é verdade q c colocar a borboleta do 1.6 anda mais o 1.0

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
Lucídio Serves
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

pedropaulo escreveu:
Lucídio Serves escreveu:Opininhão minha....NÃO RESOLVE NADA, não adianta mudar o corpo nem aumentar o tamanho da borboleta.
Como brilhantemente explicou o Wevertonvb, o que interessa nessa história é a capacidade de aspirar um certo volume de ar, e isso é feito pelos cilindros.
Em meu carro 1.8 fLEX eu instalei um super filtro esportívo da K&N para atender motores de até 3.0 (alta capacidade).
Tirei do escapamento o abafador, e em seu lugar, fiz um cano de aço inox direto até a ponteira e sabe o que ganhei de potência ????? NADA,.... isso eu já sabia, mas fiz para ganhar um RONCO melhor, e nisso o resultado foi muito bom.
O ganho de rendimento nesse caso, só é percebido um pouquinho para quem andar sempre no giro máximo, mas para mim que troco as marchas sempre no torque certo, não tive alteração alguma.
vc trabalhou o fluxo de ar e nao trabalhou a injecao de combustivel por isso q vc nao ganhou potencia,

É isso mesmo, vc tem razão, não alterei nada na injeção, mas a pergunta foi: SE TROCAR A TBI POR OUTRA MAIOR, A POTÊNCIA AUMENTA ??, e eu respondi que no meu caso não melhorou nada, mas eu sei que se além do que fiz e ainda remapear a injeção, as coisas mudam, mas não era essa a pergunta.

no meu corsa eu estou montando ele com tbi 50 mm, chip a alcool, 10.5 taxa, escape 2.5 polegadas com 1 abafador somente, e vou fazer um video deu fazendo de 0 a 100 em em 7 segundos.

Com certeza vai ficar ótimo, tenho certeza.

veja no youtube meus videos do corsa só com chip de potencia original 11 segundos com chip 9 segundos de 0 a 100

já q vcs acha q não adianta pq q nao coloca intão uma tbi de um carro 1.0

Não entendi o conselho, se meu carro é 1.8 Flex, porque colocar uma tbi de 1.0 ????

quanto mais facil o ar entrar e sair mais potencia vc terá

numa firebird 1000 cilindradas o motor acima de 5 mil rpm abre um orificio de umas 4 polegadas abaixo do farol pro ar entrar mais facilmente, pq em baixa rotacao prejudica o torque ai é fechado em alta quando mais ar melhor ,

num corsa 1.6 8v tem 92 cavalos um 1.6 16v tem 110 cv, o motor continua sendo 1600 cc só q o ar é adimitido em maior quantidade e mais facil.
É para vc ver que o que importa realmente é a capacidade do motor a "puxar" mais ar.

Mensagem por Ariete »

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/alfa145.htm

O aumento do diâmetro da borboleta de admissão visa a permitir maior fluxo de ar admitido, mas não deve ser exagerado nem exíguo demais. A regulagem e as alterações no resto do fluxo pelo motor indicam um diâmetro ideal, que se ultrapassado resulta em perda de torque, e se não atingido resulta em estrangulamento da potência. Não só a borboleta deve ter seu diâmetro aumentado: o que deve ser mesmo ampliado é o bocal de admissão para o coletor. A borboleta só cresce porque deve ser capaz de fechar esse bocal.

Para as alterações citadas, o aumento do diâmetro do bocal de admissão recomendado fica em torno de 5 mm. Neste caso, mais uma vez, a qualidade do serviço é essencial. A borboleta deve assentar se forma perfeita na superfície do bocal, sem vazamentos; deve se movimentar de forma suave, sem esforços. Ou seja, tudo deve parecer limpo e bem executado, conforme o que foi exigido para o dimensionado
wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

Legal o texto cara! Mas repara o próximo paragrafo depois dos que vc citou, o bcws cita que alem do retrabalho na borboleta e mais o escape dimensionado, deve ser feito a REPROGRAMAÇÃO DA INJEÇÃO p/ que os efeitos se tornem significantes. O que leva a entender que somente a troca da TBI por uma maior, sem escape dimensionado e sem reprogramação, não trará aumento expressivo de performance.
Seria legal que somente a troca da TBI, fosse analizada em um dinamometro, só assim pra matar de vez essa questão.
Abraço.
Blackout
:: Millennium ::

Mensagem por Blackout »

Nao adianta trocar, ou somente aumentar a borboleta, tudo depende do comjunto, se o cabeçote tb nao for preparado, vai ganhar pouco coisa, vou colocar de uma maneira bem simpes para todo mundo entender, ( Em Mecanica dos Fluidos ja estudei isso) imagina uma tubulação de agua de 1 polegada de diametro, e no meio dela tem uma valvula(que dosa a quantidade de agua), essa tubulaçao tem que vencer um desnivel de 10 metros, das duas uma ou vc troca a bomba por outra mais forte, ou vc tenta reduzir as perdas no decorrer da tubulaçao, ai o peao vai e troca a tubulaçao por uma de 4 polegadas, legal tu diminue as perdas na tubulaçao, soh que se nao trocar a valvula, vc vai ter uma perda localizada, ou perda singular(pra quem faz engenharia sabe o que é), essa perda singular pode bastante alta e vc nao sentir muito a diferença no final das contas.

Com o carro é a mesma coisa, se vc nao dimensionar todo o conjunto, o ganho não será satisfatorio, até pode ganhar uma merreca ai, mas nao vale o investimento.
Corsa 1.? T ihaihaih
Tenho varias peças do coras 1.0 e 1.6 pra vender precisando de algo mande MP.
Lucídio Serves
:: Piquet ::

Mensagem por Lucídio Serves »

É isso ai Blachout, muito bem.... nota 10 !!

Mensagem por itanium »

Blackout escreveu:Nao adianta trocar, ou somente aumentar a borboleta, tudo depende do comjunto, se o cabeçote tb nao for preparado, vai ganhar pouco coisa, vou colocar de uma maneira bem simpes para todo mundo entender, ( Em Mecanica dos Fluidos ja estudei isso) imagina uma tubulação de agua de 1 polegada de diametro, e no meio dela tem uma valvula(que dosa a quantidade de agua), essa tubulaçao tem que vencer um desnivel de 10 metros, das duas uma ou vc troca a bomba por outra mais forte, ou vc tenta reduzir as perdas no decorrer da tubulaçao, ai o peao vai e troca a tubulaçao por uma de 4 polegadas, legal tu diminue as perdas na tubulaçao, soh que se nao trocar a valvula, vc vai ter uma perda localizada, ou perda singular(pra quem faz engenharia sabe o que é), essa perda singular pode bastante alta e vc nao sentir muito a diferença no final das contas.

Com o carro é a mesma coisa, se vc nao dimensionar todo o conjunto, o ganho não será satisfatorio, até pode ganhar uma merreca ai, mas nao vale o investimento.
Eu faço eng. computacao e só entendi a última frase :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

por isso q to reprovando o básico :P
Corsa Sedan Super 1.0 8v
carloslouco
:: Super ::
Contato:

Mensagem por carloslouco »

[quote="eduardo angeli"]amigos me falaram q c eu fizesse a troca do corpo da borboleta por uma do corsa 1.6 o meu q é 1.0 iria passar a andar igual a 1.4,isso é verdade ou é papo.espero q me tirem esta duvida valeu.abraços.[/quote]

Meus amigos lá vai a voz da experiência.

Eu troquei o corpo de borboletas do meu carro quando era 1.0 pra uma do 1.6, como o amigo citou não ganhei nada de cilindradas é mais psicológico de que real. Mas se vc tirar também o catalisador, colocar um filtro exportivo e remapear o chip. Vc terá um ganho bom mas nada além de uns 5% a mais de potencia. Falo por experiência.
Começei assim, troca tbi pro 1.6, depois troquei o cabeçote pra 1.6, depois instalei um supercharger, depois instalei um 2.0 do astra e agora finalmente tô com um 2.2.
No futuro vou turbinar ele (até o fim do ano, rsrsrsr).
Qualquer dúvida é só chamar. não sou mecânico mas fiz tudo sozinho, com a ajuda de amigos é claro. Ninguém é nada sozinho. A transformação do meu carro de 1.0 pra 2.2 demorou 01 ano e teve todas estas fases que falei acima.

Abraço

Carlos L.
Wind 1.8 + Pandoo + turbina biaggio .63X.48 + intercooler
Indio 1821
:: Wind ::

Mensagem por Indio 1821 »

Ae moçada irada, calma. Sou preparador de carros (1.0 minha paixão). Em 1º lugar " tem mto folclore nisso tudo". Dizer q Ñ ADIANTA É ERRADO. Melhora um pouco. Acontece q "FAZER COISAS SEPARADAS" ganha-se POUQUINHO. Se executar uma "receita" de pelo menos 4 ítens, fica boom c/ certeza. LEMBRAR SEMPRE Q É UM MOTOR 1.0 (PISTÃO 71,1 MM). Tenho um VHC 03/03 todo revirado (remapeado + cabeçote + volante + s/catalizador + polias e correias aliviadas + s/ filtro de ar + gazol verde e outras coisas). Ñ PRECISA DIZER Q QUALQUER 1.0 (8/16V) FICA MTO LOOONGE , ANDO NA FRENTE DE 1.3 e 1.4 (TODOS S/ EXCEÇÃO) ., em 402 m dá p/ colocar 2 a 3 carros de diferença. Já c/ os 1.6 (todos) ando 1ª/2ª e parte da 3ª na frente, depois (acima de 100km) sou "ENGOLIDO". A ALEGRIA é de fazer um pqnino 1.0 (ANDAR/SURPREENDER/IRRITAR UM MAIOR), NEM Q SEJA P/ ALGUNS MOMENTOS. "AGORA ESSA ESTORIA DE ACELERAR DE 0 A 100 EM 7 sg, s/ turbo: FALA SÉRIO É IMPOSSIIIIIIIIVEL. Falowwwsss.
Ariete

Mensagem por Ariete »

carloslouco escreveu:
eduardo angeli escreveu:amigos me falaram q c eu fizesse a troca do corpo da borboleta por uma do corsa 1.6 o meu q é 1.0 iria passar a andar igual a 1.4,isso é verdade ou é papo.espero q me tirem esta duvida valeu.abraços.

Meus amigos lá vai a voz da experiência.

Eu troquei o corpo de borboletas do meu carro quando era 1.0 pra uma do 1.6, como o amigo citou não ganhei nada de cilindradas é mais psicológico de que real. Mas se vc tirar também o catalisador, colocar um filtro exportivo e remapear o chip. Vc terá um ganho bom mas nada além de uns 5% a mais de potencia. Falo por experiência.
Começei assim, troca tbi pro 1.6, depois troquei o cabeçote pra 1.6, depois instalei um supercharger, depois instalei um 2.0 do astra e agora finalmente tô com um 2.2.
No futuro vou turbinar ele (até o fim do ano, rsrsrsr).
Qualquer dúvida é só chamar. não sou mecânico mas fiz tudo sozinho, com a ajuda de amigos é claro. Ninguém é nada sozinho. A transformação do meu carro de 1.0 pra 2.2 demorou 01 ano e teve todas estas fases que falei acima.

Abraço

Carlos L.
qual o custo de instalar um superchanger no meu 1.6 original de fabrica? tem alguem para me indicar q fica nas proximidades de campinas?
Blackout
:: Millennium ::

Mensagem por Blackout »

Indio 1821 escreveu:Ae moçada irada, calma. Sou preparador de carros (1.0 minha paixão). Em 1º lugar " tem mto folclore nisso tudo". Dizer q Ñ ADIANTA É ERRADO. Melhora um pouco. Acontece q "FAZER COISAS SEPARADAS" ganha-se POUQUINHO. Se executar uma "receita" de pelo menos 4 ítens, fica boom c/ certeza. LEMBRAR SEMPRE Q É UM MOTOR 1.0 (PISTÃO 71,1 MM). Tenho um VHC 03/03 todo revirado (remapeado + cabeçote + volante + s/catalizador + polias e correias aliviadas + s/ filtro de ar + gazol verde e outras coisas). Ñ PRECISA DIZER Q QUALQUER 1.0 (8/16V) FICA MTO LOOONGE , ANDO NA FRENTE DE 1.3 e 1.4 (TODOS S/ EXCEÇÃO) ., em 402 m dá p/ colocar 2 a 3 carros de diferença. Já c/ os 1.6 (todos) ando 1ª/2ª e parte da 3ª na frente, depois (acima de 100km) sou "ENGOLIDO". A ALEGRIA é de fazer um pqnino 1.0 (ANDAR/SURPREENDER/IRRITAR UM MAIOR), NEM Q SEJA P/ ALGUNS MOMENTOS. "AGORA ESSA ESTORIA DE ACELERAR DE 0 A 100 EM 7 sg, s/ turbo: FALA SÉRIO É IMPOSSIIIIIIIIVEL. Falowwwsss.

Duvido muito que ande na frente de corsa gsi de primeira seguna e terceira com um 1.0 aspro, 1.0 aspro teria muita dificildade de lever um celta 1.4(mas nao impossivel) agora tu me falar que leva todos 1.6 ateh terceira ai ja eh demais.
Corsa 1.? T ihaihaih
Tenho varias peças do coras 1.0 e 1.6 pra vender precisando de algo mande MP.
Responder