É mais ou menos a conclusão do Blackstone Labs em https://www.blackstone-labs.com/wp-cont ... 17-ENG.pdf ... que a diferença entre os metais dissolvidos nos óleos usados (pelo desgaste), entre diversos marcas de óleos, é tão insignificante que na prática todos os óleos testados cumprem sua função.Manfio escreveu: ↑Sábado 03 2022f Setembro 2022 01:59:23 PM Não me recordo bem, mas tem um momento que ele disse que até um lubrificante que suportasse 50.000 psi já era adequado.
"For example, your engines may only require 50,000 psi for adequate protection. So, virtually any oil you grab off a shelf will work well enough."
Porém, isso não leva em conta situações extremas... se o camarada abusa do motor, claro que um óleo melhor é vantajoso. Ou ainda em uma situação de baixo nível de óleo, vazamento, superaquecimento...
Você que gosta de informações sobre a matéria, tem bastante coisa bacana no blog deles em: https://www.blackstone-labs.com/informa ... wsletters/
Velas de Iridium eu já desisti. É uma das coisas mais falsificadas no mercado e não compensa o preço. A vela dura muito? Claro, o irídio é um dos metais mais densos conhecidos pelo homem. Mas qual a vantagem? Que vai durar 150 mil km? Já viu uma vela depois de 20 mil km? As de iridium carbonizam do mesmo jeito... nos dois eletrodos... daí vai limpar aquele eletrodo super fino como? Prefiro jogar no lixo e colocar outra... por isso prefiro as de platina (g-power). Velas com eletrodo tão fino quanto as de iridium e custam uma fração do preço.
Se pode fazer um ponto de que a resistividade elétrica do irídio é menor do que a da platina (5.3 x 10-8 Ωm vs 10.5 x 10-8 Ωm)... mas e o cobre com 1.7 x 10-8 Ωm que dá uma surra nos dois? No final não importa, porque o irídio ou platina soldado na ponta do eletrodo é tão pequeno que é irrelevante na resistividade elétrica. Qualquer um pode fazer o teste, meça a resistência elétrica entre o pino terminal e a ponta do eletrodo e depois entre o pino terminal e a base do eletrodo (que não é de irídio)... é irrelevante a diferença. Mas se fizessem uma ponta de eletrodo de cobre de 0,4mm ele duraria muito pouco
Agora, minhas observações levam a crer que a NGK diminui a resistência elétrica interna das velas de iridium... Tenho 3 tipos de velas aqui em mãos, 2 com eletrodo com ponta de irídio e 1 com eletrodo com ponta de platina. As de iridium tem pouco uso (<10k km) e as de platina são novas. A resistência elétrica tem tendência a aumentar com o uso da velas, mas não houve grande alteração até agora nas de irídio. Observe as diferenças entre as resistências elétricas:
NGK Platina G-Power BR7EGP
Vela 1 - 4.5 kΩ
Vela 2 - 4.25 kΩ
Vela 3 - 4,52 kΩ
Vela 4 - 4,5 kΩ
NGK Iridium BR7EIX (mesmas dimensões da G-Power, isolador não projetado)
Vela 1 - 4,18 kΩ
Vela 2 - 4,25 kΩ
Vela 3 - 4,06 kΩ
Vela 4 - 3,94 kΩ
NGK Iridium BPR7EIX (Isolador projetado)
Vela 1 - 3,7 kΩ
Vela 2 - 3,74 kΩ
Vela 3 - 3,85 kΩ
Vela 4 - 3,89 kΩ
Pena que não estou mais com um kit da Denso Iridium japonesa aqui, mas lembro que a resistência era mais baixa do que todas essas NGK e a ponta de irídio, melhor posicionada (soldada com maior precisão)
Segundo um fabricante de velas em https://www.airpart.co.uk/assets/files/ ... -Plugs.pdf , a resistência elétrica interna das velas tem como função primária reduzir os efeitos erosivos no eletrodo, causados pela capacitância pós-faísca. É de se supor que, como a ponta de irídio é mais resistente à erosão, se pode diminuir a resistência interna da vela. É de se imaginar também se a ponta de irídio da Denso é de um metal mais puro