[SOLUÇÃO] - Corsa VHC Flex 1.0 com estouro no escapamento.

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
matthews_se
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 05 2008f Julho 2008 04:08:40 PM
Localização: Aracaju - SE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[SOLUÇÃO] - Corsa VHC Flex 1.0 com estouro no escapamento.

Mensagem por matthews_se »

Pessoal tenho um Corsa Max 1.0 Flex ano 2005/2006 com 31 mil rodados e até então com funcionamento perfeito tanto com álcool e ou gasolina, indistintamente.

Semana passada resolvi encher o tanque com álcool e coincidência ou não o carro começou a falhar pipocar, sem força e ficava dando aqueles estouros no escapamento ( parecendo carro velho ). Pensei que fosse álcool batizado. Dai eu me lembrei do que um colega mecânico me disse uma vez que ao se trocar totalmente de combustível ( de álcool para gasolina e vice-versa) a central de injeção eletrônica precisa reconhecer o combustivel, e para isso, seria necessário rodar pelo menos uns 10kms. Nesse dia andei um 30kms e nada, o carro continuava ruim.

No outro dia levei para o mecânico, ele testou o os cabos de vela (OK), troquei as velas e aparentemente o problema acabou. Fui pra casa.

Mas, ao rodar mais, verifiquei que as vezes ainda continuava estourando o escapamento em baixas rotações em 1a e 2a marcha e também não desenvolvia bem. Voltei para a oficina. Dessa vez foi trocado todos os filtros ( ar, combustivel, óleo), tava na hora.Fui pra casa.

Mesmo assim, continuou do mesmo jeito. Dessa vez foi feita a análise da central de injeção eletrônica e de todos os sensores do motor. Nenhum proplema detectado. Foi feito também a reprogramação da central. E o carro continuava do mesmo jeito. Já tava até pensando em vendê-lo.

O detalhe da descoberta do defeito vem agora, o mecânico retirou as velas do motor ( velas novas colocadas há 3 dias atrás ) e verificou que uma delas estava ficando preta, carbonizada, enquanto que as outras 3 estavam limpinhas queimando certinho. Conclusão: bobina de ingnição ruim. Foi só trocar a danada que o carro voltou a funcionar 100% perfeito!!! Uma bala !!!

A princípio o mecânico não desconfiou da bonina porque não é uma peça que fica ruim assim tal fácil, considerando que o carro é semi-novo. Espero que a minha experiencia possa ajudar o pessoal. É isso ai.


scerelhos
:: Millennium ::
Mensagens: 126
Registrado em: Terça-feira 26 2006f Dezembro 2006 12:49:27 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por scerelhos »

muito obrigado.. sofro do mesmo problema.. tenho um corsa 07.. quando o carro esta frio.. ouço esses estouros.. porém só na hora de sair.. vou direto nas velas..si estiquer ok.. ja dou a dica da bobina.... o carro só anda no alcool.. porém penso que com gasolina.. o problema seria o mesmo

uma duvida... quanto esta custando $$ a danada !?

abrçs !


matthews_se
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 05 2008f Julho 2008 04:08:40 PM
Localização: Aracaju - SE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por matthews_se »

scerelhos, a bobina nova ta custando entre R$ 200 e 250, achei muito caro. A minha eu comprei em um desmanche de carro, ta em estado de nova e paguei R$ 100 e fiz o teste lá na hora. Fiz a troca no sábado e até agora beleza :) , o carro tá uma seda. Boa sorte. Abraços.


finnes
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 23 2009f Junho 2009 01:54:22 PM
Localização: Cascavel - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por finnes »

Olá galera. Acompanho a quase 2 anos, mas escrevo pouco.
Aprendi muito e sigo muitas coisas do meu interesse para a minha paquita (branquinha). Ela é a álcool original de fábrica - 2003.

Eu estava com um problema de estouro em baixa principalmente da 1 a 3 marcha. Tinha horas que era incontrolável. Em retomadas estourava duas, três, quatro ou até cinco antes de pegar força.

Um mecânico falou que poderia ser que uma das válvulas não estava assentando direito. Outro me disse que poderia ser bico injetando a mais (ou a menos, não lembro) e causaria o estouro.

Ah! Quando eu colocava gasolina (proporção 20%) diminuía em muito o estouro, mas o carro ficava marrento.

De repente meu carro parou (quase 2 anos depois que começou). Levei no mecânico que achava que era válvula, e descobriu que 2 saídas da bobina estavam falhando, e uma dessas estava pifada.
Trocou e adivinha?? FUNCIONOU perfeito. Parecia motor novo. Redondo.
Detalhe que a paquita está com quase 150mil Km

Abraços!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”