Atuador de marcha lenta

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

edu do corsa escreveu:
nildo escreveu:Pra que serve a remoção do atuador? O que é isso?
a remoção do atuador eh apenas para limpeza, sem ele o motro não fika ligado,jah q eh ele q controla o motor em marcha lenta
ou melhor funciona aceleradissimo em lenta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


nildo
:: Wind ::
Mensagens: 44
Registrado em: Sexta-feira 29 2005f Abril 2005 12:04:44 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nildo »

Aaaa tá, entedí, valeu!


Avatar do usuário
mquinhos1
:: Millennium ::
Mensagens: 114
Registrado em: Quinta-feira 19 2004f Fevereiro 2004 01:27:30 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mquinhos1 »

O sensor numero 18 chama-se SENSOR DE TP ( TENSION POSITION ) OU SENSOR DE POSIÇÃO DE BORBOLETA.

Abs

Marquinhos


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

E uma peça que no meu entender, é pra ser sempre revisada e limpa. Sendo ela que comanda "Rarotação de Marcha Lenta" e faz o carro pegar com facilidade. Não pode ser deixada de lado, PRINCIPALMENTE, se voce notar que quando for dar partida no motor e ficar NHEC NHEC NHEC NHEC e custa a pegar....ai é hora de pensar nela.

O certo é: se esse atuador estiver limpo/destravado pela borras de óleo que vem do carter, etc, o motor tem pegar na primeira virada da chave e RÁPIDISSIMO!

Há tambem o caso da bomba a ser revisto, filtro de combustivel, mas, tem que pegar rápido!

A bateria tem que estar em boas condições. Com o rádio ligado, der partida no motor. S e o mesmo apagar e voltar, sua bateria esta indo pras cucuias....e dificulta a partida....

Teem outro item: a bateria do corsa é de 45 Amperes. Se colocar bateria de má qualidade que, mal chega a 40 Amperes. Isso tambem dificulta. O motor precisa de uma certa rotação pra pegar, senão fica no nhec nhec nhec......hahahahahaha
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Avatar do usuário
mquinhos1
:: Millennium ::
Mensagens: 114
Registrado em: Quinta-feira 19 2004f Fevereiro 2004 01:27:30 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mquinhos1 »

alcineu escreveu:E uma peça que no meu entender, é pra ser sempre revisada e limpa. Sendo ela que comanda "Rarotação de Marcha Lenta" e faz o carro pegar com facilidade. Não pode ser deixada de lado, PRINCIPALMENTE, se voce notar que quando for dar partida no motor e ficar NHEC NHEC NHEC NHEC e custa a pegar....ai é hora de pensar nela.

O certo é: se esse atuador estiver limpo/destravado pela borras de óleo que vem do carter, etc, o motor tem pegar na primeira virada da chave e RÁPIDISSIMO!

Há tambem o caso da bomba a ser revisto, filtro de combustivel, mas, tem que pegar rápido!

A bateria tem que estar em boas condições. Com o rádio ligado, der partida no motor. S e o mesmo apagar e voltar, sua bateria esta indo pras cucuias....e dificulta a partida....

Teem outro item: a bateria do corsa é de 45 Amperes. Se colocar bateria de má qualidade que, mal chega a 40 Amperes. Isso tambem dificulta. O motor precisa de uma certa rotação pra pegar, senão fica no nhec nhec nhec......hahahahahaha
Falou e disse!!

Concordo plenamente!!!!

Abs

Marquinhos


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

ressuscitando o tópico rs..

[quote]tem um motor de passo q comanda a haste pra fora ou pra dentro do sensor, se forcar vc estraga o mecanismo e ja era[/quote]

isto foi referido ao atuador de marcha lenta?

então olha só a sacanagem que fizeram comigo

converti meu carro e ele estava ruim de pegar mesmo em dias quentes , eu achando ser a bomba de combustivel fui fazer teste de vazão , e ela estava ok , então o mecanico fez varredura eletronica e disse que eu deveria era fazer limpeza de bicos e tbi.. me deu o preço e ok

voltei no outro dia , e quando o mecânico abriu a tbi pra limpar , pegou uma peça ( o atuador de marcha lenta) e fazia até careta de tanto apertar a peça , e me falou que ela estava travada, logo ja desconfiei...
sem perguntar se eu queria ou nao , ele pegou outra nova e colocou no lugar
e me cobrou 140 reais pela peça sendo que eusei que nao passa de 80 conto , depois que ele cobrou isto cheguei a achar por 47 reais ..
falei que não iria querer a peça então ele retornou a minha "travada"(se estava funcionando quando cheguei como que tava travada)..

é porque ELE a travou , nao é???

agora pro meu carro pegar tenho que pisar no acelerador senao nao pega nem com 50 partidas

se foi ele quem a travou como eu devo chegar para ele e explicar? voui querer que ele troque pois ele me cobrou 100 reais de mão de obra e nao trocou a peça só fez a limpeza

abraços


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá fernandoperini. Voce já viu esse tópico no link abaixo?
La na pagina 3 e 8 tem umas fotos da peça e como estava antes e depois de limpa-la.
Agora pela descrição da ação do mecanico, ele deve ter danificado a peça só para trocar, kkassss. Só tem malandro/picareta.
essa peça funciona empurrando/retraindo o embolo para dosar a entrada de ar para corrigir a rotação do motor em marcha lenta.
É um micromotor, dai o nome motor de passo que comanda á válvula IAC da marcha lenta. Possui 4 terminais. Roda nos dois sentidos para corrigir a marcha lenta. Com uma fonte de 12 volts pode-se testa-lo para ver se a haste com o embolo se movimenta nos dois sentidos.
No link mencionado voce terá ideia da ponta (embolo) citado.

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

poxa cara valew mesmo foi de grande ajuda

então quer dizer que é verdade o fato dele apertar a peça sem estar ligada estraga?


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

ahh só outra coisa eu fui ver o topico e os links tarde demais e hoje cedo eu tentei limpar a peça com WD , nao deu muito certo nao , mesmo saindo bastante sujeira e particulas ainda tem umas crostas vou tentar com alcool mas acho que o atuador ja era mesmo


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Realmente se apertar/empurrar o embolo para dentro pode estragar a peça.
Quanto as crostas, não sei se voce viu por lá, que, tem muita explicação de limpeza, como, mergulhar a peça na gasolina e deixar de molho para dissolver essas crostas. Ponha ela de cabeça para cima, a parte da haste com o embolo.
O ideal seria testar essa peça e ver se as bobinas do motor estão em ordem. Se estiver rompida/aberta, o que poderia deixar o motor sem ação. Ja as crostas a gasolina resolve e destrava.
A minha sorte foi que o embolo travou aberto de mode a não mudar a rotação da ML.
O funcionamento correto é de quando se liga o motor, a rotação vai la pelos 1500RPM e depois de lguns segundos vai caindo para 850/950RPM e estabiliza.

Veja e ste link
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=

o documento esta neste link abaixo
http://itanium.xpg.com.br/limpar-tbi-corsa.doc
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”