Como executar a troca de água do radiador?

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maodevaca
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Como executar a troca de água do radiador?

Mensagem por maodevaca » Quarta-feira 01 2006f Novembro 2006 03:54:37 PM

FUTURO TÓPICO SOBRE LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO E TROCA DE AGUA + ADITIVO

1o passo) Com o motor FRIO, afrouxe a abraçadeira para desconectar a mangueira de saida que fica na lateral mais proxima as correias, a posição muda conforme modelo e equipamento no Corsa conforme pode ser verificado na Figura 1 e 2;
Imagem
Figura 1 - Radiador de Arrefecimento do Corsa 8v - SEM AC.
Imagem
Figura 2 - Radiador de Arrefecimento do Corsa 8v - COM AC e Corsa 16v.

2° passo) Abrir a tampa do reservatório de água (de plástico) do motor;
Imagem
Figura 3 - Reservatório de Expansão.

3° passo) Dar a partida e ao mesmo tempo adicionar água DA TORNEIRA no reservatório até que saia limpa na saida do radiador (pela mangueira), tudo isso com o motor LIGADO;

4° passo) Parar de adicionar agua e aguardar a bomba expulsar grande parte da agua para desligar o carro, não vai sair toda agua pois o trecho possui irregularidades.
OBS: A bomba de Agua acionada por correia do motor quando o carro está ligado trabalha com Selo Mecânico que não pode trabalhar muito tempo sem agua pois pode queimar a face prejudicando vedação. Evite deixar muito tempo trabalhando com pouca ou sem agua.

5° passo) Reconectar a mangueira e apertar a mangueira.

6° passo) Adicionar Agua Mineral (Sem Cloro) e aditivo na porcentagem correta que varia de fabricante para fabricante. O Aditivo AC Delco recomenda 50% na mistura.

Duvidas Solucionadas:

B ) No 3o passo, quando retirar a água suja ao MESMO TEMPO em que se adiciona a água da torneira no reservatório, pode danificar o motor, tendo em vista que o motor está quente e você está adicionando água fria da torneira?
Duvida Resolvida - Corrigida no Post

C ) No 4o passo, devesse colocar a mistura (60% água e 40% aditivo) com o motor LIGADO ou DESLIGADO?
Duvida Resolvida - Corrigida no Post

Duvidas Pendentes:

A ) Os procedimentos acima descritos estão corretos? Há algum detalhe que esqueci ou que está faltando? Qual? Detalhes?

D ) Como evitar as bolhas de ar que possam ficar? Existe alguma válvula de "escape" para retirar estas bolhas de ar no Corsa Super 1.0, ano 98, 2 portas??? Como fazer (detalhes)?Porque não retirar o ar mantendo o reservatório de expansão aberto até parar de sair as bolhas (Pois esse é o ponto mais alto do circuito, ou não) ?

Aguardo, muito obrigado.


Corsa Super 1.0, hatch, 1998, 2 portas... veínho... veínho... mas NUNCA me deixou na mão!

Corsa é 10!!!!


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Mensagem por jeison.paim » Sexta-feira 03 2006f Novembro 2006 11:06:39 PM

O procedimento está correto, quanto a proporção de aditivo, a GM recomenda 50 % para o aditivo AC Delco original, quanto a sangria, é só retirar o sensor de temperatura que fica no termostado até o começar a sair água, assim o sistema estará sangrado.


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Mensagem por leonardo » Domingo 05 2006f Novembro 2006 03:04:32 PM

Muito bom hein!!!!! Se alguém conseguir umas fotos agente pode enviar para a ADM para colocar em Matérias..... :D


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Água de chuva...

Mensagem por Mafrense » Domingo 05 2006f Novembro 2006 07:01:04 PM

Já ouvi falar que o melhor mesmo é colocar água de chuva pois esta não contém cloro e nenhum aditivo químico. Será mesmo?


"Mafrense" - Corsa Super 1.0 1997, em fase de personalização econômica.
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Mensagem por fernando.macedo » Terça-feira 07 2006f Novembro 2006 07:43:06 AM

Amigo,

Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)

Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?

Um abraço...



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Mensagem por willedu » Terça-feira 07 2006f Novembro 2006 01:44:17 PM

fernando.macedo escreveu:Amigo,

Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)

Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?

Um abraço...
Esvazie o sistema por completo e utilize uma mistura de 30 a 40% aditivo para o restante de água comum.

Antes de esvaziar, utilize uma solução de flush da bardhal chamada bardhal rad flush. Siga as instruções do rótulo.

Após a utilização, deixe rodar água de mangueira comum no sistema para garantir a remoção do flush.

Depois esvazie o sistema.

Coloque a nova mistura.

Faça a sangria pela válvula termostática da injeção. É o ponto mais alto do sistema.

[]s


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Mensagem por RicardoNeves » Quinta-feira 09 2006f Novembro 2006 05:14:19 PM

willedu escreveu:
fernando.macedo escreveu:Amigo,

Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)

Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?

Um abraço...
Esvazie o sistema por completo e utilize uma mistura de 30 a 40% aditivo para o restante de água comum.

Antes de esvaziar, utilize uma solução de flush da bardhal chamada bardhal rad flush. Siga as instruções do rótulo.

Após a utilização, deixe rodar água de mangueira comum no sistema para garantir a remoção do flush.

Depois esvazie o sistema.

Coloque a nova mistura.

Faça a sangria pela válvula termostática da injeção. É o ponto mais alto do sistema.

[]s

Onde fica essa válvula?????




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Mensagem por willedu » Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 07:10:04 AM

RicardoNeves escreveu: Onde fica essa válvula?????
Tem que ver o modelo do seu carro. O meu, um 16V, fica na frente em cima do motor, no EFI, fica atrás do motor, perto do coletor de admissão, e assim vai.

O legal é vc falar o seu modelo e aí a gente dá uma olhada no catálogo de peças da GM.

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Mensagem por Weco » Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 04:48:10 PM

Galera, alguém poderia dar uma arrumada no post, derrepente fazer um tutorial, e deixar fixo aki né?! pq sempre aparece esse assunto, e de acordo com q as dúvidas fossem aparecendo, o post ia sendo atualizado...q q vcs acham???
Leonardo, vc acha que seria viável???
abraços



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Mensagem por leonardo » Domingo 12 2006f Novembro 2006 09:26:40 PM

weco escreveu:Galera, alguém poderia dar uma arrumada no post, derrepente fazer um tutorial, e deixar fixo aki né?! pq sempre aparece esse assunto, e de acordo com q as dúvidas fossem aparecendo, o post ia sendo atualizado...q q vcs acham???
Leonardo, vc acha que seria viável???
abraços
Seria sim com certeza.... Essa era uma duvida minha também.... Refiz o Post do Maodevaca com as duvidas corrigidas no texto, vejam se está certo agora....
Só que agora levanto uma duvida também... Porque não tirar o ar no reservatório de expansão mantendo ele aberto e o carro ligado até parar de sair bolhas de ar?


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Mensagem por willedu » Segunda-feira 13 2006f Novembro 2006 07:49:49 AM

leonardo escreveu: Seria sim com certeza.... Essa era uma duvida minha também.... Refiz o Post do Maodevaca com as duvidas corrigidas no texto, vejam se está certo agora....
Só que agora levanto uma duvida também... Porque não tirar o ar no reservatório de expansão mantendo ele aberto e o carro ligado até parar de sair bolhas de ar?
Sim, sim, é igual a Direção Hidráulica, não se deve fazer o nivelamento do nível do sistema com a tampa fechada. Só tomar cuidado pra não abrir a tampa com o sistema aberto sob pena do líquido perder pressão, ferver e vazar.

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Mensagem por Weco » Segunda-feira 13 2006f Novembro 2006 03:02:58 PM

Poxa! ficou muito bom, agora é só a galera ir postando as duvidas e conforme as soluçoes forem aparecendo, o tópico vai melhorando....
Parabens galera!



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Mensagem por leonardo » Segunda-feira 13 2006f Novembro 2006 06:04:18 PM

Legal Willedu.... Qual dos métodos devo colocou no tutorial?
-Sangramento por valvula termostática?
-Ar do sistema sainda por reservatório de expansão com o motor frio e ligado?
Falows pessoal...


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Mensagem por RicardoNeves » Segunda-feira 13 2006f Novembro 2006 11:12:19 PM

Willedu, o meu é 1.6 16V...



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Mensagem por willedu » Terça-feira 14 2006f Novembro 2006 07:17:22 AM

leonardo escreveu:Legal Willedu.... Qual dos métodos devo colocou no tutorial?
-Sangramento por valvula termostática?
-Ar do sistema sainda por reservatório de expansão com o motor frio e ligado?
Falows pessoal...
Acho que isso fica legal. Pq às vezes forma bolha de ar no sensor de temperatura, e os danos são claros, tipo, o carro está quente mas o sensor não "percebe" e foi-se o estrago.

Quanto à deixar o sistema estabilizar com a tampa aberta do reservatório de expansão, também é uma boa, pois se não o fizer, vai ter uma falsa impressão do nível de água, que vai baixar muito quando o carro esquentar.

[]s


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