[DÚVIDA] - Problemas com alta temperatura. O que fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Lisandro Abreu
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Problemas com alta temperatura. O que fazer?

Mensagem por Lisandro Abreu »

Pois então...

Tenho um Corsa GL 1.4 95 e ele sempre trabalhou nos 92º a 95º. De um mês pra cá, ele começou a trabalhar sempre na casa dos 95º. Quando fico parado em fila o ponteiro chega aos 100º e liga a ventuinha, daí a temperatura desce até os 95º de novo. Se eu ficar parado por mais um tempo, começa tudo de novo.

Uma vez a temperatura foi as uns 102º para a ventuinha ligar.

Ou seja, ele chega aos 100º quando esta parado (em filas). Quando está em movimento, a ventuinha liga quando o ponteiro está em uns 97º ou 98º. Percebi também que a ventuinha fica mais tempo em funcionamento quando está em movimento do que quando esta parado.

Tem diferença da ventuinha funcionar quando o carro esta em movimento ou parado? :?:

Um mecânico disse para trocar a valvula termostática, pois a água que vinha do bloco para o radiador era muito pouca.

Porém, se em movimento, o ponteiro oscila entre 94º e 97º, posso considerar isto normal? :?:

grato

abs
Lisandro Abreu - Floripa (Corsa Wind 4P - 01)
sousaman
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Re: Em alta temperatura..

Mensagem por sousaman »

Cara,

Troque sem dó e sem dúvidas, pois muitos casos aqui no fórum falam da troca da válvula termostática.
Lisandro Abreu escreveu:Pois então...

Tenho um Corsa GL 1.4 95 e ele sempre trabalhou nos 92º a 95º. De um mês pra cá, ele começou a trabalhar sempre na casa dos 95º. Quando fico parado em fila o ponteiro chega aos 100º e liga a ventuinha, daí a temperatura desce até os 95º de novo. Se eu ficar parado por mais um tempo, começa tudo de novo.

Ou seja, ele chega aos 100º quando esta parado (em filas). Quando está em movimento, a ventuinha liga quando o ponteiro está em uns 97º ou 98º. Percebi também que a ventuinha fica mais tempo em funcionamento quando está em movimento do que quando esta parado.

Tem diferença da ventuinha funcionar quando o carro esta em movimento ou parado? :?:

Um mecânico disse para trocar a valvula termostática, pois a água que vinha do bloco para o radiador era muito pouca.

Porém, se em movimento, o ponteiro oscila entre 94º e 97º, posso considerar isto normal? :?:

grato

abs
Inclusive a minha eu já troquei uma vez, foram os mesmos sintomas.....

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
aNderson .
:: Piquet ::

Re: Em alta temperatura..

Mensagem por aNderson . »

sousaman escreveu:Cara,

Troque sem dó e sem dúvidas, pois muitos casos aqui no fórum falam da troca da válvula termostática.
Lisandro Abreu escreveu:Pois então...

grato

abs
Inclusive a minha eu já troquei uma vez, foram os mesmos sintomas.....

Abraços!
Pelo menos a de voces começou a dar sintomas de estar chegando ao fim da vida util antes, bem antes ... a minha foi em um unico dia, sai de casa nao andei mais que 2km sem transito e a temperatura bateu 100, fui ate onde tinha que ir com a temperatura nessa faixa, na volta foi um pouco pior, liguei o carro, andei 500m assim que parei em um sinaleiro, a temperatura chegou a 100, quando encostei no mecanico, ja tava acima disso e mesmo sem transito nao abaixava nadaaa. =(
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=83124

Maxx 1.4 Econo.Flex - Azul Eros - 12/12 (atual)
Classic 1.0 VHC - Cinza Meridio - 07/08
Wind 1.0 MPFI - Prata - 00/00
Lisandro Abreu

Um camarada recomendou uma "gambiarra" na ventuinha.
Tipo, ligar uma chave manual para acioná-la quando a temperatura está acima de 96º. Seria uma medida paliativa ou pode gerar mais problemas?

grato
abraços
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Lisandro,

Vc só vai perder tempo e dinheiro...
Lisandro Abreu escreveu:Um camarada recomendou uma "gambiarra" na ventuinha.
Tipo, ligar uma chave manual para acioná-la quando a temperatura está acima de 96º. Seria uma medida paliativa ou pode gerar mais problemas?

grato
abraços
Mande logo no mecânico e acabe com o problema pela raiz...

Abraços!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
Charles-bh
:: Super ::

Mensagem por Charles-bh »

Uma limpeza completa no sistema de arrefecimento ajuda e muito a eliminar esses problemas. manda trocar tudo, valvula, sensor, limpeza geral... e agua com aditivo.. fica zero!!

A nao ser q a junta esteja ruim, ai nada disso adianta... só abrindo mesmo o motor!!
Charles-BH
Belo Horizonte - MG
Corsa Hatch GL 1.6 8v
Lisandro Abreu

Levei meu corsa ao mecânico.

Tirei a válvula trmostática, pois ando muito com o carro dentro da cidade e a temperatura por aqui no verão é alta.

Agora ficou muito bom.. Quando estou na cidade, no arranca e para, a temperatura fica nos 90º graus. Quando o trânsito esta muito pesado, ela sobe até 95º aciona a ventuinha e desce para 90º.

Porém quando ando nas BR's, a temperatura fica em aprox 88º.

valeu pessoal.

abs
rmoliveira
:: Rodeio ::

Mensagem por rmoliveira »

É isso aí!

Mais um cliente satisfeito! :)

E eu não sei como tem uns caras q ainda tira a válvula termostática, se eles soubessem a importância...

VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia
lndagocst

Mensagem por lndagocst »

Pelo que li vc fez a manutencao correta do sistema de arrefecimento, o que esta acontecendo quando vc pega transito pesado, é que a temperatura do ar em terno do seu carro é alta, justamente pela temperatura do motor e o ar quente que sai do radiador, que passa por baixo e escapa pelas laterais do carro quando a ventuinha aciona, seu carro chupa esse ar quente, para se resfriar, alem de que em marcha lenta a passagem de agua pelo motor é mais lenta, fazendo com que o carro esquente um pouco alem do normal e demore mais pra resfriar
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Li seu comentário e relato que isso nada tem a ver com o sintoma.
O usuário acima relatou que a temperatura chegava ao 100ºC com o carro em funcionamento que é um sintoma de válvula termostática ficando velha e necessitando troca o que é normal nos carros da GM.
lndagocst escreveu:Pelo que li vc fez a manutencao correta do sistema de arrefecimento, o que esta acontecendo quando vc pega transito pesado, é que a temperatura do ar em terno do seu carro é alta, justamente pela temperatura do motor e o ar quente que sai do radiador, que passa por baixo e escapa pelas laterais do carro quando a ventuinha aciona, seu carro chupa esse ar quente, para se resfriar, alem de que em marcha lenta a passagem de agua pelo motor é mais lenta, fazendo com que o carro esquente um pouco alem do normal e demore mais pra resfriar
O mesmo optou por tirar a válvula termostática, o que é errado, pois apenas a troca resolveria o problema.

A válvula tem função de deixar o motor com temperatura ideal, tirar a válvula faz que o motor trabalhe frio demais, consumindo mais combustível.

Abraços!
Responder