Fala galera, tudo okay?
Estou fazendo um computador de bordo para a silver controlado por notebook, maravilhosos 25Mhz de processador, 4mb de memória, uma maravilha
Eu só tenho disponível 2 portas: Serial e Paralela...
A Serial vou utilizar para eliminar o monitor lcd preto/branco original do notebook, vou utilizar um display de 20 caracteres X 4 linhas....
Deixei a paralela para aferir informação do pino de rotação de giro do motor informado pelo módulo, voltagem, saida do som para fazer um equalizador gráfico, e por aí vai
Aí queria fazer um medidor de consumo, para isso preciso do sinal do bico da injeção e do sensor de velocidade.... Esse ultimo que está sendo meu problema..........Pois o meu corsa por ser 96 ainda utiliza cabo para fornecer a velocidade para o velocimetro....
Minha pergunta é.....
-O módulo tem por acaso informação de velocidade que o instrumento Velocimetro está aferindo pelo cabo?
-Consigo além do Cabo para o Velocimetro colocar um sensor de velocidade dos ultimos corsas que é sensor?
Bom, é isso galera.... Quem tiver informações.... Agradeço....
Valew!
Sensor de Velocidade, como?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 2005
- Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
- Localização: Campinas - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Caracoles, estou com um esquema completo da injeção DELPHI MULTEC-IEFI- 6 que pertence ao Corsa 1.0/1.6MPFI, S10 2.2, Omega 2.2, Blazer 2.2 aqui comigo e notei que consta um sensor de velocidade + adaptador do sinal que interpreta para o módulo, ele utiliza-se do pino B2.........
Alguém sabe se tem mesmo?
Amanhã vou ir verificar no carro, com isso já dá para fazer um esqueminha bem legal de computador de bordo....
Alguém sabe se tem mesmo?
Amanhã vou ir verificar no carro, com isso já dá para fazer um esqueminha bem legal de computador de bordo....
-
- :: Rodeio ::
- Mensagens: 615
- Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
- Localização: Campinas - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Leo, é só pegar os pulsos da bobina... aí vc faz a seguinte conta:
Velocidade em km/h: (3.6 * circ) / 32
onde circ é a circunferência do seu pneu, ou seja, vc pega uma fita métrica de alfaiate, deixa o pneu bem calibrado e mede o perímetro... aí você coloca na fórmula (em metros).
Você tem que puxar o fio de referência da parte de baixa voltagem da bobina, senão seu note vai virar churrasco.
[]s
Velocidade em km/h: (3.6 * circ) / 32
onde circ é a circunferência do seu pneu, ou seja, vc pega uma fita métrica de alfaiate, deixa o pneu bem calibrado e mede o perímetro... aí você coloca na fórmula (em metros).
Você tem que puxar o fio de referência da parte de baixa voltagem da bobina, senão seu note vai virar churrasco.
[]s
WillEdu
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 2005
- Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
- Localização: Campinas - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
E ae mano, ow, curti, mas esses pulsos de bobina me fez lembrar Conta-giros de carro carburado, por acaso isso seria para conseguir sinal de RPM?willedu escreveu:Leo, é só pegar os pulsos da bobina... aí vc faz a seguinte conta:
Velocidade em km/h: (3.6 * circ) / 32
onde circ é a circunferência do seu pneu, ou seja, vc pega uma fita métrica de alfaiate, deixa o pneu bem calibrado e mede o perímetro... aí você coloca na fórmula (em metros).
Você tem que puxar o fio de referência da parte de baixa voltagem da bobina, senão seu note vai virar churrasco.
[]s
Se sim é só eu pegar sinal do pino C3 e partir para os calculos....
Ainda to em duvida se o corsa tem ou não o tal sensor de velocidade que consta no Esquema da Injeção......
-
- :: Rodeio ::
- Mensagens: 615
- Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
- Localização: Campinas - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Isso a idéia é pegar a RPM mesmo. Se tiver um sinal na ECU melhor ainda mesmo!!! Só pegar ele, o bom é que já vem protegido contra sobrecorrente.leonardo escreveu:E ae mano, ow, curti, mas esses pulsos de bobina me fez lembrar Conta-giros de carro carburado, por acaso isso seria para conseguir sinal de RPM?willedu escreveu:Leo, é só pegar os pulsos da bobina... aí vc faz a seguinte conta:
Velocidade em km/h: (3.6 * circ) / 32
onde circ é a circunferência do seu pneu, ou seja, vc pega uma fita métrica de alfaiate, deixa o pneu bem calibrado e mede o perímetro... aí você coloca na fórmula (em metros).
Você tem que puxar o fio de referência da parte de baixa voltagem da bobina, senão seu note vai virar churrasco.
[]s
Se sim é só eu pegar sinal do pino C3 e partir para os calculos....
Ainda to em duvida se o corsa tem ou não o tal sensor de velocidade que consta no Esquema da Injeção......
O que você poderia fazer também se necessário era interceptar o sinal do sensor HALL de rotação da roda fônica, mas pra isso precisaria de um osciloscópio pra estudar a forma de onda certinha pro seu carro e fazer as transformações.
[]s
WillEdu
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 2005
- Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
- Localização: Campinas - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Legal mano, essa parte não entendi muito bem...rsrsrs...
Vou pegar esse fim de semana para verificar o dito sinal do sensor de velocidade, se existe ou não........
Vou pegar esse fim de semana para verificar o dito sinal do sensor de velocidade, se existe ou não........
-
- :: Rodeio ::
- Mensagens: 615
- Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
- Localização: Campinas - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Basicamente a idéia do sensor hall é a seguinte:leonardo escreveu:Legal mano, essa parte não entendi muito bem...rsrsrs...
Vou pegar esse fim de semana para verificar o dito sinal do sensor de velocidade, se existe ou não........
Você tem um ímã, ele gera um campo eletromagnético determinado em volta de si próprio. Você coloca uma bobina nesse campo e deixa parada, não vai surgir corrente. Quando você interfere no campo, através dos dentes da roda fônica, por exemplo, é gerada uma corrente na bobina (induzida) que pode ser medida. Conforme o formato e distância dos dentes, a corrente varia, e isso pode ser detectado pela ECU, marcando a rotação, a fase, entre outros. Pra tratar esse sinal precisa-se estudar certinho ele, pois cada modelo de roda fonica gera um sinal diferente. Como é um sinal complexo de ser tratado (precisa de um circuito dedicado para transformação por exemplo), o melhor seria pegar um sinal de pulsos, como o da bobina mesmo, ou instalar o sensor de rotação no eixo, utilizando o sensor do Classic (não é caro não )
[]s
WillEdu
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 2005
- Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
- Localização: Campinas - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Orras! rsrsrsswilledu escreveu:Basicamente a idéia do sensor hall é a seguinte:leonardo escreveu:Legal mano, essa parte não entendi muito bem...rsrsrs...
Vou pegar esse fim de semana para verificar o dito sinal do sensor de velocidade, se existe ou não........
Você tem um ímã, ele gera um campo eletromagnético determinado em volta de si próprio. Você coloca uma bobina nesse campo e deixa parada, não vai surgir corrente. Quando você interfere no campo, através dos dentes da roda fônica, por exemplo, é gerada uma corrente na bobina (induzida) que pode ser medida. Conforme o formato e distância dos dentes, a corrente varia, e isso pode ser detectado pela ECU, marcando a rotação, a fase, entre outros. Pra tratar esse sinal precisa-se estudar certinho ele, pois cada modelo de roda fonica gera um sinal diferente. Como é um sinal complexo de ser tratado (precisa de um circuito dedicado para transformação por exemplo), o melhor seria pegar um sinal de pulsos, como o da bobina mesmo, ou instalar o sensor de rotação no eixo, utilizando o sensor do Classic (não é caro não )
[]s
Mudando de assunto, to achando que o corsa tem sensor de velocidade sim, pois precisando ao mesmo tempo os 2 botões do TID original do corsa com ele em movimento é apresentado Km/h com a velocidade real.... Legal não?
Vou procurar saber +
Valews mano!
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 735 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 0 Respostas
- 363 Exibições
-
Última mensagem por Wellington_XY1971
-
- 2 Respostas
- 1191 Exibições
-
Última mensagem por gilsonsouza
-
- 1 Respostas
- 2087 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 7 Respostas
- 1114 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 668 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 3785 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 2113 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 2 Respostas
- 1051 Exibições
-
Última mensagem por SemControle