Sistema OHV - Comando de Valvulas no bloco

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Sistema OHV - Comando de Valvulas no bloco

Mensagem por edu do corsa »

jah que temos o grande sabio mestre lint, gostaria de maiores detalhes sobre motores OHV

minhas duvidas são muitas,intaum ainda tem muito topico pela frente pra vc lint :lol:
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

tah, mah ce podia pelo menos me dizer oq vc quer saber sobre um motor OHV? :P


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

Lint escreveu:tah, mah ce podia pelo menos me dizer oq vc quer saber sobre um motor OHV? :P
apenas o seu prinicipio de funcionamento de um motor desses, a principal diferença de um motor com comandode valvulas no cabessote

hehehe
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

bom
o motor OHV eh chamado assim pq ele tem as valvulas em cima do motor, a MUITO, MUITO tempo atras as valvulas do motor ficavam na lateral e nao no topo do motor... daih existiam os motores chamados "flathead", aonde o topo do bloco era reto, nao havia cabecote nem nada....

daih evoluiu pro OHV, que tinha valvulas como num cabecote, soh que o comando do motor ficava no virabrequim, e existiam hastes que acionavam as valvulas... o motor do Opala 4.1, *se nao me engano* eh assim
ou seja, o motor nao tem cabecote, as valvulas ficam direto no topo do bloco

o problema eh que as hastes aumentavam a inercia, e quanto maior a inercia, maior a forca necessaria pra abrir a valvula... nessa brincadeira perdia-se facil uns 10% da potencia

aih inventaram o cabecote, e consequentemente os motores SOHC (ou simplesmente OHC) que trabalhavam da mesma forma, soh que sem acionar as hastes :D


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

Lint escreveu:bom
o motor OHV eh chamado assim pq ele tem as valvulas em cima do motor, a MUITO, MUITO tempo atras as valvulas do motor ficavam na lateral e nao no topo do motor... daih existiam os motores chamados "flathead", aonde o topo do bloco era reto, nao havia cabecote nem nada....

daih evoluiu pro OHV, que tinha valvulas como num cabecote, soh que o comando do motor ficava no virabrequim, e existiam hastes que acionavam as valvulas... o motor do Opala 4.1, *se nao me engano* eh assim
ou seja, o motor nao tem cabecote, as valvulas ficam direto no topo do bloco

o problema eh que as hastes aumentavam a inercia, e quanto maior a inercia, maior a forca necessaria pra abrir a valvula... nessa brincadeira perdia-se facil uns 10% da potencia

aih inventaram o cabecote, e consequentemente os motores SOHC (ou simplesmente OHC) que trabalhavam da mesma forma, soh que sem acionar as hastes :D
a scania do meu tio (1998) eh ohv se eu naum me engano
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


Voice
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Quarta-feira 12 2003f Novembro 2003 11:49:10 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Voice »

Os 04 e 06 cilindros de Opala sao assim e os motores CHT tambem.


Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

Parece que os motores de Fusca são assim tb! São hastes internas que acionam as válvulas! :)
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)


Piloto Carioca
:: Millennium ::
Mensagens: 173
Registrado em: Sexta-feira 14 2003f Novembro 2003 12:59:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Piloto Carioca »

e dos chevetes tb!


Piloto Carioca
:: Millennium ::
Mensagens: 173
Registrado em: Sexta-feira 14 2003f Novembro 2003 12:59:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Piloto Carioca »

Lint escreveu: daih evoluiu pro OHV, que tinha valvulas como num cabecote, soh que o comando do motor ficava no virabrequim, e existiam hastes que acionavam as valvulas... o motor do Opala 4.1, *se nao me engano* eh assim
ou seja, o motor nao tem cabecote, as valvulas ficam direto no topo do bloco
pera ai Lint...
os motores CHT, tem essas hastes, tuchos mecanicos e coisa e tal... e q eu me lembro no SENAI ele tinha cabecote...
antao? o CHT eh um OHV ou OHC???
ta avendo uma confusao... e naum to entendendo...
existiu OHV com as duas tecnologias? com cabecote e sem cabecote???
ou existiu OHC com duas tecnologias? com hastes e comando no bloco, e sem hastes e com comando no cabecote???
explica ai veio... socorro to confuso agora...


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

Piloto Carioca escreveu:
Lint escreveu: daih evoluiu pro OHV, que tinha valvulas como num cabecote, soh que o comando do motor ficava no virabrequim, e existiam hastes que acionavam as valvulas... o motor do Opala 4.1, *se nao me engano* eh assim
ou seja, o motor nao tem cabecote, as valvulas ficam direto no topo do bloco
pera ai Lint...
os motores CHT, tem essas hastes, tuchos mecanicos e coisa e tal... e q eu me lembro no SENAI ele tinha cabecote...
antao? o CHT eh um OHV ou OHC???
ta avendo uma confusao... e naum to entendendo...
existiu OHV com as duas tecnologias? com cabecote e sem cabecote???
ou existiu OHC com duas tecnologias? com hastes e comando no bloco, e sem hastes e com comando no cabecote???
explica ai veio... socorro to confuso agora...
se vc ta confuso imagina eu, pra mim que motores ohc usam hastes
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”