DIY - Caixa em Fibra - by Possamai - (+-70 fotos) - Tutorial

Área destinada à tutoriais e explicações de instalações, Fotos de projetos concluido, modelos prontos para cada tipo de corsa e avaliação de equipamentos.
Responder
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

DIY - Caixa em Fibra - by Possamai - (+-70 fotos) - Tutorial

Mensagem por possamai »

Dae galera.. blzinha??

Conversei com o Ricardo e como tinha repostado as imagens, remontamos o tópico com as fotos re-upadas!


Downloads:

Downloads:
Tutorial em Html (Pra guardar no PC): Mega Upload
Tutorial em Html: YouSendit
Tutorial em Html: MegaUpload
Vídeo do Sub Tocando (Dj Astrix - Sex Style) - You Tube
Vídeo do Sub Tocando (Ds Astrix - Poison) - YouSendit






Ta ae como eu fiz minha caixa.. heheh..
Caso não abram as fotos, ou queiram guardar de lembrança, montei um tutorial em HTML que pode ser baixado
Vamos lá...


Tutorial criado por Anderson Possamai

Como fazer uma caixa de som em Fibra de Vidro!
Dae galera beleza??? Espero que sim... :) .. Bem.. depois de 1 mês confeccionando (tanto tempo porque eu enrolei) consegui "termina" minha caixa de som. "Termina" porque não gostei do acabamento e tenho que melhorar... Lixar e repintar, mais nada grave.. :) Vamos lá?!?!?!
Antes de começar as fotos, como são muitas fotos e provavelmente só olhando vocês vão se perder, vou dar uma breve descrição de como eu fiz:
1º) Precisamos definir o projeto. Qual alto-falante vai usar, litragem para caixa, formato (que no meu caso mudei 3 vezes) da caixa, onde ela vai e por aí vai..
2º) Começamos a fazer a base da caixa, e com isso precisamos isolar bem o lugar. Eu utilizei uma camada de Fita crepe e por cima coloquei uma camada de papel Alumínio, daqueles de fazer churrasco.
3º) Prepara resina da Fibra e começa aplicar na área desejada e por cima da resina já vai colocando a manta de fibra e por cima da manta já vai umedecendo ela com mais resina. OBS.: Atenção.. não pode deixar bolhas por baixo da manta, pois essas bolhas deixam a estrutura da caixa fraca.
5º) Passa massa plástica pra reforçar toda caixa. Utilizei a receitinha: "Resina da Fibra de Vidro + Massa Plástica + Areia + Brita (Pedra) 0 (zero) aquelas pedrinhas beeeeem pequenininhas mesmo.
4º) Depois faz a "Argola" onde o alto falante vai ficar parafusado.
5º - Opcional) Faz o suporte para a Argola para que a Argola fique direcionado como você quiser, já medindo a litragem com areia, água, bolinha de isopor, aí fica a critério.
6º) Fixa o suporte e a Argola com cola quente e espera secar. (O passo 5 é opcional pois se caso não quiser fazer o suporte, pode ser utilizado os próprios bastões de cola pra segurar o Alto-Falante. Eu utilizei o suporte pra fica mais resistente).
7º) Após tudo bem fixado, coloca o tecido por cima da caixa e cola na parte da base com cola quente, já verificando a litragem desejada anterior.
8º) Prepara a resina da Fibra e Passa em todo o tecido, principalmente na borda da Argola e na parte onde o tecido se fixa na base feita anterior.
9º) Depois de seco, já vai dar uma endurecida, aí passa Massa Plástica por cima pra reforçar (Se quiser passar só Massa + resina + Areia).
10º) Fazer o acabamento. Fica a critério: Tecido, Carpe, Courvim, Lixar e Pintar.
Meu acabamento foi Lixar e Pintar. Como a Massa + Areia dá um trabalhão pra lixa, eu passei mais uma mão só de massa Plástica e depois da massa seca eu Passei uma mão leve de Massa Rápida (essa não precisa prepara, é só passa, só que é ruinzinha pra trabalha com ela). O bom dessa massa que você passa e ela deixa lisinha. Depois de bem liso, passa com Compressor de ar, Primer PU, Tinta e por último Verniz.
Não coloquei mais entre o passo 4 e 7, se a caixa for dutada, deve-se fazer o suporte e já deixar ajeitado pra fixar ele, para depois colocar o tecido e fechar.

Projeto:
Rádio Pioneer DEH-480MP
Amplificador Roadstar RS4510 (POWER ONE)
SubWoofer Pioneer TS-W256C 10"

Caixa:
Caixa de Aproximadamente 25 litros.
1 Duto de 4" de aproximadamente 50cm.

Cabeamento:
Amplificador - 25mm.
SubWoofer - 2x4mm.
RCA - Hurricane.

Custo da Caixa (aproximado):
3 Latas Massa Plástica - R$ 15,00
4 Latas de Resina de Fibra - R$ 60,00
2 Manta de Fibra de Vidro - R$ 16,00
1 Chapa de MDF 15mm - R$ 60,00 (Só que não usei, metade da metade da metade da metade.. hehehe.. dá pra conseguir uns retalhos de graça nas marcenarias ou madereiras)
2 Lata de Massa Rápida - R$ 16,00
2 Lata de Thinner - R$ 15,00
1 Lata de Esmalte Acrílico (Tinta) - R$ 12,00 (Também usei bem pouco).
1 Lata de Primer PU - R$ 18,00 (Também usei bem pouco).

Areia + Brita 0 - Consegui um balde de graça.
4 par de Luva Cirúrgica - R$ 2,00
1 Máscara - R$ 4,50

Total: R$ 218,50 (OBS.: Paguei um pouco caro, mais sobrou bastante material (Madeira, Tinta, Thinner, PU). E o mais importante, acredito que uma caixa desse jeito que eu fiz, vão me cobrar cerca de R$350,00.

Bem.. vamos as fotos:

1º - Aqui vai a foto dos equipamentos e ferramentas que eu comprei no Paraguai pra fazer a caixa:
Imagem
Esquerda para Direita: Soprador Térmico - Subwoofer Pioneer Ts-W256C - Amplificado Roadstar RS 4510 - Power One
Em cima: Rádio Pioneer DEH - P480mp - Serra Tico-Tico


2º - Modelo da Caixa, eu tinha medido aproximadamente e fiz ela em papelão, pra ter noção se caberia atrás do banco do motorista (que era minha idéia no projeto):
Imagem


3º - Foto do Bonito dentro da Vítima:
Imagem


4º - Espaço Disponível:
Imagem


5º - Modelo da Caixa (O Problema que a caixa depois de pronta ficou um pouco maior do que eu esperava):
Imagem


6º - Material Necessário pra começar a isolar:
Imagem


7º - Começando a isolar com Fita-Crepe (Obs.: Sempre Isolem uma parte maior para proteger da Resina, pois onde ela pega... GRUDA):
Imagem


8º - Isolando com Papel Alumínio:
Imagem


9º - Depois de isolado como ficou:
Imagem


10º - A isolação do lado da porta:
Imagem


11º - Começando a preparar a Resina (ATENÇÃO: Muito cuidado com a resina pois ela gruda fácil, faz uma Sujeira e tem um Cheiro MUUUUIIIITOOO Forte, portanto... Se for mexer com resina, Uso obrigatório de luva (Cirúrgica que é fácil Manusear) e Máscara, áááá de de preferencia em lugares arejados e que podem sujar.)
Imagem


12º - Começando a passar a resina na isolação (ATENÇÃO: Cuidado pra não respingar em outras partes do carro):
Imagem


13º - Depois de passado a Resina e colocado a Fibra:
Imagem


14º - Mais uma:
Imagem


15º - Outro ângulo:
Imagem


16º - Bem.. como minha mistura de Resina fico fraca (Pouco Catalisador), demorou praticamente um dia pra ele endurecer, e enquanto eu tava aguardando (achando que iria secar rápido) nada melhor que uma loira pra acompanhar (Não querendo incentivar a nada).... Reparem no ventilador.. o cheiro dentro do carro tava forte, aí liguei ele pra ver se tirava um pouco de cheiro.:
Imagem


17º - Depois da caixa seca, tirei ela do carro pra ver como ficou a base:
Imagem


18º - Esperei mais um dia pra garantir que estivesse bem seca, aí no outro dia a noite depois que cheguei do trabalho resolvi mexer de novo com a caixa. Esse é meu "Kit Chapeador" que uso pra fazer esses tipos de serviço (Já pintei minha moto). A caixa eu já tinha retirada boa parte das fita crepe e dos papel alumínio que fica grudado e que por sinal é um saco de tirar:
Imagem


19º - Caixa:
Imagem

20º - "Kit Chapeador":
Imagem


21º - Cortando a Manta de Fibra. (Obs. 1: Se quiser por segurança utilizar luvas é bom, pois as vezes começa a pinicar a mão e coça pra Cacet*.
Obs.2: Depois descobri que é melhor utilizar um pedaço grande de manta do que os pedacinhos, a não ser que os pequenos vão deixar um acabamento e estrutura melhor:
Imagem


22º - Preparando Resina:
Imagem


23º - Preparando a Resina com Catalisador, o problema que é meio no olhômetro mesmo (Utiliza cerca de 10 gotas pra cada 100ml - Se secar muito rápido, utilize menos da próxima vez):
Imagem


24º - O Bonito (De acordo com o Vini vulgo Wolverine) usando a coisa mais importante.. Máscara!!!
Imagem


25º - Aplicando a Resina na Peça Base:
Imagem


26º - Aplicando a Manta, e depois Resina de novo por cima (Lembrando: Não deixar bolha de ar!):
Imagem


27º - Caixa vista de cima:
Imagem


28º - Esse é outro brinquedinho que comprei no Submarino (Caro por sinal =/).. Comprei pra da os acabamento e tal. Micro-Retífica:
Imagem


29º - Começando a corta as borda que sobraram (DICA: Eu não me toquei na hora, mais já deixar a caixa no formato agora ajuda pra depois que for passar a massa plástica pra reforçar, pois depois que a massa plástica seca, pra cortar as sobras que passaram da litragem correta é difícil.
Imagem


30º - Começando a cortar:
Imagem


31º - Uma lixada nas bolhas:
Imagem


32º - Bem como iria utilizar aproximadamente 55 cm de duto.. eu tinha que testar como ia coloca ele intero dentro da caixa, aqui estou "tentando" achar uma maneira:
Imagem


33º - "Kit-Chapeador":
Imagem


34º - Preparando a Receitinha Básica pra deixar a caixa resistente... Massa Plástica + Resina + Areia + Brita 0:
Imagem


35º - Aqui depois de misturar bem a Massa + Resina:
Imagem


36º - Acrescentando Areia:
Imagem


37º - Acrescentando Brita 0 (zero):
Imagem


38º - Massa Pronta:
Imagem


39º - Passei na parte interna da Base da Caixa (Coloquei e esperei secar pra ela grudar, para então virar a caixa e colocar na parede traseira, pois senão a massa cai):
Imagem


40º - Na parede da parte de Trás da caixa (O "piso" da caixa já estava seco):
Imagem


41º - Depois da caixa seca comecei a encher os saquinhos plásticos com areia pra verificar +- como ficaria o tamanho da caixa pra dar a litragem certa. Aqui como eu medi... Peguei uma garrafa de Refrigerant de 2,5 litros, cortei a parte de cima pra poder medir aproximado a litragem):
Imagem


42º - Garrafa:
Imagem


43º - Sacos com areia:
Imagem


44º - Aqui aproximadamente a litragem, e como que eu queria que ficasse o subwoofer:
Imagem


45º - Litragem naquele tamanho aproximado (Claro.. deu um pouco a mais por causa do espaço mais é uma idéia de tamanho, e é até preferível ficar um pouco maior pois depois pra diminuir a caixa é só jogar massa dentro até a litragem desejada):
Imagem


46º - Depois de medido, comecei a corta as sobras:
Imagem


47º - Reforçando as laterais da Fibra:
Imagem



2º Passo - Madeira:

48º - A vítima que comprei (Chapa de MDF 15mm):
Imagem


49º - Marcando o suporte do Anel do Alto-Falante:
Imagem


50º - Desenhado:
Imagem


51º - Cortando:
Imagem


52º - Suporte pronto:
Imagem


53º - Aqui já coloquei os 2 suporte do "Anel Provisório" :P para ver como ficaria o Sub:
Imagem


54º - De Lado:
Imagem


55º - De frente:
Imagem


56º - Colando a parte de Baixo-Frente da Madeira para depois fixar bem com Massa Plástica:
Imagem


57º - Duto... Tentei fazer meu duto de 4" torto pra caber dentro da caixa, mais não gostei muito, além de que me disseram que iria ficar soprando o duto atrapalhando a qualidade do som:
Imagem


58º - Modelo na Caixa:
Imagem


59º - Idéia geral do Duto:
Imagem


60º - Como ficou o canto interno:
Imagem


61º - Ajeitando o canto:
Imagem


62º - Então pensei em Confeccionar uma Curva, mais também não gostei nada do acabamento:
Imagem


63º - Então comprei a bendita Curva 45° (Também tem joelho, só que parece que o joelho também sopra pois ele é muito curvo):
Imagem


64º - Tirando Medidas do Anel para segurar o Sub (e meu tão sonhado Sub Pioneer TS-W256C):
Imagem


65º - Medidas (e ao lado minha ajudante):
Imagem


66º - Cortando mais um Anel pois achei que só um não ficaria resistente o suficiente (15mm). Como colei um sobre o outro fiquei com 30mm:
Imagem


Pessoal, peço desculpas pois daqui pra frente fiquei apurado e não consegui tirar muitas fotos, portanto alguns passos vou pular.


67º - Mais uma foto dos Equipamentos (Obs 1: Reparem que já colei o Anel, as Estruturas, Duto já estava preso, tudo colado com cola Quente pra segurar e depois Massa Plástica + Areia pra fixar bem.
Obs 2: Não utilizei o butijão de gás... é porque tinha acabado o gás e minha mãe comprou.. heheh):
Imagem


68º - Passado o Tecido e colado a traseira:
Imagem


69º - Preparando a resina pra aplicar:
Imagem


70º - Aplicando...:
Imagem


Pessoal, novamente peço desculpas pois não consegui tirar as fotos da parte de acabamento e instalação.
Porém não gostei desse acabamento e estarei refazendo, aí eu tiro mais fotos para vocês verem como fazer com a Massa Rápida e Pintura.


71º - Caixa "Pronta" e instalada:
Imagem


Bem, não foi grandes coisa, mais acredito que ajudou vocês a terem uma noção de como fazer a caixa em fibra de vidro. Qualquer coisa mandem as dúvidas que vou tentar ajudar na medida do possível. Foi difícil, mais a melhor coisa que tem é você ver funcionando e ver que foi você que fez... Para terem uma idéia.. já pintei minha moto também :)

Imagem

Loucura... hehehe mais é isso aí.. Viva o DIY (DO IT YORSELF - FAÇA VOCÊ MESMO)...

Bem espero que tenha ajudado ae galera.. Qualquer dúvida manda ae..
Abraços,
Criado por Anderson Possamai.
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
Ariete

Mensagem por Ariete »

Bom, seria interessante se tivesse editado apenas o post inicial, mantendo os comentários...

Pra quem tiver interesse em fazer caixas moldadas (caixa pra sub, pezinho, etc), tem que ficar atento a vazamentos e rigidez da peça, senão o som fica bem prejudicado.
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

kaoru007 escreveu:Bom, seria interessante se tivesse editado apenas o post inicial, mantendo os comentários...

Pra quem tiver interesse em fazer caixas moldadas (caixa pra sub, pezinho, etc), tem que ficar atento a vazamentos e rigidez da peça, senão o som fica bem prejudicado.
Isso mesmo.. esqueci de colocar, mais o ideal é depois de praticamente terminada a caixa, depois da etapa de passar resina sobre o tecido, é montar o altofalante, deixar ele tocando e com uma vela passar próximo toda a caixa, quanda a vela mecher, é que provávelmente esteje vazando nesta parte.

Dúvidas, mandem ae..
Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
matheuschaos
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 10:44:08 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por matheuschaos »

Cara fico mto bom!! pra ter uma base tah mt bom !!

abs
FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

show, nunca que eu vou conseguir fazer uma coisa dessas, nem mesmo com a tua ajudante auxiliando, hehehe.
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

matheuschaos escreveu:Cara fico mto bom!! pra ter uma base tah mt bom !!
abs
Valeu ae Matheus...
FRECHA_pick-up escreveu:show, nunca que eu vou conseguir fazer uma coisa dessas, nem mesmo com a tua ajudante auxiliando, hehehe.
Cara.. se você tem vontade de fazer... faz cara.. é muito gostoso hehehe.. e se tiver dúvida manda ae que se eu puder conserteza irei ajudar!!!


Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
caipa
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quarta-feira 22 2006f Novembro 2006 11:45:02 PM
Localização: Rio Grande - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por caipa »

Quanto custou o módulo, o sub e a tico-tico no paraguai ? alias.. pq nao usou a tico-tico que comprou ? nas fotos ta usando uma da bosch.

Ta rolando uma promoção no submarino de furadeira+tico-tico black and decker por R$150 + frete, mas já me falaram q black and decker é fraquinha... to pensando ainda se vale a pena.

No chuí (fronteira do RS/Uruguai) um amigo meu comprou um amp Pioneer GM 5200T por R$330,00 e um Subwoofer Pioneer 306DVC 400W por R$150,00.
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

caipa escreveu:Quanto custou o módulo, o sub e a tico-tico no paraguai ? alias.. pq nao usou a tico-tico que comprou ? nas fotos ta usando uma da bosch.

Ta rolando uma promoção no submarino de furadeira+tico-tico black and decker por R$150 + frete, mas já me falaram q black and decker é fraquinha... to pensando ainda se vale a pena.

No chuí (fronteira do RS/Uruguai) um amigo meu comprou um amp Pioneer GM 5200T por R$330,00 e um Subwoofer Pioneer 306DVC 400W por R$150,00.
Dae rapaz... beleza...

Bem.. na verdade só usei essa Bosch só 2 dias... antes de eu ter comprado a minha.. por isso apareceu na foto.. mais praticamente usei a minha.. hheeheh..

Sobre os preços paguei 43 reais na tico-tico.. 350 reias no móduo e 110 reais no sub ... (valores aproximados, não lembro certinho de cabeça)..

Qualquer dúvida, mandae..
Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
Karteiro
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 27 2011f Fevereiro 2011 12:18:24 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Karteiro »

Tenho um Corsa wind 2 portas, instalei um som nele contendo, par de 6 bravox Kit 2 vias de 120rms (par), 6x9 Pioneer Ts-a6982r de 80rms (par), isso para som ambiente e uma caixa bandpass na mala com um woofer bravox de 10 com 100 rms, um driver e um twitter ambos selenium e os dois com 100rms cada, tudo alimentado por uma taramps T-400.
Estou a fazer um UP nele e estou com algumas duvidas, irei adicionar esses itens, um sub de 350 a 400 rms, um par de 6x9 de 250rms e mais um modulo.
[b]1[/b] Qual sub comprar o pioneer TSW-258-350rms ou o bravox UXP-10-400rms, ambos de bobina dupla de 4 ohms ou 2 ohms.
[b]2[/b] O 6x9 bravox B4X-69-T 250rms par, Selenium 69QD6TA Quad. 200rms par ou então o Pioneer TS-6993-S de 80rms par.
[b]3[/b] Um modulo Taramps T-200 daria conta de tocar o driver, twitter, os 6x9 e os de 6, pois ai a T-400 ficaria somente com o Sub.
Sei que são muitas duvidas mas se alguem que intende puder me ajudar ficarei agradecido, até mais e obrigado por enquanto...
waleeed
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 13 2016f Fevereiro 2016 04:54:48 AM
Localização: Abaetetuba - PA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por waleeed »

14904AÍ DEIVY COMO O PIDE FALOU TEM DOIS TIPO DE GRADE, TEM COMO COLOCAR O CODIGO DA OUTRA TAMBEM??? Yellow Confused
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Modelos, Projetos e Instalações de Som.”