gomesmlg escreveu:Maurício, tem como você postar fotos do processo de instalação e dar o máximo de detalhes sobre esse processo??
Se você não tiver as fotos, um esboço da posição em que colocou os led's já ajuda.
Eu já olhei vários tutoriais explicando como colocar os led's nos paineis, mas nenhum deles está 100% completo. Por exemplo, nenhum deles explica como devemos ligar os led's
De todos os tutoriais que eu vi aqui no fórum, apenas o seu e um outro (http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0) ficaram do meu agrado.
Infelizmente esse outro tópico o "criador" simplesmente abandonou e não respondeu a pergunta de ninguém.
Tem como você ajudar a todos que ainda possuem dúvidas?
As minhas são as seguintes:
- Quais leds você usou?
- Qual o valor do resistor?
- Como devemos ligar os led's e os resistores?
- De onde tiramos a energia para ligar os led's?
- Como fazer essa ligação ?
- Qual a melhor maneira para fixar os led's nos painéis (de instrumentos e console central)?
Seria interessante e extremamente útil que algum moderador completasse o tutorial que existe na seção "Faça Você Mesmo" com essas informações faltantes.
Maurício, tem como você dar uma força para a gente??
Opa...
Vou tentar ajudar sim, porém, eu não tenho imagens da montagem porque na época(mais de ano) eu estava sem câmera, eu usei o tutorial daqui mesmo do CC, mas acabei mudando algumas coisas para a minha facilidade mesmo, tipo, fui moldando o jeito de fazer para que eu não me complicasse muito.
Eu comprei um novo painel do Emidio de Campinas aqui mesmo no CC, não ia arriscar fazer no meu painel original, primeiro porque ele não tem conta giros, e caso eu estragasse um painel o outro estaria normal e eu não ficaria na mão.
Mas vamos lá.
Eu usei led´s de alto brilho branco de 25.000, são led´s difusos aqueles de cabeça raspada, o de cabeça arredondada direciona o facho de luz e com isso a iluminação vai ficar concentrada em alguns lugares e não vai ficar bom.
Os valores dos resistors eu não sei especificar, porque eu ja comprei os led´s montados, eles vem montados led´s, resistor em uma das pernas e fios uma perna preta e outra branca de cerca de 13 cm cada comprei aqui perto de casa na Neonlight(vc os encontra no mercado livre fácil).
Como os led´s ja vem montados(no meu caso) eu liguei em paralelo fio branco com branco e preto com preto.
A energia que liga os led´s vem do próprio painel, no caso do original com conta giros, são 3 lâmpadas comuns, eu separei para fazer então 3 seqüencias de 4 led´s, e cada seqüencia é ligada no encaixe da lâmpada original do painel, ou seja, 3 seqüencias de 4 led´s no lugar de 3 lâmpadas originais.
A parte de fixação dos led´s depende um pouco das ferramentas que vc tem, o ideal é você desmontar o painel por completo, retirando os marcadores da carenagem branca, eu desmontei por completo, porém, tome cuidado para não desregular a posição dos ponteiros, eles são bem frágeis.
Quando eu estava com a parte traseira(branca) do painel livre nas mãos, eu peguei um ferro de solta e fui fazendo alguns furos nela furos pequenos, só para passar os fios dos led´s, e já com os fios passados nos furos, eu adicionava uma gota de cola quente não muito só uma gota mesmo e encaixava os led´s nessa gota(antes de colar, tente testar se a iluminação esta homogênea), os led´s vão iluminar o fundo dos marcadores(relógios), tipo como se vc estivesse sentado no carro na frente do painel, e eles iluminado o seu rosto, porém, os marcadores vão bloquear essa luz, e é ai que da o efeito que deu no meu.
Caso você queira testar a iluminação antes de montar o painel de volta, basta você usar um carregador de celular, foi assim que eu fui montando o meu,com muita paciência e teste para ver se a iluminação estava homogênea, e fazendo as mudanças conforme a necessidade.
Cara, eu espero que esse meu relato ajude em algo, mas vai postando ai as duvidas que eu terei prazer em ajudar.