Todos os Corsas tem 1º e 2º estágios do ventilador?
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Todos os Corsas tem 1º e 2º estágios do ventilador?
Alguém sabe se todos os corsas têm dois estágios no ventilador ? Ou só os modelos com ar condicionado ?
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Ôpa!!!
Ué, cara... 2 estágios? O meu tem 4 estágios... e pelo que ví até hoje, todos os corsas sempre foram 4 estágios.
Explica melhor isso aí!
Abraõs.
Ué, cara... 2 estágios? O meu tem 4 estágios... e pelo que ví até hoje, todos os corsas sempre foram 4 estágios.
Explica melhor isso aí!
Abraõs.
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iiiiihhhh... acho que ele quis dizer da ventuinha do radiador... acho que sem ar soh tem uma velocidade mesmo!!!!
- Fábio Amaral
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Amigos
Tenho uma pick up sport 1.6 sem ar e ela só tem 1 estagio,
e tenho uma corsa hatch 1.6 com ar que tem os 2 estagios.
Os dois trabalham frios ...ponteiros sempre baixos.....o hatch deu uma esquentada esses dias chegando perto do 100º ...era a valvula termostatica.
Abraços
Tenho uma pick up sport 1.6 sem ar e ela só tem 1 estagio,
e tenho uma corsa hatch 1.6 com ar que tem os 2 estagios.
Os dois trabalham frios ...ponteiros sempre baixos.....o hatch deu uma esquentada esses dias chegando perto do 100º ...era a valvula termostatica.
Abraços
Fábio Amaral
Pouso Alegre - MG
Pick up Sport 2002
Corsa hatch Wind 2001 1.6
Veja tb: http://www.flickr.com/photos/fotocarro/
Pouso Alegre - MG
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ola amiguinho....
eu tinha o mesmo problema que vc....e mais uns par que eu vi aqui no forum...de tanto ler, e ter duvidas, tanto pelo seu problema, e de tanto tomar patada de tecnicos e lugares que nao sabem de nada, eu descobri sozinho como funciona esse diabo de 1º e 2º estagio....funciona assim:
o corsa, com ar condicionado, tem seus reles em cima do porta luvas, vc tem que tirar o porta luvas, que tem 4 parafusos, da uma olhada pra cima que vc os ve...bem.. la tem 6 reles....
o primeiro, é o azul, que liga o ar condicionado...
o segundo, é verde, que so liga a velocidade 4 do ar interno..( a de dentro do carro )
o terceiro, é amarelo, esse liga o 2º estagio da ventoinha do radiador...( como assim liga o 2º estagio? simples...se falhar de ligar o 1º estagio, ( que é entre 93º - 95º ), se liga o 2º estagio perto dos 100º + / - ....como segurança...
o quarto, é cinza, esse é o rele de duplo-contato, quando vc liga o ar, ele ja funciona fraquinho,( como no 1 do ar de dentro do carro )
o quinto, é preto, rele reversivel....deve reverter alguma coisa....
o sexto, é verde, esse, liga o 1º estagio da ventoinha do radiador, ( esse rele, quando a temperatura do carro chega no meio, ele que faz a ventoinha ligar fraca, para controlar a temperatura ), funciona assim, quando da perto de 96º, ela liga a ventoinha, e quando chega em 93º-94º ela desliga a ventoinha....
se esse rele, na posição 6, estiver queimado, o 1º estagio nao é acionado...( obvio ), dai, como nao controlou a temperatura nesse ponto, o carro continua esquentando...e quando chega perto dos 100º ele aciona o 2º estagio.....
blz...ligou o 2º estagio...refrigerou ate perto de 97º, ( ai nesse ponto, ja desligou o 2º estagio, mas continuou o 1º estagio, ate normalizar e quando atingir 93º-94º, o 1º estagio tbm desliga ).
supomos, que mesmo com o 1º estagio funcionando certinho, seu carro supostamente chegue a 100º ou perto, ele tbm aciona o 2º estagio pra garantir...
consegue entender? pareçe meio confuso, mas no meu corsa acontecia isso....nao ligava o 1º estagio...ia pro segundo nos 100º graus...fui em um monte de tudo o que se possa imaginar, ler nos post's por ai, video no google, fui ate em vidente, pra ter visao do futuro e passado....e nada....por causa dos que se dizem TECNICOS ESPECIALIZADOS, eu morri num sensor de temperatura novo, ( original gm ), uma valvula termostatica nova, ( tbm original gm ), velas...( acredite se quiser, pois me disseram que poderiam ter colocado velas mais quentes....), enfim....dai um dia eu deitado pra dormir, tive a brilhante ideia que se tivesse 2 velocidades, era controlado por alguem, e que pra isso, tbm tinha rele....demorou pra eu achar ele, e por fim era o rele....
sou o segundo dono do carro, pra quem tem duvida de como elas devem funcionar, elas trabalham assim:
o carro atinge 95º + / -, liga o 1º estagio ( ventoinha do radiador, e ventoinha do ar condicionado junto )
vc ligou o ar condicionado, ( tanto faz se seu carro vc deu a primeira partida do dia, ele totalmente frio...), vc ligou o ar condicionado, ele liga sim a ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador do ar juntos, no 1º estagio....
o carro esquentou por algum motivo...perto dos 100º ( subida de serra...bla bla bla...( tbm tanto faz se o ar estiver ligado ou nao....se estiver ligado, vai estar no 1º estagio..), nesse ponto, se liga o 2º estagio, e as ventoinhas do radiador e ar condicionado juntas aumentam a velicidade....
deu pra entender mais ou menos? eu sei que ficou enorme o post, mas eu quis fazer bem explicadinho, pq tem quem diz que sabe e nao tem nem ideia de como fucniona.....teve tbm, quem quis por o kit verao....e depois de conclusoes, o kit verao se serra uma mangueira, poe um cano com um cebolao, e o cebolao ( pasmem ), é ligado no rele do 1º estagio.....entenderam? se o rele nao funcionar, o kit tbm nao serve de nada....
ou seja, isso tudo vc ja tem no seu carro, so que eletronicamente, ( que é 1 milhao de vezes melhor ), mas por ignorancia é mais facil fazer gambiarras....gambiarras nao, soluçoes mal-planejadas e executadas....
fica ai a dica... espero ter ajudado....e se alguem que ler isso, tiver esse problema...ou vi um topico com alguem com o mesmo ploblema, ou discute o assunto por ai, sinta-se a vontade pra copias e colar aonde for...o intuito e a deia, é RESOLVER O PROBLEMA de forma original, se corte de fios, junta aqui, poe ali.. essas coisas...
blzinha? um abraço a todos...
SR. SINISTRO
eu tinha o mesmo problema que vc....e mais uns par que eu vi aqui no forum...de tanto ler, e ter duvidas, tanto pelo seu problema, e de tanto tomar patada de tecnicos e lugares que nao sabem de nada, eu descobri sozinho como funciona esse diabo de 1º e 2º estagio....funciona assim:
o corsa, com ar condicionado, tem seus reles em cima do porta luvas, vc tem que tirar o porta luvas, que tem 4 parafusos, da uma olhada pra cima que vc os ve...bem.. la tem 6 reles....
o primeiro, é o azul, que liga o ar condicionado...
o segundo, é verde, que so liga a velocidade 4 do ar interno..( a de dentro do carro )
o terceiro, é amarelo, esse liga o 2º estagio da ventoinha do radiador...( como assim liga o 2º estagio? simples...se falhar de ligar o 1º estagio, ( que é entre 93º - 95º ), se liga o 2º estagio perto dos 100º + / - ....como segurança...
o quarto, é cinza, esse é o rele de duplo-contato, quando vc liga o ar, ele ja funciona fraquinho,( como no 1 do ar de dentro do carro )
o quinto, é preto, rele reversivel....deve reverter alguma coisa....
o sexto, é verde, esse, liga o 1º estagio da ventoinha do radiador, ( esse rele, quando a temperatura do carro chega no meio, ele que faz a ventoinha ligar fraca, para controlar a temperatura ), funciona assim, quando da perto de 96º, ela liga a ventoinha, e quando chega em 93º-94º ela desliga a ventoinha....
se esse rele, na posição 6, estiver queimado, o 1º estagio nao é acionado...( obvio ), dai, como nao controlou a temperatura nesse ponto, o carro continua esquentando...e quando chega perto dos 100º ele aciona o 2º estagio.....
blz...ligou o 2º estagio...refrigerou ate perto de 97º, ( ai nesse ponto, ja desligou o 2º estagio, mas continuou o 1º estagio, ate normalizar e quando atingir 93º-94º, o 1º estagio tbm desliga ).
supomos, que mesmo com o 1º estagio funcionando certinho, seu carro supostamente chegue a 100º ou perto, ele tbm aciona o 2º estagio pra garantir...
consegue entender? pareçe meio confuso, mas no meu corsa acontecia isso....nao ligava o 1º estagio...ia pro segundo nos 100º graus...fui em um monte de tudo o que se possa imaginar, ler nos post's por ai, video no google, fui ate em vidente, pra ter visao do futuro e passado....e nada....por causa dos que se dizem TECNICOS ESPECIALIZADOS, eu morri num sensor de temperatura novo, ( original gm ), uma valvula termostatica nova, ( tbm original gm ), velas...( acredite se quiser, pois me disseram que poderiam ter colocado velas mais quentes....), enfim....dai um dia eu deitado pra dormir, tive a brilhante ideia que se tivesse 2 velocidades, era controlado por alguem, e que pra isso, tbm tinha rele....demorou pra eu achar ele, e por fim era o rele....
sou o segundo dono do carro, pra quem tem duvida de como elas devem funcionar, elas trabalham assim:
o carro atinge 95º + / -, liga o 1º estagio ( ventoinha do radiador, e ventoinha do ar condicionado junto )
vc ligou o ar condicionado, ( tanto faz se seu carro vc deu a primeira partida do dia, ele totalmente frio...), vc ligou o ar condicionado, ele liga sim a ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador do ar juntos, no 1º estagio....
o carro esquentou por algum motivo...perto dos 100º ( subida de serra...bla bla bla...( tbm tanto faz se o ar estiver ligado ou nao....se estiver ligado, vai estar no 1º estagio..), nesse ponto, se liga o 2º estagio, e as ventoinhas do radiador e ar condicionado juntas aumentam a velicidade....
deu pra entender mais ou menos? eu sei que ficou enorme o post, mas eu quis fazer bem explicadinho, pq tem quem diz que sabe e nao tem nem ideia de como fucniona.....teve tbm, quem quis por o kit verao....e depois de conclusoes, o kit verao se serra uma mangueira, poe um cano com um cebolao, e o cebolao ( pasmem ), é ligado no rele do 1º estagio.....entenderam? se o rele nao funcionar, o kit tbm nao serve de nada....
ou seja, isso tudo vc ja tem no seu carro, so que eletronicamente, ( que é 1 milhao de vezes melhor ), mas por ignorancia é mais facil fazer gambiarras....gambiarras nao, soluçoes mal-planejadas e executadas....
fica ai a dica... espero ter ajudado....e se alguem que ler isso, tiver esse problema...ou vi um topico com alguem com o mesmo ploblema, ou discute o assunto por ai, sinta-se a vontade pra copias e colar aonde for...o intuito e a deia, é RESOLVER O PROBLEMA de forma original, se corte de fios, junta aqui, poe ali.. essas coisas...
blzinha? um abraço a todos...
SR. SINISTRO
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Cara, acontece o seguinte comigo: quando o ponteiro chegua no meio e passa um pouco, +/- 97° as ventoinhas ligam, a do condensador e a do radiador. A do condensador gira bem mais rápido que a do radiador, porém em dias muito quentes a temperatura chega bem próximo a 100° mas as duas ventoinhas permanecem na mesma velocidade e a temperatura baixa, só baixa se o carro se movimentar, claro porque passa mais ar. Se desconectar o cabo do sensor de temperatura a ventoinha aumenta a velocidade. Pode ser relé do segundo estágio? Outro detalhe, a água do sistema ta fraca, ou seja, está circulando devagar, será a bomba d'água que está estragada?
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- :: Moderador ::
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Vamos acertar uns ponteiros...
Não existe uma ventoinha do radiador e outra do condensador, pois ambas funcionam da mesma forma, esteja o AC ligado ou desligado.
Não se tem informação da velocidade (em RPM) das ventoinhas...sabe-se apenas que existe a velocidade baixa e a alta, sendo que funcionam juntas...ou em alta ou em baixa.
Se há uma percepção de que uma funciona em velocidade diferente da outra, não sendo nenhuma alteração indevida no circuito, só pode ser atribuída a defeito por arrasto (agarrando), na que está mais lenta...nada tendo a ver com relés.
Os relés são responsáveis por colocar as ventoinhas em série (velocidade mais baixa), ou em paralelo (velocidade mai alta).
Quanto a velocidade do líquido do arrefecimento, não há nenhuma informação tipo litros/hora...portanto nada se pode afirmar sobre estar circulando fraco/forte...até porque a circulação está associada ao RPM do motor.
Se há uma dúvida quanto a velocidade ou volume do líquido que circula, há que se pesquisar sobre obstrução, que pode ser entupimento parcial no radiador, VT que não abre completamente ou ineficiência da bomba (aletas quebradas ou carcomidas ou ainda aletas patinando no eixo da bomba.
Não existe uma ventoinha do radiador e outra do condensador, pois ambas funcionam da mesma forma, esteja o AC ligado ou desligado.
Não se tem informação da velocidade (em RPM) das ventoinhas...sabe-se apenas que existe a velocidade baixa e a alta, sendo que funcionam juntas...ou em alta ou em baixa.
Se há uma percepção de que uma funciona em velocidade diferente da outra, não sendo nenhuma alteração indevida no circuito, só pode ser atribuída a defeito por arrasto (agarrando), na que está mais lenta...nada tendo a ver com relés.
Os relés são responsáveis por colocar as ventoinhas em série (velocidade mais baixa), ou em paralelo (velocidade mai alta).
Quanto a velocidade do líquido do arrefecimento, não há nenhuma informação tipo litros/hora...portanto nada se pode afirmar sobre estar circulando fraco/forte...até porque a circulação está associada ao RPM do motor.
Se há uma dúvida quanto a velocidade ou volume do líquido que circula, há que se pesquisar sobre obstrução, que pode ser entupimento parcial no radiador, VT que não abre completamente ou ineficiência da bomba (aletas quebradas ou carcomidas ou ainda aletas patinando no eixo da bomba.
- josé.xavier
- :: Wind ::
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- Registrado em: Quarta-feira 11 2017f Outubro 2017 10:53:00 AM
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- Ano de fabricação: N/I
Nossa q alívio, eu tenho um corsa classic 2006 1.6 com A/C, q liga a ventuinha na 1° velocidade q é a mai fraca e q controla muito bem a temperatura em 93 a 95 e só liga a 2° velocidade, a mais forte, qdo eu ligo o A/C, e um mecanico colocou na minha cabeça q a 1° velocidade era a mais forte e me vez comprar um sensor de temperatura e ficou do mesmo jeito ou seja não tinha defeito, e ainda queria q eu trocasse a valvula termostática tambem, mas fiquei desconfiado e resolvi entrar no clube do corsa e verificar sobre isso e vi um texto do Sr Sinistro que me tirou a dúvida e ví q na realidade meu caŕro está normal.
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