[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
doassogue
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 08 2008f Janeiro 2008 02:27:42 PM
Localização: Barueri - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por doassogue »

Então é normal o corsa trabalhar próximo dos 100ºC?
Acabei de fazer uma troca geral no sistema de arrefecimento porque tinha dado problema, e pedi para o mecânico verificar isso, ele me disse que havia testado com o "termômetro" e mesmo com a agua a 90ºC o marcador mostrava 100ºC, me recomendou trocar o marcador do painel.
Fui em um local onde fazem isso e me informaram que é normal o Corsa trabalhar nos 100ºC.

Alguém tem uma resposta pra isso?

Tenho um corsa sedan 96, 1.6 GLS

Abraços!


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

O normal é 90 graus.
Quando chega no 100 é sinal de válvula termostática pedindo para ser trocada.
doassogue escreveu:Então é normal o corsa trabalhar próximo dos 100ºC?
Acabei de fazer uma troca geral no sistema de arrefecimento porque tinha dado problema, e pedi para o mecânico verificar isso, ele me disse que havia testado com o "termômetro" e mesmo com a agua a 90ºC o marcador mostrava 100ºC, me recomendou trocar o marcador do painel.
Fui em um local onde fazem isso e me informaram que é normal o Corsa trabalhar nos 100ºC.

Alguém tem uma resposta pra isso?

Tenho um corsa sedan 96, 1.6 GLS

Abraços!
Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


D!EGO1
:: Piquet ::
Mensagens: 271
Registrado em: Segunda-feira 01 2007f Outubro 2007 05:57:54 PM
Localização: Iguatemi - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por D!EGO1 »

Cara o meu eh um 1.0 2001, c vc deixa ele parado a ventoinha liga nos 95° mas qdo vc anda e das uns apertos na cidade vai ate os 100° e ai liga e baixa pra 95° e fica nisso. ta ate q meio normal mas na estrada q devia baixar ele fica nos 92° + ou -. c apertar e tiver um dia quente 95°.

e eu ja troquei faz um mês valvula termostato, fiz a limpeza e coloquei dois litros d produto para radiador e na msma.

o negocio eh naum ligar muito, mas encomoda...


paulorod
:: Piquet ::
Mensagens: 290
Registrado em: Quinta-feira 24 2006f Agosto 2006 03:42:31 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por paulorod »

o dava isso direto ai so foi trocar a valvula termostatica e acabou com o problema toda vez que passa dos 90° a ventuinha dispara.
que esta com esse problema deve arrumar o quanto ante pq isso pode fazer o motor aquecer muito ai é pau na certa, o preju vai ser bem maior.
" Nunca cruze os braços em situações difíceis, pois o maior homem morreu de braços aberto."


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

A questão de atingir faixa vermelha por vacilo na manutenção é óbvio de acontecer mais cedo ou mais tarde.
Se vc observa que o líquido do tanque de expansão está com aquele aspecto "enferrujado" é preciso trocá-lo e repo-lo com a proporção correta de aditivo.
E ficar observando se não vai ficar "enferrujado" de novo. Se ficar, troque novamente. Isso está ocorrendo por desleixo do antigo proprietário. Só fique tranquilo se ao trocar vc rodar uma certa km e ver que o líquido se mantém na coloração do aditivo. E seria interessante vc trocar sua válvula termostática pois já viu que ela já deve estar nas últimas... isso é feeling do próprio prioprietário galera pois se vc vai no mecânico e ele vê o liquido do arrefecimento podre, o q ele faz: troca só ele e pronto. Não sabe o histórco do carro. Ou vcs acham que ele pergunta: Esse carro é seu desde zero? vc faz manutenções preventivas?
Então se vc o dono do carro vê que a agua estava enferrujada, por onde ela passa de onde ela tirou essa ferrugem? pode ser da bomba d'água, da válvula termostática que por desleixo de não usar aditivo ou não trocá-lo no tempo, estão com suas vidas úteis prematuramente interrompidas.

Atingir a temp de 100 graus em congestionamentos com sol intenso é normal, mas fiquem sempre observando o painel se esta temp oscila pra baixo pois já entrou em ação a ventoinha. Se vc reparar no painel 100 graus não está na faixa vermelha. Só vai atingir a faixa vermelha se der pau na valvula termostática, bomba d'água. Acho que quando compramos carros usados, devemos trocar esses ítens e metodicamente passar a fazer as manutenções de troca de líquido de arrefecimento.


LEONANO
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sexta-feira 18 2008f Janeiro 2008 11:22:38 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEONANO »

Olá pessoal, acabei de me tornar membro do corsa clube e estava lendo as respostas dos tópicos e curti muito a prestatividade dessa galera em ajudar a solucionar os problemas dos corseteiros!!!

Bom, tava buscando entender melhor o q ocorreu comigo na semana passada, e lendo esse tópico não pude deixar de dar meu depoimento.

Estava com o marcador da temperaura quebrado, o carro aqueceu sem eu nem sequer perceber(som alto) e eu estava numa via livre aqui em Salvador(Av. Paralela). Soh vim perceber depois q notei q o ar condionado estava desarmando, até então continuei seguindo achando q poderia ser um problema no compressor, eu desligava e ligava e ele voltava a refrigerar, aí começou a perda de potencia, eu logo baixei o som e ouvi uma zuadinha "estranha" no motor. Como tinha verificado a água a pouco tempo, imaginei logo q pudesse ter "vazado" de alguma forma, resolvi logo encostar, mal tomei a atitude o carro APAGOU e eu fikei em panico, tava entrando pra direita com um onibus praticamente me empurrando, mas consegui descer no embalo até um posto!!!
Abri o capo e a mangueira superior do radiador tava estourada, logo pensei q fosse ela a responsável, reboquei o carro, e no dia seguinte comprei a mangueira e troquei. mas msm assim a agua continuou a vazar, aí levei pro mecanico, q me constatou q a válvula do ar quente estava ressecada e travou. uma pecinha de 40 reais quase me fez fundir o motor e ter um prejuízo enorme!!!!!!! NUNCA MAIS FICO 1 DIA COM O MARCADOR DE TEMPERATURA QUEBRADO!!!

agora minhas dúvidas, quem puder me ajudar agradeço:

- O mecanico tirou a válvula termostática e me disse q não precisava usá-la mais, até onde isso é verdade???

- Eu não usava aditivo pro radiador, se eu passar a usar (considerando q o carro tem 10 anos) posso ter algum tipo de problema???

valeu ae galera!!!


Marcelo Doidera
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 07 2007f Dezembro 2007 10:18:10 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Doidera »

Caro corseiro Leonano,

gostaria de entender melhor o que seu mecânico fez; ele tirou a valvula termostática do seu carro? Pq se ele fez isso sua ventuinha está direta... Agora se ele desligou a valvula do ar quente aí não tem problema nenhum, se vc não vai para o sul do país claro, pq só iria presisar dela se vc usa o ar quente, coisa que acho difícil usar na Bahia.
Com relação ao aditivo acho que pode ou não ter problemas...
Aditivos são muito bons para as partes metálicas do carro, mas ruins para as borrachas pelo fato de resseca-las. Mesmo assim acho que vale a pena colocar aditivo pois ele evita que a água entre em ebulição.
Obs.: coloque aditivo e depois de alguns meses troque de novo p/ fazer um efeito de limpeza no sistema.
Essas dicas que estou dando é de experiência de 12 anos trabalhando em concessionária com vendas de autos usados.
Abraço, e espero que eu tenha ajudado.
Marcelo Martins
semi-novos - Citroën RJ

Corsa GSI 96 branco!!! O que mais eu preciso?


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Leonano,

Bem-vindo ao Corsa Clube!
Aqui vc vai encontrar de tudo.....pode apostar...risis

1 - não se tira a válvula termostática, pois ela controla a água dentro do circuito, o carro vai sempre andar "gelado" e pode trazer algumas complicações no futuro (veja outros tópicos aqui nessa seção), se puder mande colocar novamente.

2 - aditivo é apenas para carros que não tem o circuito com oxidação. Se estiver, cuidado, o aditivo pode arrancar as crostas de ferrugem e abrir um pequeno orifício nas galerias por onde a água passa e depois já sabe, mecânico de novo....

Fique a vontade para perguntar sempre....sempre tem amigos de plantão aqui,....

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Leonano,

Mais uma ajuda!

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0

Boa sorte!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


LEONANO
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sexta-feira 18 2008f Janeiro 2008 11:22:38 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEONANO »

[quote="Marcelo Doidera"]Caro corseiro Leonano,

gostaria de entender melhor o que seu mecânico fez; ele tirou a valvula termostática do seu carro? Pq se ele fez isso sua ventuinha está direta... Agora se ele desligou a valvula do ar quente aí não tem problema nenhum, se vc não vai para o sul do país claro, pq só iria presisar dela se vc usa o ar quente, coisa que acho difícil usar na Bahia.
Com relação ao aditivo acho que pode ou não ter problemas...
Aditivos são muito bons para as partes metálicas do carro, mas ruins para as borrachas pelo fato de resseca-las. Mesmo assim acho que vale a pena colocar aditivo pois ele evita que a água entre em ebulição.
Obs.: coloque aditivo e depois de alguns meses troque de novo p/ fazer um efeito de limpeza no sistema.
Essas dicas que estou dando é de experiência de 12 anos trabalhando em concessionária com vendas de autos usados.
Abraço, e espero que eu tenha ajudado.[/quote]

eu troquei a válvula do ar quente, na minha concepção se ela existe é pq é necessária!!!

a válvula termostática (ou somente termostato, como alguns chamam) que estava travada e o mecanico me garantiu e colocou a experiencia dele em questão em que não seria necessária devido as condições climáticas daqui de salvador. eu não sei... é como eu disse... se existe é pq é necessária!!!!!!

o aditivo será que não existe um menos abrasivo????? qual marca usar???

obrigado Marcelo!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”