demorei mas to fazendo mais topico pro lint
tem como explicar como eh o esquema de injeção direta e indireta de combustivel??
valews
Injeção direta e indireta de combustivel
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Injeção direta e indireta de combustivel
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente
http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
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opa
eh nois :]
antes de falar de injecao direta, eh bom ver a injecao multi ponto convencional
tudo comecou, a long time ago, in a galaxy faraway...
os carros tinham carburadores, que eram uma josta, viviam rodando muito ricos pracompensar a falta de precisao... felizmente veio o controle de emissoes e baniu o carburador da face da terra
no entanto, os primeiros projetos de injecao eletronica em carros populares foram injecoes "throttle body injection", que eh a injecao monoponto com coletor humido, que se assemelha muito com a forma que se usa os bicos suplementares nos carros turbo....
esse sistema, embora mais preciso, tava ainda longe do ideal, e muitas vezes embora muito mais eficiente (consumia menos combustivel) ainda assim perdia em potencia especifica (cv/l) ateh pra carros carburados... foi um sistema transiente, pq nao dava pra inventar a injecao multi-ponto da noite pro dia
aih veio a injecao multi-ponto, com um bico injetor pra cada cilindro, aonde o bico fica na cara da valvula de admissao
nesse sistema, armazena-se combustivel na cara da valvula, e quando ela abre, ele injeta combustivel (mas a maior parte fica armazenada sobre a valvula, dependendo de condicoes de carga e etc...)
aih veio o sistema sequencial, que tende a injetar cada vez mais combustivel durante o tempo que a valvula tah aberta, mas nao existe bico injetor preciso com vazao suficiente pra injetar APENAS quando a valvula tah aberta, portanto, ateh uns 2000 rpm o sistema funciona como SFI, daih em diante comeca a armazenar combustivel sobre a valvula..... pra se ter uma ideia, os bicos injetores hoje trabalham em ateh 90% do tempo aberto em potencia maxima, prum bico injetor ser totalmente sequencial, precisaria trabalhar NO MAXIMO 25% do tempo...
agora, finalmente tah vindo pra gasolina a tecnologia de injecao direta, que eh um bico injetor que fica dentro do cilindro, usando um injetor com muito mais pressao que de habitual...
assim, finalmente conseguimos injetar combustivel a partir dum injetor que vai preenchendo o cilindro de forma uniforme, permitindo assim uma queima mais homogenea (mais torque) e possibilitando manter relacoes de combustao (AFR) mais pobres, traduzindo-se em economia
os carros normalmente usam 3 ou 4 bar de pressao de combustivel
um carro com injecao direta trabalha com 50 bar de pressao
que dah quase mais que o triplo de vazao pro mesmo bico (3,53x mais, se comparar um bico de 4 bar trabalhando com 50 bar)
o bico injetor, por estar dentro do cilindro, permite um controle mais preciso de quando fechar o injetor, entao dah pra injetar combustivel ateh durante o tempo de compressao, q eh oq o injetor faz, no final do tempo de compressao, pra que o combustivel nao fique todo concentrado no fundo do pistao (na cabeca), melhorando a atomizacao do combustivel mais ainda...
resumindo, conforme o cilindro vai puxando ar, o injetor consegue ir alimentando homogeneamente, assim o motor fica melhor em toda faixa de rotacao
futuramente eu imagino que carros com injecao sequencial vao ser oque os carros com injecao monoponto sao hoje em dia.... histohria :)
tem uma url em ingles que explica melhor tudo isso q eu disse, e ainda fala sobre outras coisas interessantes tbem, mas q possivelmente vai deixar quem nao entende mais perdido ainda :P
de qquer forma, quem quiser tentar: http://www.mitsubishi-motors.co.jp/inte ... ology/GDI/
eh nois :]
antes de falar de injecao direta, eh bom ver a injecao multi ponto convencional
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no entanto, os primeiros projetos de injecao eletronica em carros populares foram injecoes "throttle body injection", que eh a injecao monoponto com coletor humido, que se assemelha muito com a forma que se usa os bicos suplementares nos carros turbo....
esse sistema, embora mais preciso, tava ainda longe do ideal, e muitas vezes embora muito mais eficiente (consumia menos combustivel) ainda assim perdia em potencia especifica (cv/l) ateh pra carros carburados... foi um sistema transiente, pq nao dava pra inventar a injecao multi-ponto da noite pro dia
aih veio a injecao multi-ponto, com um bico injetor pra cada cilindro, aonde o bico fica na cara da valvula de admissao
nesse sistema, armazena-se combustivel na cara da valvula, e quando ela abre, ele injeta combustivel (mas a maior parte fica armazenada sobre a valvula, dependendo de condicoes de carga e etc...)
aih veio o sistema sequencial, que tende a injetar cada vez mais combustivel durante o tempo que a valvula tah aberta, mas nao existe bico injetor preciso com vazao suficiente pra injetar APENAS quando a valvula tah aberta, portanto, ateh uns 2000 rpm o sistema funciona como SFI, daih em diante comeca a armazenar combustivel sobre a valvula..... pra se ter uma ideia, os bicos injetores hoje trabalham em ateh 90% do tempo aberto em potencia maxima, prum bico injetor ser totalmente sequencial, precisaria trabalhar NO MAXIMO 25% do tempo...
agora, finalmente tah vindo pra gasolina a tecnologia de injecao direta, que eh um bico injetor que fica dentro do cilindro, usando um injetor com muito mais pressao que de habitual...
assim, finalmente conseguimos injetar combustivel a partir dum injetor que vai preenchendo o cilindro de forma uniforme, permitindo assim uma queima mais homogenea (mais torque) e possibilitando manter relacoes de combustao (AFR) mais pobres, traduzindo-se em economia
os carros normalmente usam 3 ou 4 bar de pressao de combustivel
um carro com injecao direta trabalha com 50 bar de pressao
que dah quase mais que o triplo de vazao pro mesmo bico (3,53x mais, se comparar um bico de 4 bar trabalhando com 50 bar)
o bico injetor, por estar dentro do cilindro, permite um controle mais preciso de quando fechar o injetor, entao dah pra injetar combustivel ateh durante o tempo de compressao, q eh oq o injetor faz, no final do tempo de compressao, pra que o combustivel nao fique todo concentrado no fundo do pistao (na cabeca), melhorando a atomizacao do combustivel mais ainda...
resumindo, conforme o cilindro vai puxando ar, o injetor consegue ir alimentando homogeneamente, assim o motor fica melhor em toda faixa de rotacao
futuramente eu imagino que carros com injecao sequencial vao ser oque os carros com injecao monoponto sao hoje em dia.... histohria :)
tem uma url em ingles que explica melhor tudo isso q eu disse, e ainda fala sobre outras coisas interessantes tbem, mas q possivelmente vai deixar quem nao entende mais perdido ainda :P
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aew lint foi lendo essa sigla GDI nas mitsubishi pajero que eu vejo aki no japão q eu estranhei se tratando de ser motor a gasolina,aí resolvi postar aki.
mais um aula do grande guru lint hehehe
mais um aula do grande guru lint hehehe
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http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
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Informações desse tipo enriquecem a cultura automotiva da nossa Família Corsa!
Valeu Lint, mandou muitíssimo bem, camarada...
Abraço...
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Abraço...
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)
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muito bom
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Injecao direta naum eh tao novo assim naum... em 98 jah ouvia runores desse sistemas... nessa epoca foi implantado o sistema de multiponto no mercado Brasileiro...
eu fico imaginando e tentando "boalr"... um sistema de injecao de ar direto na camera com pressao superior a depresao do embulo...
e de injecao de combustivel pre-aquecido... que aumenta a movimentacao das moleculas da gasolina tendo assim um melhor desempenho e melhor queima da gasolina...
eu fico imaginando e tentando "boalr"... um sistema de injecao de ar direto na camera com pressao superior a depresao do embulo...
e de injecao de combustivel pre-aquecido... que aumenta a movimentacao das moleculas da gasolina tendo assim um melhor desempenho e melhor queima da gasolina...
- Rei_Panda
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Injetar ar comprimido e combustível no momento de compressão total? Conheço isso como pós combustão, nada que 3.000 bar de pressão na linha de combustível não possa resolver, já manda até combustível quente, mas nunca, nunca mesmo, deixe faltar combustível no tanque porque a essa pressão na linha, se entrar ar
Auto-combustão não é muito agradável mesmo e, digamos de passagem, incontrolável
Eu tenho um protetor de tela que mostra a montagem e funcionamento de um motor 4 cilindors 16v duplo comando, mas o infeliz do instalador têm 43,6MB.
Auto-combustão não é muito agradável mesmo e, digamos de passagem, incontrolável
Eu tenho um protetor de tela que mostra a montagem e funcionamento de um motor 4 cilindors 16v duplo comando, mas o infeliz do instalador têm 43,6MB.
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panda isso é protetor de tela????Rei_Panda escreveu:Injetar ar comprimido e combustível no momento de compressão total? Conheço isso como pós combustão, nada que 3.000 bar de pressão na linha de combustível não possa resolver, já manda até combustível quente, mas nunca, nunca mesmo, deixe faltar combustível no tanque porque a essa pressão na linha, se entrar ar
Auto-combustão não é muito agradável mesmo e, digamos de passagem, incontrolável
Eu tenho um protetor de tela que mostra a montagem e funcionamento de um motor 4 cilindors 16v duplo comando, mas o infeliz do instalador têm 43,6MB.
e ai tem jeito queimar em cd esse passa tempo?
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