[DÚVIDA] - Pq motor não pega de primeira? - Corsa 1.0 MPFI Wind 2000

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
julio.edu
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 02 2007f Maio 2007 02:33:55 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Pq motor não pega de primeira? - Corsa 1.0 MPFI W

Mensagem por julio.edu »

Caros,

Achoq eu estou com o mesmo problema. Meu carro demora a pegar, tenho que dar, às vezes, três partidas longas.

Tenho dúvidas e tenho mais infoormações que são:

Já li na Net que os carros de injeção, antes do comando no motor de partida, quando se liga a chave e o painel acende, deveríamos ouvir um "zunido" da bomba de combustível alimentando o sistema parado, antes do motor dar partida. No meu carro, nunca ouvi isso. Tenho certeza de que bomba não está queimada, pois retirei-a e fiz testes nela. Um dos testes foi ligá-la diretamente à bateria, funcionando perfeitamente, os demais testes foram com ela acoplada ao "chicote elétrico" próprio, mas não funcionou ao ligar a chave e o painel acender. Não pude efetuar o teste de partida do motor, com a tampa da bomba de combustível aberta, mas após ter colocado tudo no lugar, o carro continua demorando a pegar, mas depois que pega, não me traz mais problemas. Pude constatar que, quando do motor em funcionamento, TUDO parece normal, sem engasgos e etc.

Pergunto: O motor, ao dar partida, conseguiria manter-se ligado sem a bomba de combustível funcionar? Não existe a possibilidade do próprio motor aspirar esta gasolina do tanque, né!!!!!!???

Bem, este é um problema que vi. Achei intrigante a bomba não funcionar para pressurização do sistema antes da partida do motor, e funcionar perfeitamente após o motor conseguir "pegar" e permanecer em funcionamento.

Outro problema que constatei foi uma, de TRÊS mangueiras que vêm e vão, por debaixo do carro ao tanque de gasolina. A mangueira mais próxima ao centro do carro, por baixo, está com um rasgo, só que com o carro parado ou mesmo funcionando, não consigo detectar fluxo de combustível nesta mangueira, NADA de vazamentos (pelo menos de gasolina). Pergunto: esta mangueira pode ser algum sistema de "respiro" do tanque, e o suposto fluido que deveria passar nela é o AR??? Por isso, de repente, o sistema perde pressão??

Verifiquei que, cedo, quando ligo a carro na primeira vez do dia, a flauta de combustível está despressurizada, sem pressão alguma, e quando o carro está funcionando ou desligou à algum tempo, ainda tenho pressão na flauta. Alguém sabe o que pode ser?

Outra (hehehehe...) li também algo sobre rompimento da membrana do regulador de pressão que fica numa das extremindades da flauta... como seria isso??? Poderia ser isso????

No mais, sou grato à toda atenção da galera disponibilizada... e espero ter contribuído com alguma coisa...

Se precisarem de alguma foto posso tentar achar... se eu consegir descobrir, com calma de onde vem ou pra onde vai esta mangueira que expliquei estar rompida... eu digo...

Valew... um amplexo à todos!!!

Júlio Eduardo.

#####################################################################
Resposta de um amigo:
QUOTE(Hawk95 @ Jun 3 2007, 10:12 PM)

Quanto a bomba de combustivel,bomba se emprega para fornecer combustível sob uma pressão constante para os bicos injetores, o que quer dizer que se você ligar o carro sem a bomba a gasolina n vai ser mandada pra onde deve e o carro n vai pegar,

Quanto A flauta de comb é normal que quando se desligar o motor a pressão caia a zero, mas a linha tem que permanecer cheia de combustível, senão ao dar a nova partida teremos de esperar a bomba encher a linha para dar pressão e aí o motor pegar, intendeu, se tem que se preocupar se baixar, se tiver do jeityo que tá ta certinho
#####################################################################

Tudo bem... não entendi muito o que você quis dizer na parte em negrito acima, pois a pressão chega à zero... não sai gasolina... e o carro não pega de primeira. Outra questão é: A BOMBA AFINAL, QUANDO SE LIGA O CHAVE SEM VIRAR O ARRANQUE; ELA DEVE "ZUNIR"... GIRAR, FUNCIONAR, PARA PRESSURIZAR O SISTEMA, ANTES DO ARRANQUE DO MOTOR... POR ALGUNS SEGUNDOS, PELO MENOS????? Se eu deixar a chave ligada sem dar partida no motor, não adianta, o motor continua difícil de pegar... posso esperar quase minutos e talvez até horas que o sistema não pressuriza e faz o motor pegar de primeira... mas, posso afirmar com toda a convicção de que a bomba não está queimada e gira perfeitamente após o motor entrar em funcionamento (descartando relés queimados)!!!

Acho um pouco difícil o carro permanecer ligado com a bomba de combustível queimada, pricipalmente rodar na cidade ou em estradas sem qualquer "engasgue"...

Se mais alguém tiver alguma situação parecida ou alguma sugestão a mais... respostas... tudo... sou muito grato.

Desde já Hawk95, muito obrigado pela resposta, e se tiver mais alguma sugestão... recebo de bom grado...

Valew...

Júlio Eduardo.
fernando.macedo
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Terça-feira 31 2006f Outubro 2006 08:31:57 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernando.macedo »

Caro Júlio,

Estou EXATAMENTE com mesmo problema que o seu. O que posso dizer é que meu carro FAZIA sim o tal zunido e inclusive em funcionamento dava para ouvir de fundo (quando abria a porta do passageiro, lembro...). Agora nada... e junto a isso, uma grande dificuldade de fazer o carro pegar... tenho que dar várias partidas com o carro frio (pela manhã é o pior). No início associei com o frio, mas percebi que não é normal e tem algo errado, pois o tempo deu uma esquentada e continuou do mesmo jeito. Acho que tudo começou quando abasteci num posto que não era de costume...Já coloquei limpador de injeção no tanque (STP e AC Delco), pois achei que era sujeira. Suspeitei da gasolina e coloquei Podium, temendo ser excesso de álcool da gasolina anterior... Nada adiantou...
O carro funciona normal, mas percebo que não está igual...
É isso, qq novidade eu posto por aqui...

Um abraço
julio.edu
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 02 2007f Maio 2007 02:33:55 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por julio.edu »

[quote="fernando.macedo"]Caro Júlio,

Estou EXATAMENTE com mesmo problema que o seu. O que posso dizer é que meu carro FAZIA sim o tal zunido e inclusive em funcionamento dava para ouvir de fundo (quando abria a porta do passageiro, lembro...). Agora nada... e junto a isso, uma grande dificuldade de fazer o carro pegar... tenho que dar várias partidas com o carro frio (pela manhã é o pior). No início associei com o frio, mas percebi que não é normal e tem algo errado, pois o tempo deu uma esquentada e continuou do mesmo jeito. Acho que tudo começou quando abasteci num posto que não era de costume...Já coloquei limpador de injeção no tanque (STP e AC Delco), pois achei que era sujeira. Suspeitei da gasolina e coloquei Podium, temendo ser excesso de álcool da gasolina anterior... Nada adiantou...
O carro funciona normal, mas percebo que não está igual...
É isso, qq novidade eu posto por aqui...

Um abraço[/quote]

Rapaz... graças à Deus alguém com um problema igual e que respondeu... hehehe...
Valew pela info.... tb estou buscondo maiores info's... se eu tiver... posto por aqui!!!

Um abraço!

Júlio Eduardo.
Avatar do usuário
aNderson .
:: Piquet ::
Mensagens: 234
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Dezembro 2006 10:56:32 PM
Localização: Jaraguá do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aNderson . »

Sou mais um com esse problema ... geralmente a noite saindo do trabalho o carro vem apresentando isso, ou quando pega, fica apanhando um pouco e luz da bomba fica acessa por algum tempo, depois funciona, mas a medida que começo a andar, ele parece dar uns trancos.

nao faço ideia do que pode ser, bem como isso nao é frequente acontecer, dia acontece, dia nao. :|
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=83124

Maxx 1.4 Econo.Flex - Azul Eros - 12/12 (atual)
Classic 1.0 VHC - Cinza Meridio - 07/08
Wind 1.0 MPFI - Prata - 00/00
fernando.macedo
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Terça-feira 31 2006f Outubro 2006 08:31:57 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernando.macedo »

Pessoal,

Troquei o filtro de combustível (aquele que fica embaixo do carro, próximo ao tanque), e posso dizer que melhorou um pouco... Ainda é ruim de pegar, mas já pega pelo menos na segunda ou terceira tentativa... Qdo tirei o filtro antigo, escorreu um caldo negro, de fato a coisa tava ruim!
Vou tentar abrir o compartimento da Bomba de Combustível, pois me parece que lá tem outro filtro... (deve estar sujo também).

Um abraço a todos e seguimos tentando resolver...
mos.2000
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Segunda-feira 11 2006f Dezembro 2006 02:17:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mos.2000 »

julio.edu escreveu:...
Já li na Net que os carros de injeção, antes do comando no motor de partida, quando se liga a chave e o painel acende, deveríamos ouvir um "zunido" da bomba de combustível alimentando o sistema parado, antes do motor dar partida...
Pessoal este zunido, em GM só existe nos carros flex, a bomba que a GM utiliza é diferente das outras montadoras, não alimenta só em ligar a chave, alimenta somente qdo dá a partida.
Marcelo Silva
Corsa Sedan Classic 03
Air Bag Duplo
Vidro elétrico nas 4 portas
Trava elétrica
Farol de milha
Ar
Direção progressiva
Insulfim G5
Som:Bomber Dub, Sony, Selenium, Stetson etc.
Faltando somente as rodas TSW... hehe

Rio de Janeiro
Snake
:: Champ ::
Mensagens: 520
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:37:30 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Snake »

mos.2000 escreveu:
julio.edu escreveu:...
Já li na Net que os carros de injeção, antes do comando no motor de partida, quando se liga a chave e o painel acende, deveríamos ouvir um "zunido" da bomba de combustível alimentando o sistema parado, antes do motor dar partida...
Pessoal este zunido, em GM só existe nos carros flex, a bomba que a GM utiliza é diferente das outras montadoras, não alimenta só em ligar a chave, alimenta somente qdo dá a partida.
Meu mecanico tinha dito isso, mas em carros como VW , do mesmo ano (97/98) já existe este zunido...axei estranho isso nao acontecer no corsa, principalmente porque tive problemas tambem pra ligar o carro.
Minha bomba tinha dado problema, e na troca do mesmo, troquei o filtro( que fica debaixo do carro) e o refil da bomba, melhorou, de manha, bateu na chave ja liga de 1º...porem se paro o carro, depois de quente, tento ligar 15min depois, o mesmo demora um poko pra pegar...Meu mecanico ja falou do Regulador de Pressão, mas ainda não mexi nele, falta $$...na concessionaria esta em torno de 250, no paralelo uns 100 reais...
Verifica tambem se sua bomba ta segurando a pressão da mesma...pq se a pressão da linha cair muito vai ser mais dificl do carro pegar mesmo...
mas tem q ser verificado com o carro do dia para o outro...pra ver se realmente não a perda de pressão...se ouver, a bomba de gasolina pode estar com problemas....

Abs.
joaopaulomr85
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 08 2011f Maio 2011 10:46:39 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joaopaulomr85 »

Boa noite e estou com mesmo problema,igualzs
joaopaulomr85
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 08 2011f Maio 2011 10:46:39 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joaopaulomr85 »

joaopaulomr85, vc ja resolveu! .?
fbahia32
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Segunda-feira 15 2015f Junho 2015 03:17:53 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fbahia32 »

Estive com um problema parecido ao tentar ligar o carro, ele não pegava de jeito nenhum, so pegava se eu insistisse virando a chave por uns 2 minutos direto, pois estava sem pressão na linha de combustivel, e essa insistencia de virar a chave fazia com o que a bomba enchia a linha até o motor. Além de ter dificuldade de dar partida, na estrada ele perdia força.

Descobri que o problema era no refil da bomba de combustivel, pois estava sem pressão e dando retorno de combustivel pro tanque não mantendo a pressão na linha, a troquei e o problema foi resolvido, agora com o tempo quente ou frio ele pega de primeira.

O problema é que a bomba estava sem pressão, então depois que eu desligava o carro, ele não pegava mais, pq a gasolina não estava sob pressão, e ficava dando retorno pro tanque.

Já que você trocou a bomba, faz um teste para ver se está com pressão, não precisa de manometro nao. Verifica se está retornando combustivel para o tanque pela mangueira de retorno, caso não esteja retornando, o problema pode ser pouca pressão da bomba. Essa mangueira fica ligada direto na bomba embaixo do banco de trás, solta essa mangueira que está escrito com "R" e pega uma garrafa de 2 litros e coloca essa mangueira lá pro teste, e liga o carro, TOME CUIDADO que vai passar mto combustivel por essa mangueira, peça ajuda a alguem para dar a partida pra voce enquanto voce está segurando a mangueira na garrafa, pois ao dar partida, tem que vir muito combustivel passando por essa mangueira, e ao desligar o carro, o combustivel para de retornar.

Se preferir fazer o teste da pressão da bomba com equipamento ideal, procure um mecanico e peça pra ele passar o manometro, mas só pra ver a pressão ele vai te cobrar no minimo uns 50 reais, eu preferi economizar. hehe

Descobri o problema no meu fazendo esse teste da mangueira.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”