[Dúvida] Batendo seco

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
ROBERTO COSTA
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Segunda-feira 15 2007f Janeiro 2007 09:17:59 PM
Localização: Santo Antônio de Jesus - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] Batendo seco

Mensagem por ROBERTO COSTA »

E AÍ PESSOAL,
RECENTEMENTE TROQUEI EM UMA OFICINA TODAS AS BUCHAS DE SUSPENSÃO DO CORSA, E MANDEI OLHAR PIVOS E ROLAMENTOS. MAS O CARRO CONTINUA BATENDO DURO EM BURACOS. O MECANICO ME FALOU QUE OS AMORTECEDORES ESTÃO EM PERFEITO ESTADO, ENTÃO O QUE DEVE SER ? PRECISO DE UMA DICA ANTES DE LEVAR EM OUTRA OFICINA POIS NA ULTIMA GASTEI QUASE 500 PAUS NA REVISÃO DA SUSPENSÃO.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Acho que o seu mecânico ou esqueceu de verificar ou vc de mencionar:

Verificou se as molas já estão cansadas? Ou utiliza molas cortadas para rebaixamento?

Tudo leva a crer que suas molas já estão cansadas.


ROBERTO COSTA
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Segunda-feira 15 2007f Janeiro 2007 09:17:59 PM
Localização: Santo Antônio de Jesus - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ROBERTO COSTA »

[quote="Rorion"]Acho que o seu mecânico ou esqueceu de verificar ou vc de mencionar:

Verificou se as molas já estão cansadas? Ou utiliza molas cortadas para rebaixamento?

Tudo leva a crer que suas molas já estão cansadas.[/quote]

OI RORION, EU ESQUECI DE MENCIONAR AS NMOLAS, SIM ELAS TEM SOMENTE 1ANO E MEIO DE USO, ESTÃO NOVAS POIS O CARRO NÃO CARREGA PESO E RODA SOMENTE NA CIDADE.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Então, vc tem que ir aonde realizou o serviço de troca de amortecedores, mola, batente, etc com os certificados de garantia dos amortecedores e mola pois tem algum problema ou neles ou no serviço realizado. Dê uma volta com o mecânico que realizou o serviço na época e mostre o que te incomoda (batida seca). Se você for em outro lugar, o cara vai levantar seu carro, condenar alguns ítens e vc na ânsia de resolver vai ter que pagar em dobro um lance que vc tem garantia do que já gastou. Você conhece a FAMA das lojas de suspensão né? Então amigo, fique esperto.
Pergunta: seu carro tá original né. Rodas originais aro 13, molas originais na altura, amortecedor original do carro, etc
Ou vc usou seu veículo em condições severas de pavimentação?off-road hehehe


GABRIEL-ZAGO
:: Sport ::
Mensagens: 1016
Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
Localização: Bagé - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GABRIEL-ZAGO »

Trocou os coxins superiores dos amortecedores dianteiros??

Pode estar aí o problema.

Abraço
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008


Avatar do usuário
João Artur
:: Piquet ::
Mensagens: 315
Registrado em: Quinta-feira 08 2007f Fevereiro 2007 11:38:58 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por João Artur »

Boa tarde amigo, eu concordo com o amigo Gabriel, pode ser mesmo os coxins caso não tenha trocado, mas o mecânico disse q os amortecedores não estão vazando ou com pressão de amortecimento? Pode acontecer dos amortecedores estarem cansados com 50% de eficiência no amortecimento, por eles não estarem vazando geralmente não são trocados, dê preferencia em levar o carro onde só trabalhem com suspensão, se vc tivesse aki em BH eu te indicaria onde eu levo o meu carro quando eu preciso de serviço em suspenção e alinhamento, vj se algum membro do CC, ou amigo seu aí da sua região te indica um lugar bom, (sem desmerecer seu mecânico)...Abraços.


ROBERTO COSTA
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Segunda-feira 15 2007f Janeiro 2007 09:17:59 PM
Localização: Santo Antônio de Jesus - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ROBERTO COSTA »

BELEZA GALERA, VOU LEVAR EM OUTRA OFIUCINA, AGORA UMA ESPECIALIZADA EM SUSPENSÃO, OLHEI NA NOTA DA CASA DE AUTOPEÇAS EM QUE MANDEI LIBERAR O MATERIAL UTILIZADO, NÃO CONSTAVA ESTE ÍTEM.
E SOBRE OS AMORTECEDORES, LEMBRO QUE FALOU SOBRE NÃO ESTAREM VAZANDO. DEVERIAM TER OLHADO MESMO A EFICIENCIA DELE.
SOU MUITO GRATO PELA AJUDA


GABRIEL-ZAGO
:: Sport ::
Mensagens: 1016
Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
Localização: Bagé - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GABRIEL-ZAGO »

Falou Roberto, sempre que precisar a galera do CC tá aí pra auxiliar...

Mande arrumar e poste aqui pra nós se resolveu ou não o problema.

Isso pode ser o problema de outras pessoas, e o seu relato é importantíssimo.

Abraço e boa sorte.
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

E acompanhe de perto o serviço desses mecânicos de lojas de suspensão... não dê mole.
Tem lojas que dão comissão forte na venda de produtos, então já viu...
Pra efeito de se ligar nesse lance vou contar um que ocorreu comigo: estava colocando rodas liga leve, qndo um mecânico de outra especialidade da loja (suspensão) começou a olhar a suspensão e condenou o coxim dianteiro, pois a coifa estava arriada e o coxim amostra. Cara, é questão de segundos e vc se vê naquela tomada de decisão, o cara cheio de argumentos do tipo é barato, a gente dividi, pega calculadora calcula as parcelas que se encaixam no seu bolso e pronto, -coloca esse coxim novo. O cara começou o serviço e eu ali acompanhando. Assim que ele tirou os amortecedores dianteiros montados com as molas eu dei uma destraída e fui comer algo e não acompanhei ele realizar a desmontagem da mola. Qndo chego de volta na loja o cara me chama e diz: - olha seu amortecedor tá vazando pra caramba aí me mostra.
Cara, sério eu fiquei p... e movimentei a loja toda porque reparei que o cara enfiou um objeto ponteagudo pra vazar naquele retentor de borracha que abraça a haste. Eu observei essa picaretagem e falei na lata: se tivesse desse jeito meu amortecedor qndo vc observou no carro estaria melado de óleo. Só sei que umas 3 pessoas da loja foram me escutar porém todos estavam do tipo com cara de que aquilo era normal e tal. Saí de lá com outros amortecedores (não novos) mas não aceitei trocarem. Troquei em outra loja. Pura picaretagem cara.

Então fica aí o relato. Só não acompanhe se for de inteira confiança . Essas lojas que anunciam em jornais amortecedores baratos (bem abaixo dos preços praticados), tem que ficar de olho pois vão te empurrar tudo.

Seria interessante vc voltar na loja onde gastou essa grana (trocando várias peças) pois acredito que ainda tenha garantia e o cara lá tem o histórico do seu carro pois foi ele mesmo que realizou o serviço. Mencione o que o colega falou dos coxins para averiguação.
Na questão de suspensão as vezes o barato sai caro, principalmente qndo não entendemos bem do assunto. Mas com as porradas a gente fica esperto.


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

[quote="ROBERTO COSTA"]E AÍ PESSOAL,
RECENTEMENTE TROQUEI EM UMA OFICINA TODAS AS BUCHAS DE SUSPENSÃO DO CORSA, E MANDEI OLHAR PIVOS E ROLAMENTOS. MAS O CARRO CONTINUA BATENDO DURO EM BURACOS. O MECANICO ME FALOU QUE OS AMORTECEDORES ESTÃO EM PERFEITO ESTADO, ENTÃO O QUE DEVE SER ? PRECISO DE UMA DICA ANTES DE LEVAR EM OUTRA OFICINA POIS NA ULTIMA GASTEI QUASE 500 PAUS NA REVISÃO DA SUSPENSÃO.[/quote]


Cara, não que eu possa solucionar o seu problema, mas recentemente, em novembro, fiz uma geral na suspensão do meu Corsa, um 97 1.0 MPFI, tava com 83.000 km. O conjunto todo tava muito bom, e me surpreendeu pois só tive que susbstituir os 4 amortecedores, que ainda eram os que vieram desde zero com ele, e as buchas, e também um dos rolamentos superiores, que vai dentro do coxim, do lado esquerdo, o demais estava muito bom e não foi preciso trocar. Esse rolamento é um ítem, assim como os coxins que só podem ser observados se for tudo desmontado, mas é muito importante revisar, pois só assim poderá ser eliminado todos os ruídos e batidas da suspenção. Só a título de informação gastei:

Jogo de amortecedores originais da GM - COFAP (montado pela AC DELCO) - R$ 420,00
Buchas - R$ 15,00
Rolamento interno do coxim esquerdo - R$ 5,00
Mão de obra - R$ 60,00
TOTAL - R$ 500,00


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”