[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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O 10w40 que uso é semissintético e não tem dado problema de consumo excessivo
Sobre os Toyota, já viu esse vídeo? https://www.youtube.com/watch?v=v4JS7PybV2k
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Deixar uma informação aqui para o pessoal... O que define um óleo semissintético? Ser uma mistura de óleos minerias e sintéticos. Mas quanto de cada?
Duvido muito que passem longe do mínimo que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis define:
Duvido muito que passem longe do mínimo que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis define:
Resolução Nº804 da ANP de 12/2019
Seção II. Art. 4º.
VII - lubrificante semissintético: produto que possui os óleos básicos mineral e sintético em sua formulação, com teor de óleo básico sintético igual ou superior a 10% em massa
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No Brasil é 10% e na Europa 1%. No Japão o lubrificante de enchimento era mineral da ENEOS até 2021.
Mas aqui [BR] se usar mineral pode ter certeza que vira piche (asfalto líquido).
Mas aqui [BR] se usar mineral pode ter certeza que vira piche (asfalto líquido).
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Acredito que o API-SP ajude os óleos semissintéticos. No Corsa até hoje só consegui usar mineral e semissintético.
Depois que comecei a usar no Toyota sintético, me apavorei com o consumo urbano. Antes rodava 7000 em 5 meses na estrada e não tinha quase nada de queima usando semissintético.
Como mudei a condução para severa, optei por sintético e o consumo tornou-se elevado. Vi aquelas explicações referentes as baixas tensões nos anéis desses motores japoneses como causa do consumo elevado. O problema é que tem motor GM na mesma situação de consumo elevado com lubrificante sintético. Sou a favor dessa base, mas o proprietário tem que monitorar o nível com mais frequência.
O meu caso é o mesmo do Remold Automotive. https://www.youtube.com/watch?v=s2rejGvCgrI
Depois que comecei a usar no Toyota sintético, me apavorei com o consumo urbano. Antes rodava 7000 em 5 meses na estrada e não tinha quase nada de queima usando semissintético.
Como mudei a condução para severa, optei por sintético e o consumo tornou-se elevado. Vi aquelas explicações referentes as baixas tensões nos anéis desses motores japoneses como causa do consumo elevado. O problema é que tem motor GM na mesma situação de consumo elevado com lubrificante sintético. Sou a favor dessa base, mas o proprietário tem que monitorar o nível com mais frequência.
O meu caso é o mesmo do Remold Automotive. https://www.youtube.com/watch?v=s2rejGvCgrI
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Tem um negócio que ele falou errado no vídeo. Disse que motores família 1 não vinham com óleo sintético de fábrica. Mas os Classic 2014 a 2016 vinham com 5w30 sintético Dexos1 de fábrica
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Também achei estranho. Uma vez comprei pro Onix um 5w30 e o só tinha sintético na concessionária. Nem usava mais semissintético. Mineral só tinha 15w40 diesel e 20w50 para os motores a gasolina.
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Eu vou por novamente um 5w30 semissintético da Mobil de API-SP e monitorar o nível.
Se não baixar o nível como antigamente, vou chutar a conclusão que a base sintética tem as moléculas muito menores ao ponto de passar pelos anéis.
Se não baixar o nível como antigamente, vou chutar a conclusão que a base sintética tem as moléculas muito menores ao ponto de passar pelos anéis.
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Vi um teste de atrito não científico e o comentou-se que não adianta comprar um lubrificante de por nome, pois há diferenças do mesmo lubrificante dependendo do país.
As 3 versões do mesmo Shell Helix ULTRA 5W-30

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Concordo com a sua observação, é um negócio que vinha observando faz um tempo já, porque muitas especificações BR-Exterior não batemManfio escreveu: Quinta-feira 25 2022f Agosto 2022 10:20:21 PM ...pois há diferenças do mesmo lubrificante dependendo do país.
Pode ser não só pelos anéis como também pela evaporação do óleo. Tenho lido alguns trabalhos de engenheiros da SAE, coisa bacana, qualquer hora eu faço um post aqui com o que aprendi. Mas posso adiantar que, em um dos trabalhos, óleos modernos que chegaram a 120 graus, evaporaram muito. Para saber se é evaporação ou passagem pelos anéis, sugerem testar o óleo antigo quanto ao teor de cálcio... se for evaporação, o cálcio (usado como detergente) não evapora junto e sua concentração aumenta no óleo.Manfio escreveu: Terça-feira 23 2022f Agosto 2022 09:48:34 PM ... que a base sintética tem as moléculas muito menores ao ponto de passar pelos anéis.
Enfim, um bocado de coisas bacanas... Ah e saiu a especificação Dexos1-Geração3 faz mais de ano e em 6 dias a GM não vai mais certificar óleos novos Dexos1-Geração2. A especificação tá bem bacana, mais rígida do que a API SP e do que a ILSAC GF-6A.
Quanto a um vídeo em que o Remold fala que óleos modernos são para carros com "tecnologia moderna", tenho estudado também as etapas de certificação dos óleos (etapas já em motores), que todos óleos tem que passar, e muitos desses motores são dá década passada ou anteriores. Por exemplo, a "Sequence IVB" para a API SP é realizada em um motor 1,5 de 2010, do Etios, a "Sequence VH" também para ILSAC GF-6, em um motor Ford 4.6 de 2013, a "Sequence VIII" é feita em um motor carburado monocilíndrico. E os benefícios que se busca, na sua maioria, independem do ano do motor. Claro, há testes que cobrem os depósitos nas válvulas dos carros com injeção direta, testes de pré-ignição (LSPI) em motores turbo, etc... mas também estão lá testes sobre aumento da viscosidade cinemática, média de depósitos na cabeça dos pistões, perda de volume dos casquilhos por corrosão, borra entre os anéis, depósitos das saias dos pistões, etc...
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Grafico comparativo para matar a curiosidade sobre a Dexos1-Gen3:


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