[DÚVIDA] - Ventoinha Classic 2013 está ineficiente. O q fazer?

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crisnich1
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[DÚVIDA] - Ventoinha Classic 2013 está ineficiente. O q fazer?

Mensagem por crisnich1 »

Olá amigos.
Estive pesquisando aqui no Corsa Clube e encontrei várias informações muito úteis.
Mas ainda não consegui a solução para o meu classic 2013, com ar:
A temperatura sobe, ultrapassa o ponto onde normalmente acionaria o eletromotor (ventoinha) e a mesma não liga.
Instalei uma lampada 12v em paralelo, para monitorar a entrada de alimentacao no conector e vi que acendia, no tempo certo da temperatura.
Mas a ventoinha, nada... parada.
Fui lá e dei uma "pancadinha" com o cabo da chave de fenda e a mesma ligou! Isso aconteceu 3x seguidas!!!
Lampada acendia... ventoinha parada.
Uma cutucada no meio do motor e já começava a girar.
Desconectei os cabos, limpei o conector, medi a resistecia (sou tecnico em eletronica) e tudo ok.
De acordo com alguns videos que vi, achei que encontraria uma caixa de reles atras do portaluvas, mas nao tem nada lá.
Nem na calha ao lado, nada.
Não encontrei RELE que pudesse associar à ventoinha.

Estou desconfiado da propria ventoinha, que deve estar com mal contato ou defeito nos carvõezinhos do motor.

Alguem teria passado por algo semelhante, ou teria alguma informação neste sentido?
Um grande abraço!
SemControle
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Mensagem por SemControle »

então se é técnico, colocou uma lâmpada em paralelo a lâmpada funciona a ventoinha nao, já sabe q é algo nela, isso da pancada fazer funcionar só comprova sua teoria, ou as escovas estão acabadas, sem pressão na mola das escovas, ou o próprio induzido esta cavado mesmo, na pior das hipóteses ate os imas estarem soltos...
mas já viu q energia chega, só ela nao funciona....
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crisnich1
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Mensagem por crisnich1 »

Exatamente, SemControle, na teoria é este o quadro que nos deparamos. Minha dúvida era sobre se existia algum outro detalhe entre o conector do chicote e o induzido, mas pelo que pesquisei é só aquela resistência mesmo que, aqui no meu caso, acho que nem está sendo utilizada. Pelo que vi aqui só entram e saem dois fios no conector e um fio do meio (que está cortado) é que vai para um dos pinos da resistênca. E tenho apenas uma ventoinha, que sempre operou na mesma velocidade...
Alguns outros modelos tem mais de uma ventoinha e diferentes estágios de velocidade, mas neste meu aqui, não acontece isto.
Meu classic é um 2013/14 flex, 1.0.

Agradeço a resposta e vamos em frente! Forte abraço.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

mais ventoinhas, velocidades diferentes, tudo depende dos opcionais do carro na verdade (ar condicionado)
retire a ventoinha e faça alguns testes, veja a possibilidade de tentar trocar as escovas, se nao to enganado, é blindado este motor, so pra facilitar a vida...essa técnica da pancada pra girar é clássico, seja nessa ventoinha, seja no arranque, sempre tem esse carinho
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Mensagem por crisnich1 »

Sim, notei que o motor para ser aberto não é bem assim. Pelo preço que encontrei as ventoinhas nem sei se compensaria o reparo, pela mão de obra que deve ser abrir e selar novamente essa encrenca. Mas vamos em frente, obrigado pela troca de informações.
Aqui gravei exatamente o que está acontecendo:

https://youtube.com/shorts/93_QF3zrUPw?feature=share

Agora é partir para os próximos B.O´s:
Ruido de ronco ao acelerar o carro, parece que está furado o escapamento... (mas não está).
E um ruído de algo solto na porta do motorista, sempre que arranca e pára. (Já desmontei a porta e não encontrei nada)
É... à 6,19 a gasolina, meu carrinho que está fazendo 17Km por litro, na cidade, preciso cuidar e manter!
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