/i/dsc00889z.jpg/
Bom pessoal, preciso elimar este vazamento, será que alguém já consertou este vazamento tbm?
Quero saber como arrumar, porque parece um conserto simples de fazer, e os mecânicos aki na minha cidade estão cobrando cerca de R$ 180,00. É uma grana considerável pra um problema aparentemente fácil de se resolver...
Até mais pessoal, desde já agradeço a ajuda...
[Ajuda] Como eliminar este vazamento?!
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Buenas.
Este vazamento provavelmente se deve ao mau estado do retentor e do anel de borracha que vedam a árvore de comando. Olha na foto abaixo:
By lucasdfuchs at 2010-04-03
A peça n° 13 é um retentor, e a peça n° 7 acho que é um anel de borracha. Creio que trocando estas peças vá resolver. Agora, pode ser que tenha criado um sulco no eixo. Aí não há retentor que vede mais. Só trocando mesmo.
E quanto ao valor, considerando que para fazer esta manutenção terás que desmontar o eixo árvore de comando, a polia dentada, trocar as peças e depois montar tudo e colocar no ponto, acho que não é tão exagerado assim.
Ah, e já que tu vais abrir esta parte do motor, sugiro que faça limpeza do sistema de ventilação forçada do cárter. Se este sistema estiver sujo, a pressão interna dos vapores de óleo aumenta e contribui para aumentar os vazamentos. Olha este link: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=
E boa sorte com a manutenção. Não deixa a coisa piorar, porque senão vai sair mais $$$$ ainda.
Este vazamento provavelmente se deve ao mau estado do retentor e do anel de borracha que vedam a árvore de comando. Olha na foto abaixo:
By lucasdfuchs at 2010-04-03
A peça n° 13 é um retentor, e a peça n° 7 acho que é um anel de borracha. Creio que trocando estas peças vá resolver. Agora, pode ser que tenha criado um sulco no eixo. Aí não há retentor que vede mais. Só trocando mesmo.
E quanto ao valor, considerando que para fazer esta manutenção terás que desmontar o eixo árvore de comando, a polia dentada, trocar as peças e depois montar tudo e colocar no ponto, acho que não é tão exagerado assim.
Ah, e já que tu vais abrir esta parte do motor, sugiro que faça limpeza do sistema de ventilação forçada do cárter. Se este sistema estiver sujo, a pressão interna dos vapores de óleo aumenta e contribui para aumentar os vazamentos. Olha este link: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=
E boa sorte com a manutenção. Não deixa a coisa piorar, porque senão vai sair mais $$$$ ainda.
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bem vindo ao cc
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[quote="Lucas/RS"]Buenas.
Este vazamento provavelmente se deve ao mau estado do retentor e do anel de borracha que vedam a árvore de comando. Olha na foto abaixo:
[img]http://img534.imageshack.us/img534/44/i ... mando1.jpg[/img]
By [URL=http://profile.imageshack.us/user/lucasdfuchs]lucasdfuchs[/URL] at 2010-04-03
A peça n° 13 é um retentor, e a peça n° 7 acho que é um anel de borracha. Creio que trocando estas peças vá resolver. Agora, pode ser que tenha criado um sulco no eixo. Aí não há retentor que vede mais. Só trocando mesmo.
E quanto ao valor, considerando que para fazer esta manutenção terás que desmontar o eixo árvore de comando, a polia dentada, trocar as peças e depois montar tudo e colocar no ponto, acho que não é tão exagerado assim.
Ah, e já que tu vais abrir esta parte do motor, sugiro que faça limpeza do sistema de ventilação forçada do cárter. Se este sistema estiver sujo, a pressão interna dos vapores de óleo aumenta e contribui para aumentar os vazamentos. Olha este link: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=
E boa sorte com a manutenção. Não deixa a coisa piorar, porque senão vai sair mais $$$$ ainda.[/quote]
Amigo, será que é mesmo necessário desmontar essa parte do comando?
Este vazamento provavelmente se deve ao mau estado do retentor e do anel de borracha que vedam a árvore de comando. Olha na foto abaixo:
[img]http://img534.imageshack.us/img534/44/i ... mando1.jpg[/img]
By [URL=http://profile.imageshack.us/user/lucasdfuchs]lucasdfuchs[/URL] at 2010-04-03
A peça n° 13 é um retentor, e a peça n° 7 acho que é um anel de borracha. Creio que trocando estas peças vá resolver. Agora, pode ser que tenha criado um sulco no eixo. Aí não há retentor que vede mais. Só trocando mesmo.
E quanto ao valor, considerando que para fazer esta manutenção terás que desmontar o eixo árvore de comando, a polia dentada, trocar as peças e depois montar tudo e colocar no ponto, acho que não é tão exagerado assim.
Ah, e já que tu vais abrir esta parte do motor, sugiro que faça limpeza do sistema de ventilação forçada do cárter. Se este sistema estiver sujo, a pressão interna dos vapores de óleo aumenta e contribui para aumentar os vazamentos. Olha este link: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=
E boa sorte com a manutenção. Não deixa a coisa piorar, porque senão vai sair mais $$$$ ainda.[/quote]
Amigo, será que é mesmo necessário desmontar essa parte do comando?
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Desculpa, mas a parte mostrada na ilustração do catálogo da GM não é a parte que está com problema.
Pela foto do carro do rapaz onde está o vazamento, o mesmo ocorre do lado da bobina, e a ilustração do catálogo colocada na mensagem, mostra o retentor do comando, que fica no lado oposto, o lado da correia dentada.
Caro Ximbika, em primeiro lugar, se eu fosse vc limparia essa meleca com um banho de gasolina e depois água e sabão, retirando os cabos de vela, protegendo os sensores e a bobina com sacos plásticos. Depois que a coisa estiver bem limpa, vc tem duas opções, deixar como está e observar detalhadamente pra ver de onde o vazamento vai começar novamente, daí vc já terá certeza qual o foco, ou já fazer uma tentativa de eliminar o vazamento. A peça da ignição q vc se refere é a bobina de ignição, retire ela desrosqueando os três parafusos torx fêmea que seguram ela. Após retirar a bobina, vc terá na sua frente o suporte da bobina, essa lata com a forma e ranhuras idênticas a bobina, daí vc retira os três parafusos sextavados que seguram o suporte da bobina na gaiola do cabeçote. O suporte permanecerá acoplado à gaiola, vc terá que girá-lo pra frente e pra trás até ele sair, quando isso acontecer, vc verá que o suporte tem um encaixe redondo, pra acoplá-lo na gaiola, e nesse encaixe tem uma borracha redonda que funciona como uma junta. Retire a borracha usada e coloque uma nova, adicionalmente vc poderá aplicar cola de junta 3M - bisnaga preta e amarela - nesta junta redonda, e colocar tudo no lugar de volta, esperando que este seja o foco de vazamento e que pare de vazar. Se vc precisar, tenho foto do suporte da bobina e da junta redonda que vai nele. Boa sorte. Rogério.
Pela foto do carro do rapaz onde está o vazamento, o mesmo ocorre do lado da bobina, e a ilustração do catálogo colocada na mensagem, mostra o retentor do comando, que fica no lado oposto, o lado da correia dentada.
Caro Ximbika, em primeiro lugar, se eu fosse vc limparia essa meleca com um banho de gasolina e depois água e sabão, retirando os cabos de vela, protegendo os sensores e a bobina com sacos plásticos. Depois que a coisa estiver bem limpa, vc tem duas opções, deixar como está e observar detalhadamente pra ver de onde o vazamento vai começar novamente, daí vc já terá certeza qual o foco, ou já fazer uma tentativa de eliminar o vazamento. A peça da ignição q vc se refere é a bobina de ignição, retire ela desrosqueando os três parafusos torx fêmea que seguram ela. Após retirar a bobina, vc terá na sua frente o suporte da bobina, essa lata com a forma e ranhuras idênticas a bobina, daí vc retira os três parafusos sextavados que seguram o suporte da bobina na gaiola do cabeçote. O suporte permanecerá acoplado à gaiola, vc terá que girá-lo pra frente e pra trás até ele sair, quando isso acontecer, vc verá que o suporte tem um encaixe redondo, pra acoplá-lo na gaiola, e nesse encaixe tem uma borracha redonda que funciona como uma junta. Retire a borracha usada e coloque uma nova, adicionalmente vc poderá aplicar cola de junta 3M - bisnaga preta e amarela - nesta junta redonda, e colocar tudo no lugar de volta, esperando que este seja o foco de vazamento e que pare de vazar. Se vc precisar, tenho foto do suporte da bobina e da junta redonda que vai nele. Boa sorte. Rogério.
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Caramba, tens razão mesmo !!rogdigue escreveu:Desculpa, mas a parte mostrada na ilustração do catálogo da GM não é a parte que está com problema.
Pela foto do carro do rapaz onde está o vazamento, o mesmo ocorre do lado da bobina, e a ilustração do catálogo colocada na mensagem, mostra o retentor do comando, que fica no lado oposto, o lado da correia dentada.
Caro Ximbika, em primeiro lugar, se eu fosse vc limparia essa meleca com um banho de gasolina e depois água e sabão, retirando os cabos de vela, protegendo os sensores e a bobina com sacos plásticos. Depois que a coisa estiver bem limpa, vc tem duas opções, deixar como está e observar detalhadamente pra ver de onde o vazamento vai começar novamente, daí vc já terá certeza qual o foco, ou já fazer uma tentativa de eliminar o vazamento. A peça da ignição q vc se refere é a bobina de ignição, retire ela desrosqueando os três parafusos torx fêmea que seguram ela. Após retirar a bobina, vc terá na sua frente o suporte da bobina, essa lata com a forma e ranhuras idênticas a bobina, daí vc retira os três parafusos sextavados que seguram o suporte da bobina na gaiola do cabeçote. O suporte permanecerá acoplado à gaiola, vc terá que girá-lo pra frente e pra trás até ele sair, quando isso acontecer, vc verá que o suporte tem um encaixe redondo, pra acoplá-lo na gaiola, e nesse encaixe tem uma borracha redonda que funciona como uma junta. Retire a borracha usada e coloque uma nova, adicionalmente vc poderá aplicar cola de junta 3M - bisnaga preta e amarela - nesta junta redonda, e colocar tudo no lugar de volta, esperando que este seja o foco de vazamento e que pare de vazar. Se vc precisar, tenho foto do suporte da bobina e da junta redonda que vai nele. Boa sorte. Rogério.
Nem me dei conta que o desenho está invertido em relação à posição real do motor. Valeu por corrigir a informação.
Mas o que realmente eu queria dizer era mais ou menos o que você disse. Só não me orientei direito em relação ao desenho.
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No meu por incrível que pareça, depois de mexer no ponto várias vezes até achar o grau de adiantamento certo, apareçeu pingando no dia seguinte!!
Se não me engano, atrás do distribuidor tem um anel de borracha que veda a continuação do comando de válvulas até o distribuidor, creio que seja alí. Procurei na net e ví que meu caso não é o único por ai...
Vou ver se essa semana eu passo na concessionária para trocar isso e um selo que está vazando água no coletor de admissão, ai falo o que deu!!
Se não me engano, atrás do distribuidor tem um anel de borracha que veda a continuação do comando de válvulas até o distribuidor, creio que seja alí. Procurei na net e ví que meu caso não é o único por ai...
Vou ver se essa semana eu passo na concessionária para trocar isso e um selo que está vazando água no coletor de admissão, ai falo o que deu!!
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[quote="rogdigue"]Desculpa, mas a parte mostrada na ilustração do catálogo da GM não é a parte que está com problema.
Pela foto do carro do rapaz onde está o vazamento, o mesmo ocorre do lado da bobina, e a ilustração do catálogo colocada na mensagem, mostra o retentor do comando, que fica no lado oposto, o lado da correia dentada.
Caro Ximbika, em primeiro lugar, se eu fosse vc limparia essa meleca com um banho de gasolina e depois água e sabão, retirando os cabos de vela, protegendo os sensores e a bobina com sacos plásticos. Depois que a coisa estiver bem limpa, vc tem duas opções, deixar como está e observar detalhadamente pra ver de onde o vazamento vai começar novamente, daí vc já terá certeza qual o foco, ou já fazer uma tentativa de eliminar o vazamento. A peça da ignição q vc se refere é a bobina de ignição, retire ela desrosqueando os três parafusos torx fêmea que seguram ela. Após retirar a bobina, vc terá na sua frente o suporte da bobina, essa lata com a forma e ranhuras idênticas a bobina, daí vc retira os três parafusos sextavados que seguram o suporte da bobina na gaiola do cabeçote. O suporte permanecerá acoplado à gaiola, vc terá que girá-lo pra frente e pra trás até ele sair, quando isso acontecer, vc verá que o suporte tem um encaixe redondo, pra acoplá-lo na gaiola, e nesse encaixe tem uma borracha redonda que funciona como uma junta. Retire a borracha usada e coloque uma nova, adicionalmente vc poderá aplicar cola de junta 3M - bisnaga preta e amarela - nesta junta redonda, e colocar tudo no lugar de volta, esperando que este seja o foco de vazamento e que pare de vazar. Se vc precisar, tenho foto do suporte da bobina e da junta redonda que vai nele. Boa sorte. Rogério.[/quote]
Rogério e amigos do Corsa Club, primeiramente agradeço por terem me respondido...
As informações que vc's me passaram é de grande ajuda, e pelo que o nosso amigo Rogério respondeu, eu mesmo vou fazer este reparo, antes de mexer vou comprar os retentores/juntas e depois vou por a mão na massa.
Toda dica ou informação para resolver este problema é bem vinda...!!! Vou fazer este reparo e depois posto os resultados, e talvez as fotos do antes e depois....
Até mais pessoal, obrigado pela força...
Pela foto do carro do rapaz onde está o vazamento, o mesmo ocorre do lado da bobina, e a ilustração do catálogo colocada na mensagem, mostra o retentor do comando, que fica no lado oposto, o lado da correia dentada.
Caro Ximbika, em primeiro lugar, se eu fosse vc limparia essa meleca com um banho de gasolina e depois água e sabão, retirando os cabos de vela, protegendo os sensores e a bobina com sacos plásticos. Depois que a coisa estiver bem limpa, vc tem duas opções, deixar como está e observar detalhadamente pra ver de onde o vazamento vai começar novamente, daí vc já terá certeza qual o foco, ou já fazer uma tentativa de eliminar o vazamento. A peça da ignição q vc se refere é a bobina de ignição, retire ela desrosqueando os três parafusos torx fêmea que seguram ela. Após retirar a bobina, vc terá na sua frente o suporte da bobina, essa lata com a forma e ranhuras idênticas a bobina, daí vc retira os três parafusos sextavados que seguram o suporte da bobina na gaiola do cabeçote. O suporte permanecerá acoplado à gaiola, vc terá que girá-lo pra frente e pra trás até ele sair, quando isso acontecer, vc verá que o suporte tem um encaixe redondo, pra acoplá-lo na gaiola, e nesse encaixe tem uma borracha redonda que funciona como uma junta. Retire a borracha usada e coloque uma nova, adicionalmente vc poderá aplicar cola de junta 3M - bisnaga preta e amarela - nesta junta redonda, e colocar tudo no lugar de volta, esperando que este seja o foco de vazamento e que pare de vazar. Se vc precisar, tenho foto do suporte da bobina e da junta redonda que vai nele. Boa sorte. Rogério.[/quote]
Rogério e amigos do Corsa Club, primeiramente agradeço por terem me respondido...
As informações que vc's me passaram é de grande ajuda, e pelo que o nosso amigo Rogério respondeu, eu mesmo vou fazer este reparo, antes de mexer vou comprar os retentores/juntas e depois vou por a mão na massa.
Toda dica ou informação para resolver este problema é bem vinda...!!! Vou fazer este reparo e depois posto os resultados, e talvez as fotos do antes e depois....
Até mais pessoal, obrigado pela força...
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Ximbik@,
Como postei anteriormente, meu Corsa começou a vazar no mesmo lugar depois que mexi no distribuidor do carro.
Eu levei o carro ontem na concessonária pra trocar um selo do coletor de admissão que estava goterando e pra ver de onde vinha esse vazamento, e realmente era um anel retentor do distruibuidor.
Ao todo me cobraram R$40,00 pela troca do selo, anel de borracha do distribuidor e mão de obra. E deixaram tudo limpo.
Hoje quando fui sair com o carro, verifiquei se o vazamento existia e não notei nada, somente um pequeno escorrido de agum óleo que ficou da troca da peça!!
Como postei anteriormente, meu Corsa começou a vazar no mesmo lugar depois que mexi no distribuidor do carro.
Eu levei o carro ontem na concessonária pra trocar um selo do coletor de admissão que estava goterando e pra ver de onde vinha esse vazamento, e realmente era um anel retentor do distruibuidor.
Ao todo me cobraram R$40,00 pela troca do selo, anel de borracha do distribuidor e mão de obra. E deixaram tudo limpo.
Hoje quando fui sair com o carro, verifiquei se o vazamento existia e não notei nada, somente um pequeno escorrido de agum óleo que ficou da troca da peça!!
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Valcer,
Poxa, R$40,00 é bem barato...
Paguei R$11.00 pelas peças com um amigo meu.
Sábado vou trocar... e vou limpar aquela meleca.
Até mais...
Poxa, R$40,00 é bem barato...
Paguei R$11.00 pelas peças com um amigo meu.
Sábado vou trocar... e vou limpar aquela meleca.
Até mais...
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