Meu novo projeto de som.

Área destinada à tutoriais e explicações de instalações, Fotos de projetos concluido, modelos prontos para cada tipo de corsa e avaliação de equipamentos.
Responder
Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

Lint escreveu:no entanto, quanto menor a queda de DDP, MAIOR serah a corrente na conexao com o modulo (V/R = I) mas assim maior serah a potencia no modulo e consequentemente nos falantes, logo, menor a necessidade de volume.... embora eu duvide que a queda de DDP ocasione uma diferenca tao grande pra gente ficar discutindo isso :P
...
Opa! W=V.I, então para uma mesma potência, quanto maior a DDP, menor a corrente, menos corrente = menor perda por aquecimento. Então temos, para a mesma intensidade sonora, maior eficiência.
Esqueci o fusível, ainda tenho que escolher um lugar para ele.
Quanto ao receio do cabo escapar, amarra ele logo na entrada do módulo, faça um bom suporte de forma que, mesmo que a conexão afrouxe, ele não tenha para onde ir. Faço isso direto com máquinas auto-alimentadas por vibradores e, se mesmo assim um deles escapar, ora, para que serve aquele fusível lá?


Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

Rei_Panda escreveu: Opa! W=V.I, então para uma mesma potência, quanto maior a DDP, menor a corrente, menos corrente = menor perda por aquecimento. Então temos, para a mesma intensidade sonora, maior eficiência.
Esqueci o fusível, ainda tenho que escolher um lugar para ele.
Quanto ao receio do cabo escapar, amarra ele logo na entrada do módulo, faça um bom suporte de forma que, mesmo que a conexão afrouxe, ele não tenha para onde ir. Faço isso direto com máquinas auto-alimentadas por vibradores e, se mesmo assim um deles escapar, ora, para que serve aquele fusível lá?
exatamente Panda
soh que voce tah achando que o modulo regula a potencia alterando a sua propria resistencia e isso nao acontece :P (pelo menos ateh aonde eu sei)

quando voce aplica mais tensao no modulo, ele gera mais potencia
senao o modulo funcionaria com 6v (puxando o dobro de corrente pra manter a mesma potencia)

ia sair um circuito caro e inutil, sabendo que todos os carros trabalham numa faixa de tensao entre 11 a 14.4Vdc

tenta aplicar 24vdc num modulo e ve se ele nao queima.... se nao queimar, pode diminuir a bitola do cabo, pq a corrente vai cair pela metade... :D

e meu, se eu fizer um suporte vai ficar porco bagarai.... alguma sugestao boa pra fazer um suporte ali pra segurar o cabo?? (eu nao tenho furadeira, jah aviso, minhas ferramentas sao estritamente de eletronica)


Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

Eu sei que o módulo não altera sua própria resistência, ao menos não deveria.
A única forma de elevar sua potência, é elevando a DDP, até um limite claro, senão já estaria dimensionando capacitores e transistores para um triplicador de tensão.
E... sem ferramentas fica difícil, para esses serviços eu tenho até retificadeira manual.


Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

Ah! Sem contar que um ajuste automático desses seria muito interessante nas saídas amplificadas, tornando infinitas as possibilidades de ligar falantes sem se preocupar em torrar o módulo.


Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

na verdade existem dois meios de se elevar a potencia
aumentando a DDP (tensao) ou baixando R (resistencia) <- principio de funcionamento dum diodo zener

W=V.I

se voce quer manter a mesma potencia W com mais V, entao voce precisa de menos I, e o unico jeito de diminuir I sem mexer em V eh aumentando R

como R nao muda a nao ser que eles usem um circuito desnecessario, eh impossivel aumentar a tensao e manter a mesma potencia

no entanto, eu creio que com o projeto das montadoras de mudar o chicote elehtrico do carro de 12v pra 24v (exatamente por causa dos sistemas de som) pra reduzir o efeito joule, eh ateh possivel que venham a fabricar algum modulo num futuro nao muito distante que funcione tanto com 12v quanto com 24v, mas creio que vah ter uma chave seletora para apenas uma das duas tensoes, ele nao vai mudar seu valor de resistencia interna dinamicamente pra caso vc aplique um valor intermediahrio como 18v :(

quanto as ferramentas, realmente aih fica dificil.....
vou fazer o esquema com dois cabos de 20-e-poucos-mm2 ateh o modulo e beleza... um unico cabo de 20 e poucos jah alimenta o suficiente do modulo, soh nao queria ter tido todo o capricho de usar um cabo de alimentacao ferrado no celta pra depois fazer um gargalo desses :P

mas no mesmo cabo vai o modulo, o dvd, o amplificador e possivelmente um inversor 300w, entao num futuro nao muito distante talvez precise dum fusivel de 70A....


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

comecou a dar uma pani eletrica na minha cabeca aki....
mas pra todo efeito eu tenho uma fonte aki q uso pra alimentar o aquarius 90x90, e essa fonte me fornece de 3,3 a 24V eu alimento o modulo com 24V e se manter alto por muito tempo desarma a fonte, nao sei se pq vence os 20A ou aquece demais a fonte...ja em 12V funfa, e nao é tao nitida a diferenca em questao de volume....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

corsomovel escreveu:comecou a dar uma pani eletrica na minha cabeca aki....
mas pra todo efeito eu tenho uma fonte aki q uso pra alimentar o aquarius 90x90, e essa fonte me fornece de 3,3 a 24V eu alimento o modulo com 24V e se manter alto por muito tempo desarma a fonte, nao sei se pq vence os 20A ou aquece demais a fonte...ja em 12V funfa, e nao é tao nitida a diferenca em questao de volume....
Cuidado para não queimar tudo aí, alguns componentes poderiam nao suportar essa voltagem, mas quanto a não ter diferença no volume, está restrito à corrente que a fonte pode fornecer, esteja certo que se fornecer mais corrente, com certeza será drenada até atingir o máximo do módulo.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Rei_Panda escreveu:
corsomovel escreveu:comecou a dar uma pani eletrica na minha cabeca aki....
mas pra todo efeito eu tenho uma fonte aki q uso pra alimentar o aquarius 90x90, e essa fonte me fornece de 3,3 a 24V eu alimento o modulo com 24V e se manter alto por muito tempo desarma a fonte, nao sei se pq vence os 20A ou aquece demais a fonte...ja em 12V funfa, e nao é tao nitida a diferenca em questao de volume....
Cuidado para não queimar tudo aí, alguns componentes poderiam nao suportar essa voltagem, mas quanto a não ter diferença no volume, está restrito à corrente que a fonte pode fornecer, esteja certo que se fornecer mais corrente, com certeza será drenada até atingir o máximo do módulo.
acho q ta saturando os transistores de saida
esta aberto o modulo, montado na carcaca q é o dissipador e mais duas ventoinhas resfriando e nao da conta........
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Modelos, Projetos e Instalações de Som.”