A lenda do Rele para lampadas 100W

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Markinhuzz
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Sexta-feira 21 2003f Novembro 2003 01:36:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

A lenda do Rele para lampadas 100W

Mensagem por Markinhuzz »

Falaee galera.. intaum
meu corseta eh 94 wind, master ninja!! hehehe
eita diacho!! :D
a mais de 3 meses coloquei umas lampadas de 100W "tipo xenon" :redhotevil:
beleza.. tudo bonito... depois me pergutaram se eu tinha trocado a fiação e colocado o rele.. respondi q naum.. deixei ate mensagem no forum e tb me disseram pra fazer isso.. achei estranho, pois, nada de errado estava acontecendo e já estava usando a algum tempo... bom.. ate hoje eu não troquei fiação e não coloquei o danado do rele, e esta tudo de boas.. os fios não esquentam e o botão do farol nao derrete... eita.. sera q já tenho o rele e a fiação ninjas... ou essa lampada é daquelas q "não esquentam"??? eita diacho... :(
outra coisa q reparei.. se estou com o farol baixo e pisco com o alto, o baixo continua la, ma se eu ativo o alto, o baixo desliga.. eh normal??? pow.. se for normal seria legal fazer uma gambis pra continuar aceso o baixo qdo ativar o alto.. ou sera q é muuuita potencia pra eletricificação do automóvelistico???
eita bixiga!!
eh nois!!
[ ]´s :wink:
Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

Cara, eu uso 5 reles para controlar 4 lâmpadas de 100W cada.
Esses reles não só controlam a elevada potência, como invertem a função ligar farol alto/dar sinal de luz alta. Ficou assim:
Sinal de luz alta - Liga a alta e desliga a baixa (a mudança de foco chama mais a atenção)
Luz alta ligada - Luz alta acionada e a baixa também.
Um meio simples de manter a baixa e alta ligada simutaneamente é desmontar a capa atráz do volante que encolve as caixas controladas pelas alavancas de comando. Tire a caixa de comando de seta e facho de luz, com a alavanca apontada para você e os cabos para cima, faça o seguinte: identifique os três fios mais próximos de seus olhos, esse ao centro e mais próximo traz a alimentação para farol baixo ou alto, una esse do centro com o primeiro da direita (branco), que corresponde ao farol baixo. Pronto!
Só para constar, o outro fio, primeiro da esquerda (amarelo) é o que vai para farol alto, e o vermelho que fica atrás desses está constantemente com +12V.
Avatar do usuário
Markinhuzz
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Sexta-feira 21 2003f Novembro 2003 01:36:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Markinhuzz »

Rei_Panda escreveu:Cara, eu uso 5 reles para controlar 4 lâmpadas de 100W cada.
Esses reles não só controlam a elevada potência, como invertem a função ligar farol alto/dar sinal de luz alta. Ficou assim:
Sinal de luz alta - Liga a alta e desliga a baixa (a mudança de foco chama mais a atenção)
Luz alta ligada - Luz alta acionada e a baixa também.
Um meio simples de manter a baixa e alta ligada simutaneamente é desmontar a capa atráz do volante que encolve as caixas controladas pelas alavancas de comando. Tire a caixa de comando de seta e facho de luz, com a alavanca apontada para você e os cabos para cima, faça o seguinte: identifique os três fios mais próximos de seus olhos, esse ao centro e mais próximo traz a alimentação para farol baixo ou alto, una esse do centro com o primeiro da direita (branco), que corresponde ao farol baixo. Pronto!
Só para constar, o outro fio, primeiro da esquerda (amarelo) é o que vai para farol alto, e o vermelho que fica atrás desses está constantemente com +12V.
wow.. 4 lampadas.. NINJA!!
vc mesmo q instalou os reles?? se sim vc pode me explicar para q servem e como instala???
esse eskema dos fios da alavanca eh beem ninja heim!! legal!! eu tinha pensado nisso no final de semana.. soh não fucei pq tava no interior, se quebro algo depois naum volto.. hahahaha.. mas agora me empolguei.. vou mexer nisso essa semana :-) VALEEEU!!!
ifreire
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Quarta-feira 06 2005f Abril 2005 04:24:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ifreire »

Markinhuzz escreveu:Falaee galera.. intaum
meu corseta eh 94 wind, master ninja!! hehehe
eita diacho!! :D
a mais de 3 meses coloquei umas lampadas de 100W "tipo xenon" :redhotevil:
beleza.. tudo bonito... depois me pergutaram se eu tinha trocado a fiação e colocado o rele.. respondi q naum.. deixei ate mensagem no forum e tb me disseram pra fazer isso.. achei estranho, pois, nada de errado estava acontecendo e já estava usando a algum tempo... bom.. ate hoje eu não troquei fiação e não coloquei o danado do rele, e esta tudo de boas.. os fios não esquentam e o botão do farol nao derrete... eita.. sera q já tenho o rele e a fiação ninjas... ou essa lampada é daquelas q "não esquentam"??? eita diacho... :(
outra coisa q reparei.. se estou com o farol baixo e pisco com o alto, o baixo continua la, ma se eu ativo o alto, o baixo desliga.. eh normal??? pow.. se for normal seria legal fazer uma gambis pra continuar aceso o baixo qdo ativar o alto.. ou sera q é muuuita potencia pra eletricificação do automóvelistico???
eita bixiga!!
eh nois!!
[ ]´s :wink:

Cara, sei lá.
Olhando no manual do meu Corsa consta que já há um relé para farol baixo e outro para farol alto.
Provavelmente algum carro mais antigo, digo antes de 96, não utilizasse relé para os faróis e por isso esse mito.
Não sei como é calculada a potência dos relés, acredito que por amperagem, e se for o caso seria aconselhavel substituir o seu por um de potência compatível.
Israel - São Paulo - Corsa Sedan 1.8 02
Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

ifreire escreveu:Cara, sei lá.
Olhando no manual do meu Corsa consta que já há um relé para farol baixo e outro para farol alto.
Provavelmente algum carro mais antigo, digo antes de 96, não utilizasse relé para os faróis e por isso esse mito.
Não sei como é calculada a potência dos relés, acredito que por amperagem, e se for o caso seria aconselhavel substituir o seu por um de potência compatível.
O meu é 98 e possui fusíveis para farol baixo e alto, mas não reles.
Eu mesmo instalei reles no meu sedan, depois faço um desenho e posto aqui, não é fácil de explicar em texto.
Um rele é escolhido por: voltagem de isolamento (normalmente supera o necessário para grande parte das aplicações, tanto que não consideremos isso para nosso problema), corrente de acionamento (nada crítico para esse caso), voltagem de acionamento (precisamos que seja 12V com tolerância para mais) e capacidade de carga (voltagem maior que 12Vcc e corrente maior que 16A). Também poderiam ser considerados os tipos como eletromecânico, temporizado, termomagnético e de estado sólido, mas utilizamos o eletromecânico mesmo que é mais simples, barato e faz tudo que precisamos.
Uma fotografia do farol está na minha assinatura.
Avatar do usuário
Markinhuzz
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Sexta-feira 21 2003f Novembro 2003 01:36:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Markinhuzz »

Rei_Panda escreveu: O meu é 98 e possui fusíveis para farol baixo e alto, mas não reles.
Eu mesmo instalei reles no meu sedan, depois faço um desenho e posto aqui, não é fácil de explicar em texto.
Um rele é escolhido por: voltagem de isolamento (normalmente supera o necessário para grande parte das aplicações, tanto que não consideremos isso para nosso problema), corrente de acionamento (nada crítico para esse caso), voltagem de acionamento (precisamos que seja 12V com tolerância para mais) e capacidade de carga (voltagem maior que 12Vcc e corrente maior que 16A). Também poderiam ser considerados os tipos como eletromecânico, temporizado, termomagnético e de estado sólido, mas utilizamos o eletromecânico mesmo que é mais simples, barato e faz tudo que precisamos.
Uma fotografia do farol está na minha assinatura.
WOW!! muito NINJA seu farol heim!! Legal mesmo!!!
bom.. no caso do meu, ele tb tem fusiveis e talz.. reles estão la tb, soh naum sei se saum pra farol mesmo.. mas q tem, tem.. hehe... qto a amperagem e tudo mais, no meu caso, como não mexi em nada e já ultilizo a algum tempo, não deveria já ter dado uma sobrecarga no sistema?? ou isso pode acontecer a qualquer momento?? o rele estabiliza a amperagem para naum torrar tudo??? é isso?? o q acho estranho eh q nada esquenta... soh o farol.. mas naum eh muito naum... outro dia fique com ele 6 horas ligado direto e nada ocorreu.. eita diacho.. haha... VALLLLLEEEUUUUUU!!
:-D
ifreire
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Quarta-feira 06 2005f Abril 2005 04:24:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ifreire »

Rei_Panda escreveu:
ifreire escreveu:Cara, sei lá.
Olhando no manual do meu Corsa consta que já há um relé para farol baixo e outro para farol alto.
Provavelmente algum carro mais antigo, digo antes de 96, não utilizasse relé para os faróis e por isso esse mito.
Não sei como é calculada a potência dos relés, acredito que por amperagem, e se for o caso seria aconselhavel substituir o seu por um de potência compatível.
O meu é 98 e possui fusíveis para farol baixo e alto, mas não reles.
Eu mesmo instalei reles no meu sedan, depois faço um desenho e posto aqui, não é fácil de explicar em texto.
Um rele é escolhido por: voltagem de isolamento (normalmente supera o necessário para grande parte das aplicações, tanto que não consideremos isso para nosso problema), corrente de acionamento (nada crítico para esse caso), voltagem de acionamento (precisamos que seja 12V com tolerância para mais) e capacidade de carga (voltagem maior que 12Vcc e corrente maior que 16A). Também poderiam ser considerados os tipos como eletromecânico, temporizado, termomagnético e de estado sólido, mas utilizamos o eletromecânico mesmo que é mais simples, barato e faz tudo que precisamos.
Uma fotografia do farol está na minha assinatura.

Sei lá amigo Panda, o meu é o novo Corsa, talvez seja por isso que tem os relés.
Coloquei umas lampadas de 75W no meu, acho que não vou precisar mexer em nada.


Valeu pela aula.
Israel - São Paulo - Corsa Sedan 1.8 02
Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

ifreire escreveu:Sei lá amigo Panda, o meu é o novo Corsa, talvez seja por isso que tem os relés.
Coloquei umas lampadas de 75W no meu, acho que não vou precisar mexer em nada.


Valeu pela aula.
:oops: Não tinha visto sua assinatura, é verdade, esses novos corsas já possuem o rele.
Markinhuzz, se não apareceu nenhum problema até agora, talvez nem apareçam. Claro que pelas leis de Murphy, um dia eles aparecem :twisted:
Avatar do usuário
oritroon
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Segunda-feira 04 2004f Outubro 2004 09:13:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por oritroon »

:o fala pessoal blz.. entao comprei as lampadas de 100w p/ colocar no corsa

tenhu um corsa 2000/2001 será q tenhu q trocar o rele?!
tem perigo de pegar fogoooo se ñ trocar??

Se trocar o rele fica melhor a iluminacao da lampadaaa?!
Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

Trocar não, instalar um.
Pegar fogo não, no máximo derreter alguma coisa.
Não melhora em uma mísera candela sequer, mas protege o sistema elétrico.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”