Pessoal,
Para melhor durabilidade do Compressor e periféricos do mesmo qual a melhor opção:
Ligar o AC com carro engrenado, em ponto morto ou tanto faz?
Abraços.
[Dúvida] Ligar o Ar com o carro engrenado ou em Ponto Morto?
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Cara, pra ligar eu nunca ouvi falar se precisar estar engatado ou não. Mas no manual do veiculo diz para que antes de desligar o carro, desligar primeiro o ar condicionado. Agora o PQ que eles dizem isso, pra mim ainda é um misterio.
- MarcaoJr
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Meu Caro, algumas dicas para manter a saúde do AC:
1 SEMPRE ligar o ar com o carro em ponto morto. Ligando com o carro engatado e andando, vc provoca uma tensão extra no conjunto de correias do motor, AC e alternador. diminuindo a vida útil e provocando manutenção indesejada antes da hora.
2. NUNCA ligar o carro com o AC ligado. Pelo mesmo motivo acima. O manual indica vc desligar antes, para aliviar tensão das correias. e pra vc não esquecer e ligar o carro depois com o AC ligado.
3. Eu faço o seguinte: Se quero ligar o AC com o carro já andando, espero até andar a uma velocidade boa pra botar em ponto morto e não atrapalhar ninguém, boto em PM e aí sim ligo o AC, dou uns 5 segundos até ouvir o sistema ligar todo, aquele ' tec ' e depois engato denovo.. de preferencia numa marcha mais alta, pra entrar com rotação mais baixa e não forçar as correias.
ou ligo o AC com o carro parado
eu sempre fiz isso e o AC da Palio Week 97 q tenho, nunca deu problema. até hoje só limpei o filtro anti pólen e nada mais.
inox, aqui é o Marcao do flickr ! tá de corsa tb cara?!
abraços!
1 SEMPRE ligar o ar com o carro em ponto morto. Ligando com o carro engatado e andando, vc provoca uma tensão extra no conjunto de correias do motor, AC e alternador. diminuindo a vida útil e provocando manutenção indesejada antes da hora.
2. NUNCA ligar o carro com o AC ligado. Pelo mesmo motivo acima. O manual indica vc desligar antes, para aliviar tensão das correias. e pra vc não esquecer e ligar o carro depois com o AC ligado.
3. Eu faço o seguinte: Se quero ligar o AC com o carro já andando, espero até andar a uma velocidade boa pra botar em ponto morto e não atrapalhar ninguém, boto em PM e aí sim ligo o AC, dou uns 5 segundos até ouvir o sistema ligar todo, aquele ' tec ' e depois engato denovo.. de preferencia numa marcha mais alta, pra entrar com rotação mais baixa e não forçar as correias.
ou ligo o AC com o carro parado
eu sempre fiz isso e o AC da Palio Week 97 q tenho, nunca deu problema. até hoje só limpei o filtro anti pólen e nada mais.
inox, aqui é o Marcao do flickr ! tá de corsa tb cara?!
abraços!
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Acho que essas dicas eram válidas nos sistemas antigos, nos novos não vejo sentido, por um simples motivo, com os sistemas ditos inteligentes, o compressor liga e desliga várias vezes com o carro em marcha.
Por exemplo, se você esta a 40 e pisa bruscamente no acelerador o compressor "desarma" e volta a acoplar um tempo depois, o mesmo acontece ao ligar o carro com o ar-condicionado ligado. O compressor só acopla um tempo depois do motor entrar em funcionamento, ele não roda junto com o arranque.
Por exemplo, se você esta a 40 e pisa bruscamente no acelerador o compressor "desarma" e volta a acoplar um tempo depois, o mesmo acontece ao ligar o carro com o ar-condicionado ligado. O compressor só acopla um tempo depois do motor entrar em funcionamento, ele não roda junto com o arranque.
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AÊ!
O q posso falar é q recomanda-se não ligar o AC com giro alto, pq o impacto no compressor vai ser grande! Se tiver andando, pisa na embreagem, qd chegar a marcha lenta, liga o AC.
VALEU!!
Rodrigo
O q posso falar é q recomanda-se não ligar o AC com giro alto, pq o impacto no compressor vai ser grande! Se tiver andando, pisa na embreagem, qd chegar a marcha lenta, liga o AC.
VALEU!!
Rodrigo
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Tb acho. Já li uma vez que nos sistemas novos, não há nenhum problema em ligar o carro com o botão do ar ligado. Vou pesquisar direito para e depois confirmo. Absmmps escreveu:Acho que essas dicas eram válidas nos sistemas antigos, nos novos não vejo sentido, por um simples motivo, com os sistemas ditos inteligentes, o compressor liga e desliga várias vezes com o carro em marcha.
Por exemplo, se você esta a 40 e pisa bruscamente no acelerador o compressor "desarma" e volta a acoplar um tempo depois, o mesmo acontece ao ligar o carro com o ar-condicionado ligado. O compressor só acopla um tempo depois do motor entrar em funcionamento, ele não roda junto com o arranque.
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Bom, achei algumas informações na net. Realmente estes cuidados ao ligar e desligar só são válidos para carros antigos.
Não esqueça também de desligar o ar-condicionado quando for desligar o carro, pois ao ligar o veículo com o aparelho acionado causa-se uma sobrecarga na bateria. Vale ressaltar que na maioria dos carros com injeção eletrônica isso já não é mais problema, pois a Central Eletrônica só permite o funcionamento do ar condicionado quando o sistema está normalizado. Para garantir uma máxima eficiência, o condensador, peça cilíndrica localizada à frente do radiador, deve ser mantido sempre limpo para o ar circular livremente.
http://www.mecanicaonline.com.br/2003/0 ... reiro.html
Desligar ou ligar o carro com os faróis acesos prejudicam o sistema elétrico do carro? Veículos mais antigos não dispõem de um sistema que desliga as cargas elétricas na condição de partida (faróis, ar-condicionado, limpador de pára-brisa etc.). Essa providência faz com que a tensão da bateria seja concentrada para a partida, regime muito mais exigente.
http://maxituning.terra.com.br/default. ... 5&info=746
Vê-se, portanto, que isso servia para poupar o sistema elétrico do veículo.
Não esqueça também de desligar o ar-condicionado quando for desligar o carro, pois ao ligar o veículo com o aparelho acionado causa-se uma sobrecarga na bateria. Vale ressaltar que na maioria dos carros com injeção eletrônica isso já não é mais problema, pois a Central Eletrônica só permite o funcionamento do ar condicionado quando o sistema está normalizado. Para garantir uma máxima eficiência, o condensador, peça cilíndrica localizada à frente do radiador, deve ser mantido sempre limpo para o ar circular livremente.
http://www.mecanicaonline.com.br/2003/0 ... reiro.html
Desligar ou ligar o carro com os faróis acesos prejudicam o sistema elétrico do carro? Veículos mais antigos não dispõem de um sistema que desliga as cargas elétricas na condição de partida (faróis, ar-condicionado, limpador de pára-brisa etc.). Essa providência faz com que a tensão da bateria seja concentrada para a partida, regime muito mais exigente.
http://maxituning.terra.com.br/default. ... 5&info=746
Vê-se, portanto, que isso servia para poupar o sistema elétrico do veículo.
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[quote="MarcaoJr"]Meu Caro, algumas dicas para manter a saúde do AC:
1 SEMPRE ligar o ar com o carro em ponto morto. Ligando com o carro engatado e andando, vc provoca uma tensão extra no conjunto de correias do motor, AC e alternador. diminuindo a vida útil e provocando manutenção indesejada antes da hora.
2. NUNCA ligar o carro com o AC ligado. Pelo mesmo motivo acima. O manual indica vc desligar antes, para aliviar tensão das correias. e pra vc não esquecer e ligar o carro depois com o AC ligado.
3. Eu faço o seguinte: Se quero ligar o AC com o carro já andando, espero até andar a uma velocidade boa pra botar em ponto morto e não atrapalhar ninguém, boto em PM e aí sim ligo o AC, dou uns 5 segundos até ouvir o sistema ligar todo, aquele ' tec ' e depois engato denovo.. de preferencia numa marcha mais alta, pra entrar com rotação mais baixa e não forçar as correias.
ou ligo o AC com o carro parado :D
eu sempre fiz isso e o AC da Palio Week 97 q tenho, nunca deu problema. até hoje só limpei o filtro anti pólen e nada mais.
inox, aqui é o Marcao do flickr ! tá de corsa tb cara?!
abraços![/quote]
haha, faaaaala Marcão!!!
Comprei um Classic esse ano. Depois coloco fotos dele la no flickr pra tu dar uma olhada :D
1 SEMPRE ligar o ar com o carro em ponto morto. Ligando com o carro engatado e andando, vc provoca uma tensão extra no conjunto de correias do motor, AC e alternador. diminuindo a vida útil e provocando manutenção indesejada antes da hora.
2. NUNCA ligar o carro com o AC ligado. Pelo mesmo motivo acima. O manual indica vc desligar antes, para aliviar tensão das correias. e pra vc não esquecer e ligar o carro depois com o AC ligado.
3. Eu faço o seguinte: Se quero ligar o AC com o carro já andando, espero até andar a uma velocidade boa pra botar em ponto morto e não atrapalhar ninguém, boto em PM e aí sim ligo o AC, dou uns 5 segundos até ouvir o sistema ligar todo, aquele ' tec ' e depois engato denovo.. de preferencia numa marcha mais alta, pra entrar com rotação mais baixa e não forçar as correias.
ou ligo o AC com o carro parado :D
eu sempre fiz isso e o AC da Palio Week 97 q tenho, nunca deu problema. até hoje só limpei o filtro anti pólen e nada mais.
inox, aqui é o Marcao do flickr ! tá de corsa tb cara?!
abraços![/quote]
haha, faaaaala Marcão!!!
Comprei um Classic esse ano. Depois coloco fotos dele la no flickr pra tu dar uma olhada :D
- MarcaoJr
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Bom, não custa nada não forçar
Coé marcel!
Peguei um Sedan Milenium agora .. e ele foi tirado 0km aí perto da tua área.. em Anápolis!
dpois manda ver umas fotos lá.
abraços!
Coé marcel!
Peguei um Sedan Milenium agora .. e ele foi tirado 0km aí perto da tua área.. em Anápolis!
dpois manda ver umas fotos lá.
abraços!
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Valeu pelas respostas e dicas.
Abraços.l
Valeu pelas respostas e dicas.
Abraços.l
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