Wagner Oliveira
Gazeta Mercantil
Nas ladeiras da charmosa Cintra, nas ruas à beira-mar de Lisboa ou nas apertadas vielas da cidade do Porto, o Corsa (Opel) cumpre seu papel no conceito de carro pequeno que vigora na Europa. Com motor de 1.3 litros de 90 cavalos de potência é ágil, econômico e versátil. Não é à toa que já é o segundo mais vendido em seu segmento em Portugal. Só perde para o Renault Clio, cuja reputação entre os portugueses foi construída em décadas pela montadora francesa.
Para os brasileiros resta a indagação: quando o novo Corsa vai poder andar pelas ruas de São Paulo, pelas ladeiras do Pelourinho ou nos pampas gaúchos? Na Europa, o carro é vendido há exatos dois anos, logo depois de ter sido apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, em 2005. Com centros de engenharia e desenvolvimento espalhados pelo mundo inteiro, pode ser que a General Motors acabe não desenvolvendo no Brasil o mesmo carro vendido em Portugal.
Em relação à versão produzida pela Chevrolet em São José dos Campos, o Corsa Opel é totalmente diferente - Opel é marca com a qual a GM se apresenta na Europa. O design é surpreendente. São formas inovadoras, com teto alto, grandes faróis e lanternas em destaque. Internamente, o painel é bem resolvido, com destaque para o acabamento em acrílico do console do computador de bordo - não é tão sofisticado como a madeira, mas apresenta uma proposta nova para o consumidor de orçamento limitado.
Faltou um pouco de espaço no porta-malas. Ainda mais para um carro que, com cinco portas, atende a família. Uma mala grande já ocupa quase todo o espaço, que não deve ultrapassar os 350 litros. A divisão do compartimento em formato de estante facilita o uso diário, como a colocação de compras de supermercado, mas acaba prejudicando em longas viagens.
Abastecido a gasóleo (como o diesel é chamado em Portugal), o motor 1.3 aparentemente é frágil. No trânsito - não tanto caótico como o das grandes cidades brasileiras --, parece faltar força ao motor. Mas a má impressão é desfeita na estrada, quando o Corsa é exigido. Em situações extremas, pode passar dos 190 km/h.
O limite de velocidade nas ótimas estradas de Portugal é de 120 km/h. O asfalto de boa qualidade, embora com trechos de rugosidade que provoca ruídos no habitáculo, nos remete, inevitavelmente para um comparativo com as péssimas estradas brasileiras, excetuando, claro, as boas rodovias, no estado de São Paulo. Quando teremos vias iguais a de Portugal por todo o Brasil?
Bem sinalizadas, as estradas conduzem fácil de Lisboa ao Santuário de Fátima, à cidade do Porto ou à região do D'Ouro, onde são produzidos vinhos de boa qualidade em Portugal. Assim, o prazer de dirigir aumenta. O novo Corsa que roda na Europa tem uma condução fácil, com assentos e volantes adaptáveis.
A GM desenvolveu o Opel na Europa com elevados níveis de segurança. O veículo já recebeu prêmios por seu pacote de itens que reforçam a segurança passiva (a que busca evitar acidentes, como os freios ABS) e ativa (que atuam para minimizar as lesões em casos de colisões, como o airbag). Recebeu até a categoria de cinco-estrelas no Euro NCAP, tido como a avaliação mais respeitada entre os construtores europeus.
Em um instante em que se fala apenas em reduzir os índices de poluição na Europa, o novo Corsa também dá a sua contribuição. A versão com motor de 75 cavalos, uma das mais populares em Portugal, atingiu a marca de 120g de CO2 a cada quilômetro percorrido. Para se ter uma idéia do que representa o avanço, a União Européia estabeleceu este índice como meta para todos os veículos que rodam no Velho Continente somente para 2012.
Em cidades com a emissão descontrolada de caminhões, motos e veículos fora de especificações tendem a piorar a qualidade do ar. Nosso consolo em relação ao avanço das técnicas que baixam a poluição na Europa é o domínio da tecnologia flex fuel, o que nos permite não ficar tão distante assim de alemães, suecos e portugueses.
Mas quando assunto é Corsa, estamos a anos-luz do modelo que há dois anos já conquistou consumidor europeu. No Brasil, temos que nos contentar com o antigo modelo - para não falar do Classic, de uma geração mais remota ainda. O Corsa tem preço a partir de 12 mil euros em Portugal, que é um dos países que mais cobram imposto sobre veículos na Europa. Multiplicando por três, teremos perto de R$ 30 mil, com tributos.
Fonte:
http://br.invertia.com/noticias/noticia ... D_53475261
Aos dois anos, Corsa Opel conquista Portugal
- Eduardo Sauner
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Respondo.....Para os brasileiros resta a indagação: quando o novo Corsa vai poder andar pelas ruas de São Paulo, pelas ladeiras do Pelourinho ou nos pampas gaúchos? Na Europa, o carro é vendido há exatos dois anos, logo depois de ter sido apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, em 2005.
Com a atual politica da GM infelizmente - NUNCA!!!!!!!!!!!!!!!!
Se vier vem com o nome de Astra........
Tomara que a política da GM mude e logo....
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