VHC convertido p/ alcool estoura com motor frio, pq??
- DJCRD
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Bom, antes de tudo, não sou profundo conhecedor, mas vamos lá...
Primeiro, também tenho um Alcoflex e já passei por esse problema.
O que esse aparelho faz é aumentar o tempo de injeção de combustível, ou seja, a central do veículo envia um sinal para os bicos por um certo tempo (milésimos de segundo), e o Alcoflex aumenta esse tempo em 20, 30, 40 até 50%. Ele não altera o ponto, infelizmente.
O estouro que vcs verificaram é estouro na admissão. Isso é comum em algumas conversões, mas não é pré-detonação, pois isso é extremante raro com álcool, a não ser no caso de extremo reabaixamento de cabeçote, o que não é o caso.
Esse estouro é, com certeza, mistura pobre, ou seja, há pouco combustível sendo injetado na fase em que o motor está frio.
A central do veículo, principalmente o Corsa, só ajusta o tempo de injeção com precisão após o motor estar bem aquecido. Isso porque a sonda lambda do Corsa não tem aquecimento próprio e depende do aquecimento do escapamento.
Por esse motivo é que na fase fria ele estoura, quando aquece a central corrige o problema.
É bom lembrar que a central tem um limite, tanto para empobrecer a mistura, quanto para enriquecer, por isso que há necessidade de aumentar o tempo de injeção.
Ter limites maiores de tempo de injeção é uma das "virtudes" dos modelos flex de verdade, o que possibilita o uso dos dois combustíveis, mas claro que não é só isso.
No caso da gasolina com mistura pobre praticamente não há esse estouro, mas aí sim há pré-detonação, principalmente pela menor octanagem. Estando a mistura pobre (pouco combustível e muito ar) quando comprimida ela entra em ignição antes do tempo, ou seja, antes da vela emitir a centelha (faísca). Quando isso acontece, aí sim a explosão acontece antes do pistão estar descendo, ele está subindo e recebe um força contrária e tenta voltá-lo. É comum nesses casos furar o pistão ou outro dano grave quando o problema não é sanado rapidamente.
Bom vamos as soluções, já que vc troucou a bomba e o filtro só restam essas:
1- Aumentar o tempo de injeção - Experimente aumentar o tempo de injeção mudando os "jumpers" no aparelho. Isso está apresentado no manual. Se vc não tiver baixe-o no site www.alcolfex.com.br .
De qualquer forma:
20% = sem jumper
30% = jumper em A
40% = jumper em B
50% = jumper em A e em B
Fique tranquilo em aumentar, o máximo que vai acontecer é parar de estourar, não vai gastar mais, pois muitura pobre também provoca um maior gasto de combustível.
E também após aquecido, a central ajusta o tempo, corrigindo a mistura.
2- Coloque uns 5 litros de gasolina, de prefência aditivada e de boa qualidade, para cada tanque de álcool.
Isso elimina o problema e ainda corrige a lacuna que a falta de ajuste correto do ponto provoca, vc perceberá que o carro vai andar um pouco melhor.
Comentando sobre as outras respostas, não quero criticar ninguém, mesmo pq não conheço quase nada mas:
Não há como ajustar o ponto em motores de Corsa MPFI a não ser por reprogramação do chip. O único meio é somente trocando o chip por um remapeado já com as curvas do ponto-de-ignição correto.
É por isso que a melhor conversão é reprogramando o chip. Nele vc ajusta o tempo de injeção em todas as fases do motor (quente-fria), bem como a curva de ignição, avanço, etc...
Infelizmente na época que converti não encontrei alguém que fizesse um serviço bom por chip, todos queriam retirar a solda do original e soldar o novo. Imagina uma oficina boca de porco soldando um chip numa central toda em SMD de R$3.000,00??? Nem pensar.
Mas agora existem adaptadores, é só desencaixar o chip original do soquete, encaixar o adaptador e o chip novo nele.
Voltando ao seu caso, mesmo que fosse possível ajustar o ponto, vc teria que adiantá-lo, mas fazendo isso com mistura pobre o estouro na admissão iria aumentar bastante, e talvez também estourasse na fase quente!
De qualquer forma, corrija o problema, pq estouro na admissão pode danificar sensores, filtro, caixa de filtro e como vc disse é feio!
Espero te ajudado e desculpe o tamanho do post!
Abraços...
Primeiro, também tenho um Alcoflex e já passei por esse problema.
O que esse aparelho faz é aumentar o tempo de injeção de combustível, ou seja, a central do veículo envia um sinal para os bicos por um certo tempo (milésimos de segundo), e o Alcoflex aumenta esse tempo em 20, 30, 40 até 50%. Ele não altera o ponto, infelizmente.
O estouro que vcs verificaram é estouro na admissão. Isso é comum em algumas conversões, mas não é pré-detonação, pois isso é extremante raro com álcool, a não ser no caso de extremo reabaixamento de cabeçote, o que não é o caso.
Esse estouro é, com certeza, mistura pobre, ou seja, há pouco combustível sendo injetado na fase em que o motor está frio.
A central do veículo, principalmente o Corsa, só ajusta o tempo de injeção com precisão após o motor estar bem aquecido. Isso porque a sonda lambda do Corsa não tem aquecimento próprio e depende do aquecimento do escapamento.
Por esse motivo é que na fase fria ele estoura, quando aquece a central corrige o problema.
É bom lembrar que a central tem um limite, tanto para empobrecer a mistura, quanto para enriquecer, por isso que há necessidade de aumentar o tempo de injeção.
Ter limites maiores de tempo de injeção é uma das "virtudes" dos modelos flex de verdade, o que possibilita o uso dos dois combustíveis, mas claro que não é só isso.
No caso da gasolina com mistura pobre praticamente não há esse estouro, mas aí sim há pré-detonação, principalmente pela menor octanagem. Estando a mistura pobre (pouco combustível e muito ar) quando comprimida ela entra em ignição antes do tempo, ou seja, antes da vela emitir a centelha (faísca). Quando isso acontece, aí sim a explosão acontece antes do pistão estar descendo, ele está subindo e recebe um força contrária e tenta voltá-lo. É comum nesses casos furar o pistão ou outro dano grave quando o problema não é sanado rapidamente.
Bom vamos as soluções, já que vc troucou a bomba e o filtro só restam essas:
1- Aumentar o tempo de injeção - Experimente aumentar o tempo de injeção mudando os "jumpers" no aparelho. Isso está apresentado no manual. Se vc não tiver baixe-o no site www.alcolfex.com.br .
De qualquer forma:
20% = sem jumper
30% = jumper em A
40% = jumper em B
50% = jumper em A e em B
Fique tranquilo em aumentar, o máximo que vai acontecer é parar de estourar, não vai gastar mais, pois muitura pobre também provoca um maior gasto de combustível.
E também após aquecido, a central ajusta o tempo, corrigindo a mistura.
2- Coloque uns 5 litros de gasolina, de prefência aditivada e de boa qualidade, para cada tanque de álcool.
Isso elimina o problema e ainda corrige a lacuna que a falta de ajuste correto do ponto provoca, vc perceberá que o carro vai andar um pouco melhor.
Comentando sobre as outras respostas, não quero criticar ninguém, mesmo pq não conheço quase nada mas:
Não há como ajustar o ponto em motores de Corsa MPFI a não ser por reprogramação do chip. O único meio é somente trocando o chip por um remapeado já com as curvas do ponto-de-ignição correto.
É por isso que a melhor conversão é reprogramando o chip. Nele vc ajusta o tempo de injeção em todas as fases do motor (quente-fria), bem como a curva de ignição, avanço, etc...
Infelizmente na época que converti não encontrei alguém que fizesse um serviço bom por chip, todos queriam retirar a solda do original e soldar o novo. Imagina uma oficina boca de porco soldando um chip numa central toda em SMD de R$3.000,00??? Nem pensar.
Mas agora existem adaptadores, é só desencaixar o chip original do soquete, encaixar o adaptador e o chip novo nele.
Voltando ao seu caso, mesmo que fosse possível ajustar o ponto, vc teria que adiantá-lo, mas fazendo isso com mistura pobre o estouro na admissão iria aumentar bastante, e talvez também estourasse na fase quente!
De qualquer forma, corrija o problema, pq estouro na admissão pode danificar sensores, filtro, caixa de filtro e como vc disse é feio!
Espero te ajudado e desculpe o tamanho do post!
Abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!
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Concordo com o DJCRD!
Melhor negócio seria ter chipado o carro e aí vc ajusta como quer. Já colocou velas pra carro à álcool? Ah! e a mistura com gasolina ajuda e muito! Tive um palio convertido com Flextek e tive o mesmo problema... Os estouros são horriveis e se vc exigir torque do motor com ele frio fica pior ainda... Já meu irmão pegou outro Palio remapeado por chip e não tinha necas de problema... A solução mais barata a se tentar no momento é usar de 10 à 20% de gasolina em relação a qtde de alcool que vc abastecer. Experimenta PODIUM (BR)! Ou isso te ajuda, ou vais ter que retrabalhar o bicos (ou trocar pelos dos corsas flex) e ainda remapear o chip!
Conselho? Vende o conversor que vc pôs e faz a conversão via chip! Não tem erro!
Melhor negócio seria ter chipado o carro e aí vc ajusta como quer. Já colocou velas pra carro à álcool? Ah! e a mistura com gasolina ajuda e muito! Tive um palio convertido com Flextek e tive o mesmo problema... Os estouros são horriveis e se vc exigir torque do motor com ele frio fica pior ainda... Já meu irmão pegou outro Palio remapeado por chip e não tinha necas de problema... A solução mais barata a se tentar no momento é usar de 10 à 20% de gasolina em relação a qtde de alcool que vc abastecer. Experimenta PODIUM (BR)! Ou isso te ajuda, ou vais ter que retrabalhar o bicos (ou trocar pelos dos corsas flex) e ainda remapear o chip!
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Corsa Sedan Maxx 1.8 Flexpower 2005 Preto Litz
WINNER 8 15" / Capas dos retro cromadas /
Grade com friso cromado / Crystal Vision H7 /
Sony Motion Blade
Fotos: http://corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=16741
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Fala galera blz?
então, eu já coloco 10 reais de gasolina por tanque de alcool, o que da uns 4 litros de gasolina
Uma dúvida, essa pré-detonação que o Fabricio comentou, não poderia ser por o carro estar fora de ponto e a vela dar a faísca na hora errada, e assim estourando antes? Seria igual a pré-detonacao, mas ao invés de estourar com a alta pressão ele estoura com a faísca na hora errada, não poderia ser???
Tirar o Alcolflex e chipar nem rola por enquanto, pra chipar são 300 reais, o conversor eu paguei 85.
Uma coisa que não entendi, pq com mistura pobre ele estoura? O que faz estourar qdo está pobre?
Bom é isso, vlw Fabricio e Djcrd pela ajdua
vlwww
então, eu já coloco 10 reais de gasolina por tanque de alcool, o que da uns 4 litros de gasolina
Uma dúvida, essa pré-detonação que o Fabricio comentou, não poderia ser por o carro estar fora de ponto e a vela dar a faísca na hora errada, e assim estourando antes? Seria igual a pré-detonacao, mas ao invés de estourar com a alta pressão ele estoura com a faísca na hora errada, não poderia ser???
Tirar o Alcolflex e chipar nem rola por enquanto, pra chipar são 300 reais, o conversor eu paguei 85.
Uma coisa que não entendi, pq com mistura pobre ele estoura? O que faz estourar qdo está pobre?
Bom é isso, vlw Fabricio e Djcrd pela ajdua

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Está havendo alguma confusão aqui! Detonação pode ocorrer qdo o ponto está muito adiantado, como seu carro está rodando com alcool com ponto de gasolina, o ponto do seu carro então está atrasado! Isso pq a velocidade da chama do alcool é de 0,6 m/s enquanto a da gasolina é de 0,8 m/s, portanto para alcool deve adiantar o ponto para que a explosão aconteça na hora certa.
O que pode estar acontecendo com seu carro é que ponto atrasado demais gera um aquecimento maior na parte alta do motor, esse aquecimento atinge o ar no coletor de admissão, ou seja que não entrou ainda na câmara de combustão, com o ar quente mais combustível, ocorre aqueles estouros no coletor.
Não tem jeito cara, carro a alcool tem que ter o ponto adiantado, nem só por esse problema de estouros na admissão, tb pelo desempenho. Vc tem que fazer o remapeamento. Esse valor de 300 reais que vc citou tá muito alto. Eu paguei 200 no meu há quase dois anos atrás. Aqui mesmo no fórum tem o Leo que faz esse seviço por 120. No remapeamento já acerta a injeção e a ignição, nem precisaria vc ter comprado esse negócio que esqueci o nome.
Falow.
O que pode estar acontecendo com seu carro é que ponto atrasado demais gera um aquecimento maior na parte alta do motor, esse aquecimento atinge o ar no coletor de admissão, ou seja que não entrou ainda na câmara de combustão, com o ar quente mais combustível, ocorre aqueles estouros no coletor.
Não tem jeito cara, carro a alcool tem que ter o ponto adiantado, nem só por esse problema de estouros na admissão, tb pelo desempenho. Vc tem que fazer o remapeamento. Esse valor de 300 reais que vc citou tá muito alto. Eu paguei 200 no meu há quase dois anos atrás. Aqui mesmo no fórum tem o Leo que faz esse seviço por 120. No remapeamento já acerta a injeção e a ignição, nem precisaria vc ter comprado esse negócio que esqueci o nome.
Falow.
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Outra confusão:
- Não existe pré-detonação, existe detonação que é uma combustão anormal que leva a criação de uma onda de pressão que viaja a uma velocidade extramente alta chocando com as paredes do cilindro, fazendo elas entrarem em vibração. Essa detonação acontece junto com a ignição.
- Tb existe a pré-ignição, onde a mistura entra em combustão antes do centelhamento da vela, isso é causado principalmente por pontos quentes. A detonação pode levar a pré-ignição, e esta, tb pode causar o mesmo problema do seu carro, estouros pela admissão.
- Pelo que percebi, vcs estão nomeando de "pré-detonação", a combustão que acontece antes do ponto certo, para evitar confusão use o termo ponto adiantado. E ponto adiantado pode levar à detonação que é o que disse lá em cima, e não uma combustão antes do tempo.
Espero ter esclarecido, abraço.
- Não existe pré-detonação, existe detonação que é uma combustão anormal que leva a criação de uma onda de pressão que viaja a uma velocidade extramente alta chocando com as paredes do cilindro, fazendo elas entrarem em vibração. Essa detonação acontece junto com a ignição.
- Tb existe a pré-ignição, onde a mistura entra em combustão antes do centelhamento da vela, isso é causado principalmente por pontos quentes. A detonação pode levar a pré-ignição, e esta, tb pode causar o mesmo problema do seu carro, estouros pela admissão.
- Pelo que percebi, vcs estão nomeando de "pré-detonação", a combustão que acontece antes do ponto certo, para evitar confusão use o termo ponto adiantado. E ponto adiantado pode levar à detonação que é o que disse lá em cima, e não uma combustão antes do tempo.
Espero ter esclarecido, abraço.
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Amigão só completando, como DJCRD disse, o problema do seu carro tb pode ser mistura pobre, inclusive estes estouros acontecem mais neste caso, mais tb com ponto fora. No seu carro pode ser os dois juntos, ponto atrasado e mistura pobre. Faça o remapeamento e mata já os dois problemas.Chuck escreveu:Fala galera blz?
então, eu já coloco 10 reais de gasolina por tanque de alcool, o que da uns 4 litros de gasolina
Uma dúvida, essa pré-detonação que o Fabricio comentou, não poderia ser por o carro estar fora de ponto e a vela dar a faísca na hora errada, e assim estourando antes? Seria igual a pré-detonacao, mas ao invés de estourar com a alta pressão ele estoura com a faísca na hora errada, não poderia ser???
Tirar o Alcolflex e chipar nem rola por enquanto, pra chipar são 300 reais, o conversor eu paguei 85.
Uma coisa que não entendi, pq com mistura pobre ele estoura? O que faz estourar qdo está pobre?
Bom é isso, vlw Fabricio e Djcrd pela ajdua
vlwww
Vc perguntou pq mistura pobre dá esses estouros na admissão, a resposta é a mesma do ponto atrasado, como a mistura pobre há pouco combústivel na mistura, e o combustível serve tb para refrigeração da câmara, como tem pouco esta parte trabalhará mais quente, e calor será transmitido para o ar na admissão, que fará com que qdo injete combustivel parte entre em combustão.
Abraço.
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isso mesmo wevertonvb, a mistura pobre comeca a deixar as camaras quentes, quentes a ponto de entrar em combustao ainda sem faisca, isso pode ser muito prejudicial....
qnt a converter gasolina pra alcool precisa alimentar corretamente, e acertar o ponto, memso no VHC com taxa ja suficiente pra alcool
qnt a converter gasolina pra alcool precisa alimentar corretamente, e acertar o ponto, memso no VHC com taxa ja suficiente pra alcool
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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- Contato:
Já foi bem respondido heim!...
Mistura pobre o problema....no meu carro to usando esse aparelho, estava com 50%...porém tava com problema na sonda....
Agora trocou a sonda e to rodando com 30%....uma blz!
Naum eskese de sempre colocar uns 5 liros de gasolina aditivada em cada tanke ceio de alcool, ajuda muito em vários fatores!
Abraço!
Mistura pobre o problema....no meu carro to usando esse aparelho, estava com 50%...porém tava com problema na sonda....
Agora trocou a sonda e to rodando com 30%....uma blz!
Naum eskese de sempre colocar uns 5 liros de gasolina aditivada em cada tanke ceio de alcool, ajuda muito em vários fatores!
Abraço!
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