A maioria das pessoas acha que quanto mais alto o K do xenon(temperatura Kelvin), mais ele iluminará ( quantidade de lumens emitidos), mas de fato não é bem assim. A quanditade de luz que a lampada é capaz de emitir VS. a quantidade de K de uma lampada é uma parabola. Então, o ideal é voce procurar uma lampada com um numero de K mediano, pois é essa que vai emitir mais luz. O Xenon também dissipa menos calor do que uma lampada tradicional halogena, o que faz com que ela nao danifique a lente do seu farol como as lampadas super brancas de 100w vendidas por ai e que por algum tempo foi moda.
Na tabela abaixo você entenderá melhor o que foi dito sobre os K VS. quantidade de luz.
Note que o pico de iluminaçao não se dá nos K extremos ( menor e maior ), e sim nos intermediarios, assim sendo se voce procura uma melhor iluminação fuja dos xenons de 10000k ( azul forte ) e 12000k ( roxo ), pois eles nao iluminaram tão bem quanto um de 6000k ou de 4300k e ainda por cima tem o agravante de nao serem permitidos por lei no Brasil.
Mitos do xenon.
- Xenon na luz alta nao vale apena pois voce nao tem como piscar o farol - MITO, o Xenon quando ligado emite um pulso forte assim permitindo a piscada normalmente. ( testado por mim e comprovado ).
Tipos de Lampada.
Cada carro usa um tipo de lampada em seu farol, dentre as mais comuns estão as H1 e H7 para carros com farois bi-parabolas, e H4 para farois mono-parabolas. No Xenon H4, existem 3 tipos de lampadas, sendo elas H4-2, H4-3, H4-4.
A Lampada Xenon H4-2 possui Xenon no farol baixo, e uma Lampada halogena comun para o farol alto.
foto da lampada H4-2
A H4-3 possui uma unica lampada Xenon que se move para alternar entre farol alto e baixo.
foto da lampada H4-3
A H4-4 possui duas lampadas Xenon, uma para o farol alto e uma para o farol baixo.
foto da lampada H4-4
Tipos de Reator.
Atualmente existem 2 tipos de reator, o normal e o slim. A grande diferença entre eles é que o Normal é analógico e possui o starter embutido e o Slim é digital, controla a temperatura da lâmpada eletronicamente garantindo uma vida útil maior e uma iluminação mais homogênea, tb pode vir com o starter separado ( caixinha preta na foto ). Ao comprar um xenon sempre procure por um reator blindado, alem de nao permitir a entrada de agua que pode danificar o equipamento, ele evita que o reator cause interferencias no sistema eletrico e de som do carro.
Reator Normal.
Reator Slim.
Slim VS. Normal.
Foto com cores de algumas das lampadas.
Creditos "autonewsbrasil"
Caso tenha queira adicionar alguma informação, é so comentar
[Respostas Frequentes] - XENON, Qual escolher!!!
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