[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
santosca
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Terça-feira 19 2004f Outubro 2004 05:04:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por santosca »

leoeconoflex escreveu:Caro vavasound;

Pode me passar um contato seu, e-mail, msn ???

meu email: leoeconoflex@gmail.com

É quase um sonho para quem tem um corsa, ter um MID instalado no carro, e funcionando perfeitamente.

Já estou fazendo as ligações mostradas no tutorial, no entanto tenho algumas duvidas e seria muito grato se pudesse me ajudar.

Grande abraço!
Posta suas dúvidas aqui. Provavelmente outros terão as mesmas dúvidas, assim conforme elas vão sendo resolvidas, outros também são ajudados.

[]s,
Carlos
Corsa Sedan Classic 02/03 --> Palio ELX 1.3 04/04 --> Corsa Hatch 1.0 Maxx 08/09


leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

Desculpe ...

É q sou novo no clube e não sei muito bem lidar com isso ...

Minhas duvidas são:

Começei a ligar o Mid em meu Corsa (que é um modelo 2008/2008 1.4), achei sem problemas todos os fios e conectores, falta mesmo dar um trato na fiação e adaptar a carcaça.

Minha duvida é, o que tem de ser feito para programa-lo no Tech2 ?

Existe a venda no mercadolivre um módulo de diagnóstico que faz a leitura e programação de tal, compensa comprá-lo (em torno de R$ 400 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vrolet-_JM), ou seria melhor passar em alguma concecionária e pedir a um funcionário para fazê-lo?


Obrigado a todos !!!

Abraços
Clique para ver o tópico completo:
Imagem


leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

Desculpe ...

É q sou novo no clube e não sei muito bem lidar com isso ...

Minhas duvidas são:

Começei a ligar o Mid em meu Corsa (que é um modelo 2008/2008 1.4), achei sem problemas todos os fios e conectores, falta mesmo dar um trato na fiação e adaptar a carcaça.

Minha duvida é, o que tem de ser feito para programa-lo no Tech2 ?

Existe a venda no mercadolivre um módulo de diagnóstico que faz a leitura e programação de tal, compensa comprá-lo (em torno de R$ 400 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vrolet-_JM), ou seria melhor passar em alguma concessionária e pedir a um funcionário para fazê-lo?


Obrigado a todos !!!

Abraços
Clique para ver o tópico completo:
Imagem


vavasound
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:08:22 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por vavasound »

leoeconoflex escreveu:Desculpe ...

É q sou novo no clube e não sei muito bem lidar com isso ...

Minhas duvidas são:

Começei a ligar o Mid em meu Corsa (que é um modelo 2008/2008 1.4), achei sem problemas todos os fios e conectores, falta mesmo dar um trato na fiação e adaptar a carcaça.

Minha duvida é, o que tem de ser feito para programa-lo no Tech2 ?

Existe a venda no mercadolivre um módulo de diagnóstico que faz a leitura e programação de tal, compensa comprá-lo (em torno de R$ 400 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vrolet-_JM), ou seria melhor passar em alguma concessionária e pedir a um funcionário para fazê-lo?


Obrigado a todos !!!

Abraços


bom... seguinte.
Então... esse Op-COM até onde eu sei (E pude usar um para testes..) não se consegue programar muitas coisas... tem coisas que só o TECH2 da GM vai programar mesmo, mas isso em uma concessionária dá pra fazer sem problema...
Eu não sei exatamente te dizer o que tem que ser feito pois quando vc desliga o MID e liga ele novamente (num novo carro ele vai aparecer Program. no display)

Eu vou fazer uma calibração perfeita e depois publico. Pois temos algumas coisas...

Primeiro, qual o Pneu que está no seu carro?
Deepois disso tem que ser feita uma calibração para dizer qual é o tamanho do tanque de combustivel, e colocar um fator de correção para que ele passe a marcar corretamente, pois o MID não tem a configuração (um código que varia de 501 a 512, com cada tipo de motor e roda que esta no carro para Astra e Vectra) para um motor de corsa e roda de corsa...

Este OpCom que vc viu eu consigo comprar ele por 100US$(250 Reais) ele da pra ler código de erros, alterar algumas coisas, talvez a nova versão dele consiga alterar as coisas no MID mas eu acho difícil.

Ainda não testei a nova versão para te dizer com precisão.

De cara eu posso te dizer que 503 (estimando que seu carro esteja com uma roda aro 14 e pneus 185/65) seria a melhor calibração pra todos os corsas, mas para uma calibração mais exata ai eu preciso de um tempo para fazer uns testes.


Certo???

Abraço!
Porque nada nasceu para ficar eternamente como é.


vavasound
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:08:22 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por vavasound »

Paulinho escreveu:
rapha.diniz escreveu:voce merece uma estatua
:D :D apoiado!!!
Instala um MID que ja ta valendo!! :D

Obrigado!!
Porque nada nasceu para ficar eternamente como é.


leandrotigre
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quarta-feira 24 2008f Dezembro 2008 11:41:51 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrotigre »

tenho uma wagon 97 gls... troquei o meu q estava com defeito.. hora e data normal...

mas temperatura nada, quando aperto os dois botoes pra marcar a velocidade aparece F12 e dps F171 e entao aparece a velocidade rapidinho e todos os numeros acendem de uma vez..

o q pode ser isso? :roll: :oops:
Criptonita na area... precisando de algumas melhorias
Agora estou atraz da suspensao de rosca! e ai alguem tem?!


leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

Pessoas como vc realmente mereçem uma estátua !!!!!!!!!!!
Fantástica iniciativa !!

Pois bem, vou aguardar os testes.

Meu carro tem os pneus 185/60R14.

O MID não ofereçe a opção de ser colocado o código (501 a 512) no proprio aparelho ?

Ainda não liguei o mesmo, porem se possivel colocaria o 503 como citado apenas como forma de teste, para ver se as conexões estão certas ...

Abraços !
Clique para ver o tópico completo:
Imagem


vavasound
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:08:22 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por vavasound »

leandrotigre escreveu:tenho uma wagon 97 gls... troquei o meu q estava com defeito.. hora e data normal...

mas temperatura nada, quando aperto os dois botoes pra marcar a velocidade aparece F12 e dps F171 e entao aparece a velocidade rapidinho e todos os numeros acendem de uma vez..

o q pode ser isso? :roll: :oops:
Isso é o teste do TID, no caso ele estra mostrando um código de falha (que possivelmente será o da temperatura). Teria que checar com o Tech2 para ler o codigo de falhas...
certo?
Porque nada nasceu para ficar eternamente como é.


vavasound
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:08:22 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por vavasound »

leoeconoflex escreveu:Pessoas como vc realmente mereçem uma estátua !!!!!!!!!!!
Fantástica iniciativa !!

Pois bem, vou aguardar os testes.

Meu carro tem os pneus 185/60R14.

O MID não ofereçe a opção de ser colocado o código (501 a 512) no proprio aparelho ?

Ainda não liguei o mesmo, porem se possivel colocaria o 503 como citado apenas como forma de teste, para ver se as conexões estão certas ...

Abraços !
Infelizmente não... pode haver um esquema mas não que eu saiba.
E outra coisa, quando for calibrar o MID via tech2 tem que ser feito atravez do astra G no menu do Tech2.

A calibração que eu falo é a seguinte:
Exemplo:
o carro na realidade consumiu 10Litros pra andar 100 Km (10km/L certo?)
mas ai no MID vai dizer que vc andou 98Km (no caso por não ser com a mesma roda) e ele consumiu 9L de acordo com o MID.
Convertendo o consumo dele para os 100Km (realmente rodados)
98------9
100 ----X(10 é o que ele realmente gastou, mas nosso MID acha que foi 9L e que ele só andou 98KM)
fazendo a regra de 3: X=900/98=9.2L (9.2 é o nosso ponto de referência agora!)
Só que o carro consumiu na realidade 10L e o MID por referência marcou 9.2, então com o TECH2 temos que configurar +0.8L (10L consumidos menos 9.2L indicado pelo MID) assim ele vai passar a medir Corretinho e 99% próximo da realidade!

Certo?
Porque nada nasceu para ficar eternamente como é.


leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

É....
Um pouco mais complicado do que eu imaginei ...

E quanto ao consumo quando se tem uma mistura de alcool e gasolina no tanque ?

Após feitos ajustes necessários ele marcará a autonomia a partir da mistura q foi identificada pela sonda e que esta sendo enviada à ECU ?

Seria o mesmo princípio dos Astras e Vectras flex Certo?

Eu ja estive em um vectra equipado com um, e após um abastecimento com uma mistura de combustíveis ele demorou cerca de uns 2 minutos para calcular a autonomia, e segundo o proprietário do vectra, o computador de bordo é otimista demais, e quando o tanque está no fim ele não marca com precisão a quilometragem faltante.

A questão então é apenas configurar o tamanho do tanque, tamanho das rodas e alguns ajustes (como estes de consumo como vc citou) e uma experiencia de alguns dias com ele instalado Certo?

Abraços !
Clique para ver o tópico completo:
Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”