TRABALHANDO COM FIBRA DE VIDRO E MASSA PLÁSTICA

Saiba tudo sobre como deixar seu Corsinha com a lataria impecável e a pintura irresistí­vel! Aqui você vê dicas de cores, tintas, acabamentos, trabalhos em lataria, pinturas personalizadas, consertos, etc.
Responder
EDIAS
:: Piquet ::
Mensagens: 210
Registrado em: Terça-feira 05 2007f Junho 2007 02:37:49 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

TRABALHANDO COM FIBRA DE VIDRO E MASSA PLÁSTICA

Mensagem por EDIAS »

Olá pessoal, tenho um Corsinha novo, e como todo apaixonado por carro, adoro fazer eu mesmo os "upgrades" nele. Som, Suspensão, rodas, motor... Até onde minha imaginação for eu mesmo gosto de colocar a mão na massa e fazer.

Ultimamente tive algumas idéias, de personalizar acabamentos sob medida para o meu corsinha como: colunas com tweeters direcionados diretamente para os ocupantes frontais do carro e tweeters direcionados para os ocupantes do banco de trás do carro, para dar um som mais "harmonioso" dentro do carro, de forma que os ocupantes sintam-se "envolvidos, como em um show, com a música", ou seja, o tão glorioso "palco sonoro". Mas penso em fazer isso tirando os moldes das colunas originais, em fibra de vidro e trabalhando moldes para os falantes nas peças de fibra de vidro que eu mesmo produzir, que depois receberão camada de massa plástica e ao final, após lixadas, receberão cobertura de courvin para se aproximar ao máximo da originalidade do veículo (não gosto de nada "extreme").

Além disso, ainda quero fazer moldes com painéis em acrílico nas laterais do porta malas, para colocar dentro, como se fosse um "aquário" um megacapacitor e um Amplificador, cada um de um lado, iluminados por leds escondidos em volta do acrílico, ou seja, o visual vai ser bacana, de capa de revista de som gringo, e melhor, feito por mim mesmo.

Agora vem as perguntas, porque até agora tenho uma parte do material que vou precisar mas quero ter certeza que tenho tudo do melhor, para que saia um serviço ótimo, e de quebra faço um how to depois aqui para o pessoal.

Depois dos preparativos iniciais para cuidar de mim mesmo, como uso de máscara, óculos, luvas, avental e proteger o local a receber a resina bem como a área próxima com forração com o uso de plástico(tipo aquelas lonas pretas) e uso de fita crepe, penso em aplicar uma camada de resina misturada com certa proporção de catalisador(para ajudar na secagem) e monomero de estireno(para diluir a resina e facilitar o trabalho) que ainda não sei ao certo qual é, qual a proporção mais indicada? Posso misturar resina + catalisador e monomero de estireno tudo de uma vez??.

Então aplicada uma fina camada da resina, preparada na forma acima com as demais substâncias, coloco sobre a resina uma camada de manta de fibra de vidro recortada em pedaços pequenos, acima da qual aplco mais uma fina camada de resina preparada, e na sequência aguardo a secagem dessa camada por uns 40minutos e volto a fazer novamente esse processo. Mas após esta etapa, vem a etapa de acabamento, e usarei massa plástica para isso.

Agora tenho dúvidas, a fibra de vidro é complicada somente para obter o molde e creio que a massa plástica também. Mas tenho dúvida de como preparar a massa plástica. Como faço isso? Qual a quantidade correta de massa e catalisador? Na lata diz que é 20 gotas do catalisador que vem em um pequeno frasco(igual a vidro de colírio) em 200g d massa, tá certa essa proporção?

Vou usar a massa plástica para fazer um acabamento para um aparelho de Dvd embutido no painel, e já tenho o molde em MDF de 6mm, cortado, mas preciso corrigi-lo de pequenas imperfeições do corte com a massa, além de dar uma leve "forma curva" ao molde. Mas tenho dúvidas se fixará bem no MDF a massa plástica. Alguém me dá uma luz de como trabalhar corretamente com a Massa Plástica?

Após feito esse molde vou cobrí-lo com courvin, e por isso tem q ficar bem fixo ao MDF pois o corvin vai ficar bem esticado, e nesse momento receio que a massa possa rachar com a força aplicada, ou até, pior, descolar!

Para quem ajudar, só tenho a agradecer, creio que é algo do interesse de todos e nunca vi um tópico que detalhasse o uso da massa plástica, e somente de fibra de vidro.

Como dito, depois coloco um How To aqui pro pessoal. E desculpem-me pelo tamanho do texto. Mas quero ser o mais completo possível, comigo e com quem ler o tópico.

Abraço


EDIAS
:: Piquet ::
Mensagens: 210
Registrado em: Terça-feira 05 2007f Junho 2007 02:37:49 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por EDIAS »

Ah esqueci!!! Ainda quanto ao molde em Fibra de Vidro, mais um detalhe, a ora que tiro o molde, para que as fitas crepes não grudem no molde, pretendo aplicar uma camada de desmoldante. Mas aí a dúvida: tenho que esperar secar esse desmoldante para aplicar a resina né? não posso misturar tudo : resina+catalisador+monomero de estireno e antes disso tudo o tal desmoldante?
Abraço e obrigado mais uma vez.


Avatar do usuário
CyberTX
:: Sport ::
Mensagens: 1118
Registrado em: Sábado 18 2004f Dezembro 2004 01:01:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CyberTX »

...pegando carona no tópico...
Aonde a gente acha facil para comprar os materiais (fibra, catalizador...)?


EDIAS
:: Piquet ::
Mensagens: 210
Registrado em: Terça-feira 05 2007f Junho 2007 02:37:49 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por EDIAS »

Geralmente em loja de material de construção acha tudo, desde a manta de fibra de vidro até o catalisador, resina, monomerde estireno, desmoldante.

As vezes não se acha em algumas lojas, mas as grandes lojas tem, ou então em lojas que vendam especifamente produtos para Laminadores(que é o profissional que trabalha com fibra de vidro).


EDIAS
:: Piquet ::
Mensagens: 210
Registrado em: Terça-feira 05 2007f Junho 2007 02:37:49 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por EDIAS »

bem, como a ajuda que esperava não veio no tempo, acabei por colocar a mão na massa e conclui que: a massa plástica é chata de trabalhar, serve para pequenos trabalhos, eu sinceramente não a usaria para fazer como já vi, um pezinho inteiro para o carro... Nesse caso, faria a base toda em fibra de vidro e depois obteria acabamento com a massa, só...
O ruim da massa plástica é que por ela ser pastosa, o molde fica bem grosseiro no momento da aplicação, tendo que dar acabamento com lixa depois várias vezes até chegar no molde desejado...
Mas para quem não tem experiência de laminador ou quer se aventurar, eu recomendo. Estou fazendo a moldura para um DVD e está ficando muito bom, claro que o serviço envolve outras técnicas, mas fica a dica aí para quem se interessar, que vejo que são poucos...


Avatar do usuário
CyberTX
:: Sport ::
Mensagens: 1118
Registrado em: Sábado 18 2004f Dezembro 2004 01:01:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CyberTX »

Eu estou com ideias para fazer algumas coisas, mas fico preocupado com questoes como trepidaçoes e calor afetam a estrutura do objeto em fibra depois de feito, por exemplo...

No caso são mais acabamentos internos que pretendo fazer...


EDIAS
:: Piquet ::
Mensagens: 210
Registrado em: Terça-feira 05 2007f Junho 2007 02:37:49 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por EDIAS »

amigo pode fazer com fibra de vidro e massa plástica que não tem stress, se caprichar e tiver criatividade com certeza ficará muito bom.
E a fibra de vidro resiste a altas temperaturas, e além de mais é altamente resistente, se fizer um molde com umas 3 camadas de manta de fibra de vidro, quero ver o nego conseguir quebrar! Fica duro igual concreto, rs..
O que pretende fazer para a parte interna do carro?
Eu penso em fazer colunas para tweeter e laterais personalizadas para o porta malas, sem dizer da moldura para DVD q já está em andamento..


Avatar do usuário
CyberTX
:: Sport ::
Mensagens: 1118
Registrado em: Sábado 18 2004f Dezembro 2004 01:01:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CyberTX »

EDIAS escreveu:...O que pretende fazer para a parte interna do carro?
Eu penso em fazer colunas para tweeter e laterais personalizadas para o porta malas, sem dizer da moldura para DVD q já está em andamento..
Então, eu pretendo fazer uma coluna de instrumentos decente...
As que eu vi são muito mal acabadas e nao encaixam direito.
Pretendo fazer em cima de uma original.

Depois poste as fotos da sua criação...

Abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Funilaria e Pintura”