Como executar a troca de água do radiador?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
maodevaca
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Como executar a troca de água do radiador?

Mensagem por maodevaca » Quarta-feira 01 2006f Novembro 2006 03:54:37 PM

FUTURO TÓPICO SOBRE LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO E TROCA DE AGUA + ADITIVO

1o passo) Com o motor FRIO, afrouxe a abraçadeira para desconectar a mangueira de saida que fica na lateral mais proxima as correias, a posição muda conforme modelo e equipamento no Corsa conforme pode ser verificado na Figura 1 e 2;
Imagem
Figura 1 - Radiador de Arrefecimento do Corsa 8v - SEM AC.
Imagem
Figura 2 - Radiador de Arrefecimento do Corsa 8v - COM AC e Corsa 16v.

2° passo) Abrir a tampa do reservatório de água (de plástico) do motor;
Imagem
Figura 3 - Reservatório de Expansão.

3° passo) Dar a partida e ao mesmo tempo adicionar água DA TORNEIRA no reservatório até que saia limpa na saida do radiador (pela mangueira), tudo isso com o motor LIGADO;

4° passo) Parar de adicionar agua e aguardar a bomba expulsar grande parte da agua para desligar o carro, não vai sair toda agua pois o trecho possui irregularidades.
OBS: A bomba de Agua acionada por correia do motor quando o carro está ligado trabalha com Selo Mecânico que não pode trabalhar muito tempo sem agua pois pode queimar a face prejudicando vedação. Evite deixar muito tempo trabalhando com pouca ou sem agua.

5° passo) Reconectar a mangueira e apertar a mangueira.

6° passo) Adicionar Agua Mineral (Sem Cloro) e aditivo na porcentagem correta que varia de fabricante para fabricante. O Aditivo AC Delco recomenda 50% na mistura.

Duvidas Solucionadas:

B ) No 3o passo, quando retirar a água suja ao MESMO TEMPO em que se adiciona a água da torneira no reservatório, pode danificar o motor, tendo em vista que o motor está quente e você está adicionando água fria da torneira?
Duvida Resolvida - Corrigida no Post

C ) No 4o passo, devesse colocar a mistura (60% água e 40% aditivo) com o motor LIGADO ou DESLIGADO?
Duvida Resolvida - Corrigida no Post

Duvidas Pendentes:

A ) Os procedimentos acima descritos estão corretos? Há algum detalhe que esqueci ou que está faltando? Qual? Detalhes?

D ) Como evitar as bolhas de ar que possam ficar? Existe alguma válvula de "escape" para retirar estas bolhas de ar no Corsa Super 1.0, ano 98, 2 portas??? Como fazer (detalhes)?Porque não retirar o ar mantendo o reservatório de expansão aberto até parar de sair as bolhas (Pois esse é o ponto mais alto do circuito, ou não) ?

Aguardo, muito obrigado.

Corsa Super 1.0, hatch, 1998, 2 portas... veínho... veínho... mas NUNCA me deixou na mão!

Corsa é 10!!!!

jeison.paim
:: Millennium ::

Mensagem por jeison.paim » Sexta-feira 03 2006f Novembro 2006 11:06:39 PM

O procedimento está correto, quanto a proporção de aditivo, a GM recomenda 50 % para o aditivo AC Delco original, quanto a sangria, é só retirar o sensor de temperatura que fica no termostado até o começar a sair água, assim o sistema estará sangrado.

Atual Corsa GLS 1.6 16V 97/98 - Prata Huet
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... 713#432713

leonardo
:: Moderador ::

Mensagem por leonardo » Domingo 05 2006f Novembro 2006 03:04:32 PM

Muito bom hein!!!!! Se alguém conseguir umas fotos agente pode enviar para a ADM para colocar em Matérias..... :D

Imagem

Mafrense

Água de chuva...

Mensagem por Mafrense » Domingo 05 2006f Novembro 2006 07:01:04 PM

Já ouvi falar que o melhor mesmo é colocar água de chuva pois esta não contém cloro e nenhum aditivo químico. Será mesmo?

"Mafrense" - Corsa Super 1.0 1997, em fase de personalização econômica.
Imagem

fernando.macedo

Mensagem por fernando.macedo » Terça-feira 07 2006f Novembro 2006 07:43:06 AM

Amigo,

Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)

Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?

Um abraço...

willedu
:: Rodeio ::
Contato:

Mensagem por willedu » Terça-feira 07 2006f Novembro 2006 01:44:17 PM

fernando.macedo escreveu:Amigo,

Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)

Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?

Um abraço...
Esvazie o sistema por completo e utilize uma mistura de 30 a 40% aditivo para o restante de água comum.

Antes de esvaziar, utilize uma solução de flush da bardhal chamada bardhal rad flush. Siga as instruções do rótulo.

Após a utilização, deixe rodar água de mangueira comum no sistema para garantir a remoção do flush.

Depois esvazie o sistema.

Coloque a nova mistura.

Faça a sangria pela válvula termostática da injeção. É o ponto mais alto do sistema.

[]s

WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com

RicardoNeves

Mensagem por RicardoNeves » Quinta-feira 09 2006f Novembro 2006 05:14:19 PM

willedu escreveu:
fernando.macedo escreveu:Amigo,

Um abraço...
Esvazie o sistema por completo e utilize uma mistura de 30 a 40% aditivo para o restante de água comum.

Antes de esvaziar, utilize uma solução de flush da bardhal chamada bardhal rad flush. Siga as instruções do rótulo.

Após a utilização, deixe rodar água de mangueira comum no sistema para garantir a remoção do flush.

Depois esvazie o sistema.

Coloque a nova mistura.

Faça a sangria pela válvula termostática da injeção. É o ponto mais alto do sistema.

[]s

Onde fica essa válvula?????

willedu
Contato:

Mensagem por willedu » Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 07:10:04 AM

RicardoNeves escreveu: Onde fica essa válvula?????
Tem que ver o modelo do seu carro. O meu, um 16V, fica na frente em cima do motor, no EFI, fica atrás do motor, perto do coletor de admissão, e assim vai.

O legal é vc falar o seu modelo e aí a gente dá uma olhada no catálogo de peças da GM.

[]s

WillEdu

Weco

Mensagem por Weco » Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 04:48:10 PM

Galera, alguém poderia dar uma arrumada no post, derrepente fazer um tutorial, e deixar fixo aki né?! pq sempre aparece esse assunto, e de acordo com q as dúvidas fossem aparecendo, o post ia sendo atualizado...q q vcs acham???
Leonardo, vc acha que seria viável???
abraços

leonardo

Mensagem por leonardo » Domingo 12 2006f Novembro 2006 09:26:40 PM

weco escreveu:Galera, alguém poderia dar uma arrumada no post, derrepente fazer um tutorial, e deixar fixo aki né?! pq sempre aparece esse assunto, e de acordo com q as dúvidas fossem aparecendo, o post ia sendo atualizado...q q vcs acham???
Leonardo, vc acha que seria viável???
abraços
Seria sim com certeza.... Essa era uma duvida minha também.... Refiz o Post do Maodevaca com as duvidas corrigidas no texto, vejam se está certo agora....
Só que agora levanto uma duvida também... Porque não tirar o ar no reservatório de expansão mantendo ele aberto e o carro ligado até parar de sair bolhas de ar?

Imagem

willedu
Contato:

Mensagem por willedu » Segunda-feira 13 2006f Novembro 2006 07:49:49 AM

leonardo escreveu: Seria sim com certeza.... Essa era uma duvida minha também.... Refiz o Post do Maodevaca com as duvidas corrigidas no texto, vejam se está certo agora....
Só que agora levanto uma duvida também... Porque não tirar o ar no reservatório de expansão mantendo ele aberto e o carro ligado até parar de sair bolhas de ar?
Sim, sim, é igual a Direção Hidráulica, não se deve fazer o nivelamento do nível do sistema com a tampa fechada. Só tomar cuidado pra não abrir a tampa com o sistema aberto sob pena do líquido perder pressão, ferver e vazar.

[]s

WillEdu

Weco

Mensagem por Weco » Segunda-feira 13 2006f Novembro 2006 03:02:58 PM

Poxa! ficou muito bom, agora é só a galera ir postando as duvidas e conforme as soluçoes forem aparecendo, o tópico vai melhorando....
Parabens galera!

leonardo

Mensagem por leonardo » Segunda-feira 13 2006f Novembro 2006 06:04:18 PM

Legal Willedu.... Qual dos métodos devo colocou no tutorial?
-Sangramento por valvula termostática?
-Ar do sistema sainda por reservatório de expansão com o motor frio e ligado?
Falows pessoal...

Imagem

RicardoNeves

Mensagem por RicardoNeves » Segunda-feira 13 2006f Novembro 2006 11:12:19 PM

Willedu, o meu é 1.6 16V...

willedu
Contato:

Mensagem por willedu » Terça-feira 14 2006f Novembro 2006 07:17:22 AM

leonardo escreveu:Legal Willedu.... Qual dos métodos devo colocou no tutorial?
-Sangramento por valvula termostática?
-Ar do sistema sainda por reservatório de expansão com o motor frio e ligado?
Falows pessoal...
Acho que isso fica legal. Pq às vezes forma bolha de ar no sensor de temperatura, e os danos são claros, tipo, o carro está quente mas o sensor não "percebe" e foi-se o estrago.

Quanto à deixar o sistema estabilizar com a tampa aberta do reservatório de expansão, também é uma boa, pois se não o fizer, vai ter uma falsa impressão do nível de água, que vai baixar muito quando o carro esquentar.

[]s

WillEdu

willedu
Contato:

Mensagem por willedu » Terça-feira 14 2006f Novembro 2006 07:23:37 AM

RicardoNeves escreveu:Willedu, o meu é 1.6 16V...
Se você olhar pela frente do carro, no motor, à esquerda, vai ver uma mangueira que retorna ao radiador. No motor, onde ela se conecta, fica a válvula termostática, que é aquela que abre quando o carro tá quente pra deixar a água circular. Ligado à ela, tem um sensor, parece uma vela de ignição. É esse o sensor. Quando o sistema estiver estável já, você tira ela, deixa escorrer um pouco da água e com cuidado recoloca, dessa forma evita formação de bolhas nessa região. No corsa eu nunca ouvi falar de dar problema com isso, mas tem outros carros que tem um esquema um pouco diferente que pode ficar preso ar realmente nessa área. Na dúvida... ;)

[]s

WillEdu

leonardo

Mensagem por leonardo » Domingo 21 2007f Janeiro 2007 06:07:34 PM

Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?

Imagem

willedu
Contato:

Mensagem por willedu » Segunda-feira 22 2007f Janeiro 2007 08:45:51 AM

leonardo escreveu:Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?
Leo,

O legal mesmo para fazer isso era retirar a termostática, e fazer a limpeza usando um bardhal radflush, depois água corrente pra tirar o produto... então vc recoloca a termostática.

[]s

WillEdu

leonardo

Mensagem por leonardo » Segunda-feira 22 2007f Janeiro 2007 10:56:19 PM

willedu escreveu:
leonardo escreveu:Galera, acho meio confusso....
Leo,

O legal mesmo para fazer isso era retirar a termostática, e fazer a limpeza usando um bardhal radflush, depois água corrente pra tirar o produto... então vc recoloca a termostática.

[]s
blz maninho, prox vez vou fazer assim........ :wink:

Imagem

Ariete

Mensagem por Ariete » Segunda-feira 22 2007f Janeiro 2007 11:02:06 PM

acho arriscado demais ligar o motor "sem agua", colocando a agua em cima e saindo por baixo.

EU acredito q seja mais seguro sangrar, apertar os parafusos, encher de agua, ligar, sangrar novamente e etc....

Responder

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”