Como executar a troca de água do radiador?

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willedu
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Mensagem por willedu »

leonardo escreveu: Seria sim com certeza.... Essa era uma duvida minha também.... Refiz o Post do Maodevaca com as duvidas corrigidas no texto, vejam se está certo agora....
Só que agora levanto uma duvida também... Porque não tirar o ar no reservatório de expansão mantendo ele aberto e o carro ligado até parar de sair bolhas de ar?
Sim, sim, é igual a Direção Hidráulica, não se deve fazer o nivelamento do nível do sistema com a tampa fechada. Só tomar cuidado pra não abrir a tampa com o sistema aberto sob pena do líquido perder pressão, ferver e vazar.

[]s
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Mensagem por Weco »

Poxa! ficou muito bom, agora é só a galera ir postando as duvidas e conforme as soluçoes forem aparecendo, o tópico vai melhorando....
Parabens galera!
leonardo
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Mensagem por leonardo »

Legal Willedu.... Qual dos métodos devo colocou no tutorial?
-Sangramento por valvula termostática?
-Ar do sistema sainda por reservatório de expansão com o motor frio e ligado?
Falows pessoal...
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RicardoNeves
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Mensagem por RicardoNeves »

Willedu, o meu é 1.6 16V...
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Mensagem por willedu »

leonardo escreveu:Legal Willedu.... Qual dos métodos devo colocou no tutorial?
-Sangramento por valvula termostática?
-Ar do sistema sainda por reservatório de expansão com o motor frio e ligado?
Falows pessoal...
Acho que isso fica legal. Pq às vezes forma bolha de ar no sensor de temperatura, e os danos são claros, tipo, o carro está quente mas o sensor não "percebe" e foi-se o estrago.

Quanto à deixar o sistema estabilizar com a tampa aberta do reservatório de expansão, também é uma boa, pois se não o fizer, vai ter uma falsa impressão do nível de água, que vai baixar muito quando o carro esquentar.

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Mensagem por willedu »

RicardoNeves escreveu:Willedu, o meu é 1.6 16V...
Se você olhar pela frente do carro, no motor, à esquerda, vai ver uma mangueira que retorna ao radiador. No motor, onde ela se conecta, fica a válvula termostática, que é aquela que abre quando o carro tá quente pra deixar a água circular. Ligado à ela, tem um sensor, parece uma vela de ignição. É esse o sensor. Quando o sistema estiver estável já, você tira ela, deixa escorrer um pouco da água e com cuidado recoloca, dessa forma evita formação de bolhas nessa região. No corsa eu nunca ouvi falar de dar problema com isso, mas tem outros carros que tem um esquema um pouco diferente que pode ficar preso ar realmente nessa área. Na dúvida... ;)

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Mensagem por leonardo »

Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?
willedu
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Mensagem por willedu »

leonardo escreveu:Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?
Leo,

O legal mesmo para fazer isso era retirar a termostática, e fazer a limpeza usando um bardhal radflush, depois água corrente pra tirar o produto... então vc recoloca a termostática.

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Mensagem por leonardo »

willedu escreveu:
leonardo escreveu:Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?
Leo,

O legal mesmo para fazer isso era retirar a termostática, e fazer a limpeza usando um bardhal radflush, depois água corrente pra tirar o produto... então vc recoloca a termostática.

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blz maninho, prox vez vou fazer assim........ :wink:
Ariete

Mensagem por Ariete »

acho arriscado demais ligar o motor "sem agua", colocando a agua em cima e saindo por baixo.

EU acredito q seja mais seguro sangrar, apertar os parafusos, encher de agua, ligar, sangrar novamente e etc....
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