Bom, tava vazando um pouquinho de óleo pela junta, as vezes nem pingava no chão, mas eu não aguentei, levantei o carro, e com uma chave 8 apertei os parafusos da tampa. Resultado??? Agora tá vazando muito por vários pontos, tem uma mancha de óleo de uns dois palmos no chão da garagem. Uma junta custa 13 conto, vou encarar e tentar trocar, tenho chave torx, cola de junta, macaco pra levantar e uns calços de madeira pra deixar o carro mais alto com segurança. Já vi a junta na loja, é da marca Taranto, tem uns anéis de metal pra colocar nos orifícios dos parafusos. Lembrando q não tenho torquímetro. Faço manutenções simples do tipo troca de óleo, filtros, velas, fluídos, e o final sempre é feliz, mas essa junta aguenta trabalho severo, o máximo q pode acontecer é vazar de novo. Alguém tem mais detalhes sobre essa troca, ou me indica algum tópico aqui no site que explique isso, pq eu procurei e não achei. Vou fazer o serviço no sábado. Obrigado.
Rogério.
[SOLUÇÃO] - Troca da junta do carter - a missão
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a dica é de apertar os parafusos em X de fora pra dentro, e aos poucos....
conferiu é pela junta mesmo q esta vazando? pode ta com o carter empenado
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Concluí a missão de trocar a junta do cárter com êxito parcial até agora, durante a semana verei se o serviço caseiro ficou bom mesmo, pois deixarei o carro parado e sem óleo até a quarta-feira quando precisarei usá-lo.
Durante esse trabalho constatei algumas coisas:
1º) Use sempre um óculos ou máscara para manusear líquidos quando estiver embaixo do carro, pq me caiu uma gota de óleo quase sobre o olho, mais um pouquinho pro lado e eu veria estrelas;
2º) Não precisa ter nenhum óleo super hiper mega maxxi ultra light foderetion, basta usar o óleo que consta no manual, no tempo correto, trocando sempre o filtro junto, como eu sempre fiz, e o motor permanecerá lubrificado e livre de borra. Foi oq constatei depois de ter trocado a junta do cárter e a junta da tampa de válvulas do meu Corsa, pois mesmo após 160 mil km não havia nenhuma partícula sólida no cárter, e a sujeira nas paredes do bloco é aquela superficial q sai com um pano umedecido em gasolina;
3º) Não dá pra retirar a tampa do cárter sem deslocar o cano de escape, apenas desparafuse o cano do coletor e ele se desloca um pouco pra lado, é o suficiente pra tampa sair e depois colocá-la devolta;
4º) Sem ferramentas apropriadas, um macaco, cavaletes e calços, nem tente fazer isso pq não dá.
Obrigado ao Sem Controle que deu a dica e eu segui a risca, se vazar a culpa é sua ... ahahahah ... brincadeira.
Rogério.
Durante esse trabalho constatei algumas coisas:
1º) Use sempre um óculos ou máscara para manusear líquidos quando estiver embaixo do carro, pq me caiu uma gota de óleo quase sobre o olho, mais um pouquinho pro lado e eu veria estrelas;
2º) Não precisa ter nenhum óleo super hiper mega maxxi ultra light foderetion, basta usar o óleo que consta no manual, no tempo correto, trocando sempre o filtro junto, como eu sempre fiz, e o motor permanecerá lubrificado e livre de borra. Foi oq constatei depois de ter trocado a junta do cárter e a junta da tampa de válvulas do meu Corsa, pois mesmo após 160 mil km não havia nenhuma partícula sólida no cárter, e a sujeira nas paredes do bloco é aquela superficial q sai com um pano umedecido em gasolina;
3º) Não dá pra retirar a tampa do cárter sem deslocar o cano de escape, apenas desparafuse o cano do coletor e ele se desloca um pouco pra lado, é o suficiente pra tampa sair e depois colocá-la devolta;
4º) Sem ferramentas apropriadas, um macaco, cavaletes e calços, nem tente fazer isso pq não dá.
Obrigado ao Sem Controle que deu a dica e eu segui a risca, se vazar a culpa é sua ... ahahahah ... brincadeira.
Rogério.
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ja coloca o oleo e deixa em repouso pra ver se ficou 0...
tomara q nao pingue nada hehehehehehe
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pô o topico já é um tanto quanto antigo, mais vou perguntar assim mesmo, alguem ai sabe qual o torque destes parafusos?, melhor se não for pedir muito se alguem souber e quiser compartilhar a informação, o torque dos parafusos do motor 1.0 16V!
desde já agredeço,
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é bem provavel q encontre essa informacao no manual de servicoDorgi escreveu:pô o topico já é um tanto quanto antigo, mais vou perguntar assim mesmo, alguem ai sabe qual o torque destes parafusos?, melhor se não for pedir muito se alguem souber e quiser compartilhar a informação, o torque dos parafusos do motor 1.0 16V!
desde já agredeço,
da uma olhada se diz certinho la...
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te falo q é o unico entao....o manual de servicos da minha motinho, tem torque até dos parafusos da carenagem
o manual de servicos é utilizado nas CCs justamente pros mecanicos seguirem os procedimentos de forma correta e ter as informacoes de como fazer......informacao vital pra parte mecanica q é o torque nao pode faltar...
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Estava prestes a criar um tópico mas achei este. Bom aproveitando que vou pegar uma semana de férias estou pensando em trocar:
- Junta do Cárter
- Trocar ou limpar o pescador
- Limpar o carter
- Tampa de valvula + junta
Será que dá pra fazer isso em casa? Tenho algumas ferramentas menos torquimetro. Pensei em levar na oficina sairá bem caro devido o trabalho que deve ser e estou sem grana agora...
Pensei até em levar em uma oficina aqui perto, pagar mas eu mesmo lavar/limpar as peças e pagar algum troco. Só pelo fato do elevador..
O que acham?
- Junta do Cárter
- Trocar ou limpar o pescador
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Será que dá pra fazer isso em casa? Tenho algumas ferramentas menos torquimetro. Pensei em levar na oficina sairá bem caro devido o trabalho que deve ser e estou sem grana agora...
Pensei até em levar em uma oficina aqui perto, pagar mas eu mesmo lavar/limpar as peças e pagar algum troco. Só pelo fato do elevador..
O que acham?
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localhost, não sei se fazem isso, mas se consegue.
Eu to de saída hoje já... mas, se eu não esquecer, o que é bem comum, procuro no manual de manutenção como se faz. Se tem ele aí dá uma olhada, deve ter todo o procedimento bem detalhado.
Eu to de saída hoje já... mas, se eu não esquecer, o que é bem comum, procuro no manual de manutenção como se faz. Se tem ele aí dá uma olhada, deve ter todo o procedimento bem detalhado.
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