Motor 1.6 16v é bom?

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Speed Boy
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Mensagem por Speed Boy »

Ótimo motor.

Este mito de motor 16v ser ruim vai acabar um dia.

Quem tem e sabe cuidar sabe o valor.

A culpa deste mito é causada pelos ex donos de Gol Caixa com motor de caldo de cana AP.

Eles trocaram seus carros velhos em 1998 e compraram Gols Bola 16v 1.0

Ai quiseram manter o carro como os antigos GOLs... usando oléo barato, esticando os prazos, levando em mecanico de esquina... Os carros deram problema, como todo carro da um dia, e ai quando deu foi mal consertado... e ai ja viu... empeno de cabeçote, quebra de comando, empeno de válvula, e a conta é dobrada toda vez que quebra, pois são 2 comandos, 16 valvulas, 16 retentores, 16 tuchos, e o dobro de mão de obra cobrada por um mecânico bom.


Ai vejo os Gols taxi 1.0 16v passando ao meu lado e não sei se é motor de kombi a Diesel ou motor 1.0 16v... Bate tudo.


Agora acabando com o mito... Meu pai tinha uma Parati 16v 1.0 2001. O carro rodou 84 mil em nossa mão, foi vendida com 120 mil KM...

Nenhuma manutenção grave. Troca de òleo antes do tempo, troca de correia antes do tempo, e pronto.

O cara que comprou o carro tambem era fã de carros 16v. Estavamos tentando vende-la no mercado e não achavamo mais de 14 mil. E olha que os vendedores nem queriam o carro. Ai o cara veio e pagou 17 mil sem nem protelar, pois ele tinha uma igual 1998 e vendeu por 15 mil.

Na FIP o carro valia 22 mil, deu pena vender o carrinho por 17 mil, mas meu pai não podia mais dirigir carros manuais por problema de coluna e ai teve qeu comprar um Corola Automático.

Abraços!!!!
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JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

Incrível como eu tendo um 8v relativamente FORTE admiro e "paquero" os 16v...

...para mim é a mesma coisa de cabeçote side-flow e cross-flow: SEMPRE CROSS-FLOW!

JMarcelo
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CyberTX
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Mensagem por CyberTX »

Eu tenho e recomendo...
Só fazer a manutenção preventiva....

E como disse nosso amigo ai em cima, deixar os 1.6 8v entre outros para traz não tem preço...
8)


Zico
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Mensagem por Zico »

"Side flow" seria como nos AP?


DieGo-SC
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Mensagem por DieGo-SC »

Assino em baixo todas os comentários dos amigos e ainda acrescento usando um exemplo comum pelo menos aqui na minha cidade..

Vc vai falar de motor de "Marea Turbo" original... 90% entra em pânico, mas porque?

Porque a maioria dos brasileiros (salvo excessões e grande maioria delas em nosso meio...) é sovina, mão de vaca... Brasileiro só quer saber de colocar qualquer tipo de óleo, não se importando com nada e querendo que o carro ande... Uma troca de óleo CORRETA pra marea não sai por menos de 120 reais... Ai o dono muito do relaxado, coloca um óleo "xing-ling" de 30tão e quer que o carro aguente...

16v é a mesma coisa, vc tem que ficar atento ao manual, se possível (eu faço isso) troca do filtro em TODA troca de óleo, e é só alegria...

A maioria dos importados que andam por ai são multivalvulados (entenda-se por 16v ou mais...) e vc já viu alguem reclamar dos importados? Não... E porque? Porque só fazem manutenção na autorizada, que utiliza o óleo e filtro CORRETOS...

Não que seja obrigado a fazer na autorizada, mas é bom colocar o óleo recomendado... Isso é o que determina a vida do motor entre outros fatores...

Então se vc é um cara cuidadoso, pode usar o 16v sem medo... Ele anda muito bem sim na cidade... dia 1 de março faz 1 ano que estou com meu GSi e não tenho NADA do que reclamar..

Recomendo o motorzão, basta ter cuidado!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

JotaMarcelo escreveu:Incrível como eu tendo um 8v relativamente FORTE admiro e "paquero" os 16v...

...para mim é a mesma coisa de cabeçote side-flow e cross-flow: SEMPRE CROSS-FLOW!

JMarcelo
cross flow é show e se nao fosse tao $$ adaptar o AGU larg ports eu faria 1.6 20V :D
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

Zico escreveu:"Side flow" seria como nos AP?
side flow sao cabecotes onde a admissao e escap sao do mesmo lado
os cross flow tem admissao de um lado e escap do outro....esse tem suas vantagens no fluxo dos gases nas camaras
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Rcarvalho
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Mensagem por Rcarvalho »

JotaMarcelo escreveu:Incrível como eu tendo um 8v relativamente FORTE admiro e "paquero" os 16v...

...para mim é a mesma coisa de cabeçote side-flow e cross-flow: SEMPRE CROSS-FLOW!

JMarcelo
Amigo jota,

Pq não lancha uma pickup 1.6 16v T? rsss

imagina ela dps dos 5/6mil rpm... :evil: :razz:
rsss
Abraços..

Po eu tenho um corsa 1.0 8v e meu pai tem um corsa 1.0 16v nada pra reclamar de nenhum dos 2 ótimos carros, claro que se não cuidar não adianta vai pra vala..
Peça pouca coisa mais cara.. nada absurdo..

eu iria de 1.6 16v ai ai.. sonho! :razz:

Abraços e boa sorte


Zico
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Mensagem por Zico »

É Pessoal, agora sei o que vou fazer, vou trocar meu corsa wind 2002 pretão bunitão, por um corsa sedan 1999 gls 1.6 16v com abs, farol de neblina, retrovisor eletrico, ar condicionado direção hidráulica, chique di doer, está com +ou- 80.000 KM, e parece que tem só isso mesmo pois tá muito novo, até o forro das portas não descolou ainda, e o volante não tá esfarelando, enfim, apaixonei pelo carro, chega de desligar o A/C quando vejo subida.

Tomei esta decisão depois de rever os preços de Motor completo 1.6 e 1.8 por aí, tinha neguin querendo 4500,00 e a questão do turbo que era superinteressante pra mim, esbarrou na questão do seguro que não aceita meeeesmo! não queria me incomodar, mas bem que ficou a vontade de ver um corsa "B" 1.8 flex.


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CyberTX
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Mensagem por CyberTX »

Fiz quase a mesma coisa que vc....

Trokei o meu 1.0 8v por um 1.6 16v justamente pela perda de potencia com o ac ligado, alem do porta malas maior (familia crescendo...).

Ficou até mais economico.
8)


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