[DÚVIDAS E SUGESTÕES] AUMENTO DE CILINDRADA!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
NobreBH
:: Champ ::
Mensagens: 593
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 05:42:00 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por NobreBH »

Gontijo escreveu:meu mecanico ja falou comigo que se eu estiver com o carro quando for refazer o motor, se eu queizer ele aumenta a cilindrada pra mim. Ele disse que meu 1.0 da rpa chegar a 1.4 em media... e no final chega a um ganho de quase 20 cavalos se o serviço ficar perfeito, e sem gambiarras!
Aê Gontijo blz.

isto aí é gastando qto?
Gontijo
:: Classic ::
Mensagens: 1428
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 08:35:42 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gontijo »

NobreBH escreveu:
Gontijo escreveu:meu mecanico ja falou comigo que se eu estiver com o carro quando for refazer o motor, se eu queizer ele aumenta a cilindrada pra mim. Ele disse que meu 1.0 da rpa chegar a 1.4 em media... e no final chega a um ganho de quase 20 cavalos se o serviço ficar perfeito, e sem gambiarras!
Aê Gontijo blz.

isto aí é gastando qto?
Cara. to precisando falar com vc!! hehe...
tu recebeu minha mensagem no cel ontem?!


aqui. quanto a resposta da pergutna. ele nao falou preço nao... mas ele falou que se eu quizesse um motor mais forte.. era melhor eu turbinar e fazer isso.... pq ai ficava no capricho.. se vc quiser eu olho com ele!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!


Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150
FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Gabriel SW escreveu:
Fabrício Packness escreveu:O MEU É 1.8
Ae Fabricio Packness, o que vc teve que mudar no motor? tá com quantos cv atualmente, e o custo da brincadeira!

se puder (e quiser) postar, fique a vontade!!

abraços

Pra aumentar a cilindrada pra 1.8, basicamente tem que trocar pistões e virabrequim e reconfigurar a injeção..
No meu caso foi os pistões de meriva CD 1.8 16V e vira de corsa 1.8

No meu caso ainda fiz outras coisas no cabeçote, escape injeção e etc...

No caso de 1.6 16V não é necessário mexer no escape e no cabeçote (tiver sobrando um troco é melhor) e, no 1.6 8V eu não sei se o cabeçote original iria ficar bom...

Nas demais cilindradas eu não me arrisco a dizer que o bloco suporta 1.8. Já ouvi falar que dá problema nos dutos de água e óleo. O cabeçote e o escapamento tem que trocar e tem que retrabalhar a tb e a admissão..

Pra 1.0 e 1.4 eu acho que não vale a pena passar pra 1.8.

outro ponto importante é que a simples mudança de cilindrada altera a taxa de compressão, no caso do GSI, que tem a taxa de 10,5:1, faz a taxa subir para 11,8:1.
Nesse caso, é melhor e mais seguro passar pra alcool (no meu dei uma rebaixada no cabeçote pra ficar melhor)


No meu perfil tam a lista de tudo que eu fiz.

Qualquer dúvida, se eu puder responder, fico feliz em ajudar..

quanto ao custo, eu não tenho um valor exato, ja que o acerto foi feito aos poucos, e não existia uma receita pronta pra essa alteração. Devo ter gastado algo em torno de 2000 e 3000 mil, comprando todas as peças com desconto de até 40% na GM

a pontência e algo em torno de 142 Cv (GTEC) e muito torque em baixa (sufuciente pra ficar parado de 1º simplismente afundando o pé no acelerador sem tocar na embreagem e desgarrar de 2ª a 3000 rpm apenas afundando o pe no acelerador
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Queria relatar a experiencia de um amigo que possui uma picape Corsa.

Ele queria um motor 2.0 e pediu para o preparador abrir o bloco original do 1.6 dele p/ 2.0.
O preparaor, Kadu Racing em Campinas, não recomendou maz o fez.
Não chegou a pegar e dutos d água e óleo, porem não aguentou o 1,5 kg de pressão do turbo e o bloco quebrou no meio.
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Fabrício Packness escreveu: Pra aumentar a cilindrada pra 1.8, basicamente tem que trocar pistões e virabrequim e reconfigurar a injeção..
No meu caso foi os pistões de meriva CD 1.8 16V e vira de corsa 1.8

No meu caso ainda fiz outras coisas no cabeçote, escape injeção e etc...

No caso de 1.6 16V não é necessário mexer no escape e no cabeçote (tiver sobrando um troco é melhor) e, no 1.6 8V eu não sei se o cabeçote original iria ficar bom...

Nas demais cilindradas eu não me arrisco a dizer que o bloco suporta 1.8. Já ouvi falar que dá problema nos dutos de água e óleo. O cabeçote e o escapamento tem que trocar e tem que retrabalhar a tb e a admissão..

Pra 1.0 e 1.4 eu acho que não vale a pena passar pra 1.8.

outro ponto importante é que a simples mudança de cilindrada altera a taxa de compressão, no caso do GSI, que tem a taxa de 10,5:1, faz a taxa subir para 11,8:1.
Nesse caso, é melhor e mais seguro passar pra alcool (no meu dei uma rebaixada no cabeçote pra ficar melhor)


No meu perfil tam a lista de tudo que eu fiz.

Qualquer dúvida, se eu puder responder, fico feliz em ajudar..

quanto ao custo, eu não tenho um valor exato, ja que o acerto foi feito aos poucos, e não existia uma receita pronta pra essa alteração. Devo ter gastado algo em torno de 2000 e 3000 mil, comprando todas as peças com desconto de até 40% na GM

a pontência e algo em torno de 142 Cv (GTEC) e muito torque em baixa (sufuciente pra ficar parado de 1º simplismente afundando o pé no acelerador sem tocar na embreagem e desgarrar de 2ª a 3000 rpm apenas afundando o pe no acelerador
se na minha wagon, conseguir 40 cv a mais e torque em baixa com no máximo 3000 reais, acho válido! pios aqui na minha região, um kit turbo não sai por menos de 6000 reais, claro que o ganho de potência passa dos 100% (comparado aos 40% em média do aspro), mas não tem que se estressar com legalizar o veiculo, nem com a manutenção constante de um carro turbo.

Agora pra finalizar, fabricio, vc teve que abrir o bloco, ou foi meio que "plug and play"?
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Gabriel SW escreveu:Agora pra finalizar, fabricio, vc teve que abrir o bloco, ou foi meio que "plug and play"?
Com certeza!!!

Abri 1,5 milimetro em cada cilindro, o que significa retirar 0,75 milimetro de material das paredes dos cilindros..

tivemos que fazer uma pequena usinagem no bloco também, pois o virabrequim travou no teste manual do bloco.

uma das bielas bateu em um pequeno resalto que havia no bloco. Não gerou maiores problemas, além do desespero inicial de pensar que o virabrequim não ia caber no motor. (HEHEHE)
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem
FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

[quote="Gabriel SW"][se na minha wagon, conseguir 40 cv a mais e torque em baixa com no máximo 3000 reais, acho válido! [quote]

Veja bem, é bom ter um esquema forte pra comprar peças, senão, a conta sobe muito mais.

E outra, não ganhei 40 CV, foi um pouco mais de 30. e não foi apenas com o aumento de cilidrada

o aumento de cilindrada sozinho (1.6 - 1.8) gera um acrécimo de cerca de 15%
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Gabriel SW escreveu:se na minha wagon, conseguir 40 cv a mais e torque em baixa com no máximo 3000 reais, acho válido!
Fabrício Packness escreveu: Veja bem, é bom ter um esquema forte pra comprar peças, senão, a conta sobe muito mais.

E outra, não ganhei 40 CV, foi um pouco mais de 30. e não foi apenas com o aumento de cilidrada

o aumento de cilindrada sozinho (1.6 - 1.8) gera um acrécimo de cerca de 15%
A minha idéia é a seguinte:
Passar de 1.6 pra 1.8, só que vou tentar usar pistão e virabrequim do corsa 2004 (os pistões da Meriv 1.8 16v tão uma fortuna por ter saido poucas merivas com esse motor)
Coletor de escape 4x1;
Filtro esportivo;
Remapeamento da injeção;
Bicos do Vectras 2.2 16v;
Bomba de combustível masi forte;
Escape 2" até o final com dois silenciadores e sem catalizador;
retrabalho no cabeçote ´pra rodar no alcool taxado!

Mas isso é pro futuro, esse ano a prioridade é meu teto, se der tudo certo não preciso me desfazer da wagon!! agora se o negócio virar 180°, ai ferra com tudo e a wagon dá adeus da minha garagem!!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Gabriel SW escreveu:A minha idéia é a seguinte:
Passar de 1.6 pra 1.8, só que vou tentar usar pistão e virabrequim do corsa 2004 (os pistões da Meriv 1.8 16v tão uma fortuna por ter saido poucas merivas com esse motor)
Coletor de escape 4x1;
Filtro esportivo;
Remapeamento da injeção;
Bicos do Vectras 2.2 16v;
Bomba de combustível masi forte;
Escape 2" até o final com dois silenciadores e sem catalizador;
retrabalho no cabeçote ´pra rodar no alcool taxado!

Mas isso é pro futuro, esse ano a prioridade é meu teto, se der tudo certo não preciso me desfazer da wagon!! agora se o negócio virar 180°, ai ferra com tudo e a wagon dá adeus da minha garagem!!

Fica bom assim.... tu vai gostar
o torque é muito legal, 1ª, 2ª e 3ª te cola no banco e tu tem que forçar o pescoço pra ele não ir pra trás.

5ª a 160km /h ele continua acelerando como se estivesse a 100

manutenção é zero, apenas o bico injetor que suja o tempo todo

se tu andar em baixa, fica muito econômico. dá pra andar de 5ª a 50 km/h sem perder o vigor do motor e o conforto, coisa que era impossivel com meu 1.6 original

porém acho legal tu esperar o carro começar a fumar nos anéis
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem
FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

tem que ficar esperto na hora de rebaixar o cabeçote tb....

se baixar muito, as valvulas vão fazer um visita indesejada nas cabeças do seus pistões
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”