Olá eulersimoes voce se confundiu ai não? A correia do alternador não tem rolo tensor, ok? O próprio alternador é regualdo para manter a correia dele tesnsionada. Foi o rolamento tensor da correia dentada, confere ai.eulersimoes escreveu:No meu CORSA SEDAN GLS 1.6 99 ocorreu o mesmo problema , o mecanico trocou a correia dentada e o tensor, dois dias depois começoua a aparecer o mesmo barulho que vc descreveu. Levei em outro mecanico e ele me falou que deveria ter sido trocada também o tensor da correia do alternador. Esta peça foi trocada posteriormente e o barulho sumiu, quando o mecanico retirou a peça usada dava para ver claramente que o barulho vinhda dela. Inclusive após a troca o carro ficou muito mais silencioso.
Rolamento da correia dentada é regulável? Barulho após
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re
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aguardamos o resultado ok?rogdigue escreveu:Ô colega, obrigado pela dica aí. Um teste simples que eu ainda não fiz foi tirar a correia do alternador e funcionar o motor pra ver se o barulho some, mas como eu disse o alternador é novo, provavelmente não é ele. Não tem jeito, acho q no meu caso é a bomba de água mesmo, até já comprei uma nova pra trocar.
Rogério.
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Alcineu, como todo bom fução, no último domingo tive tempo livre e arranquei a correia do alternador através da engrenagem do virabrequim que parece um panela rasa. Aquilo que é a roda fônica?
Bom, com tudo isso fora fui tentar ligar o carro e não ia de jeito nenhum. Daí voltei pra baixo do carro e percebi que provavelmente sem aquela engrenagem tipo panela a bagaça não ia ligar. Coloquei a engrenagem no lugar, o carro ligou, mas o bendito barulho não desapareceu, então alternador com certeza não é.
Retirei de novo a engrenagem panela, e com ajuda de uma lanterna percebi que o rolamento da correia está assim: tem a aste que se prende no bloco onde está a marca em V para tensão correta, e tem a aste móvel com a ponta que deve ser alinhada com a aste em V, e esta aste móvel está completamente solta. Movendo ela até a marca que seria correta dá pra perceber que a correia dá uma chegada pra fora.
Como faço pra aste móvel ficar presa no alinhamento correto com a aste em V? Eu vi uma foto de um esticador na net, e tinha uma espécie de pino que entra por uma aste e por outra, é assim que faz alinhar as duas astes?
Pq eu fiz o seguinte, afrouxei o parafuso que prende o rolamento no bloco, cheguei a aste móvel até a marca correta, apertei o parafuso, e quando soltava a aste ela voltava pro lugar errado.
Até pensei em segurar a aste móvel no local correto com um chave de fenda fininha e pedir pra minha esposa ligar o carro pra ver se o barulho sumia, mas achei que era arriscado a chave de fenda prender na correia e detonar alguma coisa ou voar na minha cara.
Rogério.
Bom, com tudo isso fora fui tentar ligar o carro e não ia de jeito nenhum. Daí voltei pra baixo do carro e percebi que provavelmente sem aquela engrenagem tipo panela a bagaça não ia ligar. Coloquei a engrenagem no lugar, o carro ligou, mas o bendito barulho não desapareceu, então alternador com certeza não é.
Retirei de novo a engrenagem panela, e com ajuda de uma lanterna percebi que o rolamento da correia está assim: tem a aste que se prende no bloco onde está a marca em V para tensão correta, e tem a aste móvel com a ponta que deve ser alinhada com a aste em V, e esta aste móvel está completamente solta. Movendo ela até a marca que seria correta dá pra perceber que a correia dá uma chegada pra fora.
Como faço pra aste móvel ficar presa no alinhamento correto com a aste em V? Eu vi uma foto de um esticador na net, e tinha uma espécie de pino que entra por uma aste e por outra, é assim que faz alinhar as duas astes?
Pq eu fiz o seguinte, afrouxei o parafuso que prende o rolamento no bloco, cheguei a aste móvel até a marca correta, apertei o parafuso, e quando soltava a aste ela voltava pro lugar errado.
Até pensei em segurar a aste móvel no local correto com um chave de fenda fininha e pedir pra minha esposa ligar o carro pra ver se o barulho sumia, mas achei que era arriscado a chave de fenda prender na correia e detonar alguma coisa ou voar na minha cara.
Rogério.
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Veja isso ai que pode ser que o ralmento pode estar com a mola de tensionamento fouxa ou algo a mais...
Para deixar a correia sincronizadora corretamente ajustada/tensionada, faz-se necessário o afrouxamento dos 3 parafusos da bomba dágua, girando a bomba e conferindo a marca lá no roalmento tensionador da correia conforme post adicionado aqui com animação/gravura em outro tópico. Procure e confira maisdetalhes lá.
Pelo que entendi, prende-se a haste na marca central V com o auxili dessa chave Allen.
Depois gira-se a bomba dágua para tensionar a correia, após, solta a chave Allen e confere e reconfere se permanece na marca correta, girando o virabrequim ou eixo do comando de válvulas com uma chave para certificar-se se esta correto, só isso.
Não é necessário desmontar a roda fonica.
Para referencia...
ve se isso ai...
Para deixar a correia sincronizadora corretamente ajustada/tensionada, faz-se necessário o afrouxamento dos 3 parafusos da bomba dágua, girando a bomba e conferindo a marca lá no roalmento tensionador da correia conforme post adicionado aqui com animação/gravura em outro tópico. Procure e confira maisdetalhes lá.
Pelo que entendi, prende-se a haste na marca central V com o auxili dessa chave Allen.
Depois gira-se a bomba dágua para tensionar a correia, após, solta a chave Allen e confere e reconfere se permanece na marca correta, girando o virabrequim ou eixo do comando de válvulas com uma chave para certificar-se se esta correto, só isso.
Não é necessário desmontar a roda fonica.
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Então, é que o meu tensionador não é deste modelo que usa a chave allen pra colocar ele no lugar. Ele tem um orifício na aste móvel, mas testei com as chaves allen que tenho e não é pra encaixar ela não, pois o buraco é redondo.
Eu precisei tirar a engrenagem da correia do alternador, senão por baixo do carro não é possível ter total visualização do tensionador.
Rogério.
Eu precisei tirar a engrenagem da correia do alternador, senão por baixo do carro não é possível ter total visualização do tensionador.
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È eu citei chave Allen mas na verdade é isso mesmo, o buraco é redondo. Confira na foto abaixo...
Ha ta voce tirou a roda fonica para ver esse rolamento tensionador, agora entendi...
Ha ta voce tirou a roda fonica para ver esse rolamento tensionador, agora entendi...
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O rolamento que está no meu carro é igual a esse. Eu achei uma foto na net de um desses aí com um pino passando pelos dois orifícos pra alinhar as marcas.
Rogério.
Rogério.
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