VIBRAÇÃO NA ALAVANCA EM 5ª MARCHA "DESENGRENADO"

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
wpz
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Quinta-feira 21 2006f Setembro 2006 07:42:02 AM
Localização: Votorantim - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

VIBRAÇÃO NA ALAVANCA EM 5ª MARCHA "DESENGRENADO"

Mensagem por wpz »

Por favor, gostaria da ajuda de vcs!

Notei algo estranho no meu Corsa 03 VHC: Quando estou em 5ª marcha e piso na embreagem com o carro em movimento (teoricamente, o deixo "desengatado"), sinto uma vibração na alavanca de câmbio. O "estranho" é que nas outras, marchas, isso não acontece! O que pode ser? É normal isso? Alguém já fez o teste?

Obrigado,

Wagner


p_henrique001
:: GSI ::
Mensagens: 2079
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 01:09:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por p_henrique001 »

wpz escreveu:Por favor, gostaria da ajuda de vcs!

Notei algo estranho no meu Corsa 03 VHC: Quando estou em 5ª marcha e piso na embreagem com o carro em movimento (teoricamente, o deixo "desengatado"), sinto uma vibração na alavanca de câmbio. O "estranho" é que nas outras, marchas, isso não acontece! O que pode ser? É normal isso? Alguém já fez o teste?

Obrigado,

Wagner

Não sei explicar direito mais é + ou - isso se extiver errado alguem corrija por favor ... Dentro do cambio existem vairias engrenagens quando vc pisa na embreage o disco da embreage afasta para vc trocar de marcha devido a engrenagem da 5ª marcha ser a ultima quando vc aciona a embragem ele vai afastar para vc engatar a 6ª como não tem 6ª marcha ele vai dando umas pegadas de leve na engrenagem por isso a trepidação .....

Mas quando quiser andar pra economizar gasolina numa ladeira por exemplo ou numa reta quando extiver embalado, deixa o seu carro Engrenado em 5ª marcha e tira o pe do acelerador, como ele é injeção eletronica o carro entra no chamado (cut off) ele só manda o combustivel nescesario para o carro não desligar ( ou morer se prefire) ... Se fosse Carburado vc deixaria Desengrenado ( A Famosa Banguela) pra economizar ....
1.0 T 150 cv


wpz
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Quinta-feira 21 2006f Setembro 2006 07:42:02 AM
Localização: Votorantim - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wpz »

Acho q o seu VHC é um dos poucos q o trambulador (alavanca do câmbio) se liga a caixa de marchas por varão.

Como o motor do VHC é mais forte, consequentemente vibra mais e essa vibração pode estar sendo sentida na alavanca de câmbio.

Os Corsas mais novos utilizam sistema de cabo de aço, o q reduz as vibrações na alavanca do câmbio.

abs


freitas07
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 17 2006f Outubro 2006 10:32:24 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por freitas07 »

Vai à uma casa de caixa de marchas e pede para o mecânico examinar desmontando a coifa do cambio dentro do carro, as vezes é coisa boba e barata. O meu, embora problema com a quinta era diferente do teu, a quinta não entrava e nem dava regulagem pelo trambulador. O defeito era uma pecinha chamada "bucha do varão" (R$12,00) que regula o varão e centraliza a manopla do cambio, troquei e ficou 10, ainda resolveu uma tremedeira que o carro dava quando arrancava com motor frio. Tá justinho e olha que meu corsa é 95.

Espero poder ter ajudado, se não vale como experiência rs

Abraços


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Quando se aciona a embreagem, tecnicamente, não se considera que está desengatado!

Essa vibração comentada é algo muito forte, que chega a incomodar?...pois acredito que seja apenas alguma folga que exista na posição de engate da 5ª marcha, talvez causado pela forma que se engata esta marcha, os componetes que dão o caminha para engatar saõ de plástico, e se forçado constantemete, há um desgaste prematuro, assim como apoiar a mão sobre a alavanca...
p_henrique001 escreveu:... Dentro do cambio existem vairias engrenagens quando vc pisa na embreage o disco da embreage afasta para vc trocar de marcha devido a engrenagem da 5ª marcha ser a ultima quando vc aciona a embragem ele vai afastar para vc engatar a 6ª como não tem 6ª marcha ele vai dando umas pegadas de leve na engrenagem por isso a trepidação ...
Não é assim que ocorre o funcionamento entre transmissão e embreagem...
wpz escreveu:...Acho q o seu VHC é um dos poucos q o trambulador (alavanca do câmbio) se liga a caixa de marchas por varão...
Tive um Corsa 97 e tenho, atualmente, um 2004 modelo novo....em ambos o sistema de acionamento são por varão.....Não sei de Corsas que utilizem cabo de aço para acionar a transmissão...Um exemplo de caro que utiliza cabos é o Ford Verona anos 90-91-92...tive um 91 aqui em casa...realmente a vibração do motor nãoé repassada a alavanca...
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”