Agora sim acho q encontrei ..
Conheça um pouco sobre Aspirar o Motor
Aspirado Simples : troca do comando de válvula , da polia regulável, escape 4 X 1, abrir a agulha* e acerto de carburação .
Aspirado "Forte" : segue o mesmo procedimento do básico com a diferença de colocar um carburador Webber , trabalhar o cabeçote, etc .
*Agulha : é uma peça que controla a quantidade de combustível que será queimado existe dois gicle:
Baixa ( primeiro estágio = primeiro gicle).
Alta ( segundo estágio = segundo gicle).
Comando de Válvula
A troca de comando de válvula é mais comum nos motores Ford e VW ( auto latina ) até 1996, essa troca é menos comum nos carros mais novos. Um dos comandos mais procurados é o 049G usado nos veículos ( XR3 a partir 89 , Passat GTS Pointer 1.8 , Saveiro Sunset e Summer , Parati , Voyage GLS a partir de 93, alguns Santanas e Quantum 2000 e o mais famoso de todos o Gol GTS ( todos com esse comando de fabrica ) . O ganho de potência pode chegar de 4 a 5cv e não é necessário mudanças em outros componentes para essa adaptação . O preço de um comando mais "brabo" que esse custa a partir de R$ 180,00 que normalmente são importados .
essa preparação, trata de aumentar as capacidades de admição de ar/combustível dos motores a combustão. A maneira mais simples de se preparar um motor é justamente aumentar suas características originais de funcionamento, aliando para tanto, a utilização de carburadores de maior diâmetro de admissão, comandos de válvulas especiais, aliados ao uso de polias reguláveis para um melhor enquadramento do comando, coletor de escapamento dimensionado e retrabalhos no cabeçote e nos dutos de admissão.
Ele funciona dessa forma: ele é trabalhado para girar mais rápido, ou seja, é necessário que substitua-se o comando de válvulas, o retrabalho no cabeçote, a troca do coletor de ar, bobinas, velas, etc.
Esta preparação tem uma relação custo/benefício muito boa, pois cosegue-se melhorar a performance do motor a combustão com um custo por cv inferior ao da preparação Turbinada
O motor aspirado tem em média 30 a 40% mais potência do que o original.
Isso melhora a potência do motor por ele girar mais rápido, influenciando na aspiração da mistura ar/combustível pelo cilindro. Acontece que nada é perfeito.
Tudo tem que ser do tipo esportivo. Há a necessidade da recalibração do carburador. Assim, os cilindros são capazes de encher melhor, devido às válvulas permanecerem um maior tempo abertas.
Com o aspiramento do motor, além de mudar as características originais dele, ocorre uma perda de torque em baixas rotações e instabilidade em marcha lenta. É bem verdade que para transformar, a facilidade da instalação é bem melhor em relação ao turbo e seu baixo custo.
Mas é bom pensar pois depois o custo podera vir em dobro com a falta de manuntenção.
Créditos : http://www.belemtuning.com.br/aspirandomotor.asp
----------------------------
Gente
Criei tbm um tópico para preparação aspirada
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=40299
Se alguem tiver mais dicas ae .. da uma postada
Vlw
Abrasss