[DÚVIDA] - AUMENTO DE CONSUMO REPENTINO

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
krm300
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 05 2019f Agosto 2019 11:39:13 AM
Localização: Jaguarão - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

[DÚVIDA] - AUMENTO DE CONSUMO REPENTINO

Mensagem por krm300 »

Amigos,
Tenho um Cosa C 1.4, 2012 tenho ele aproximadamente 1 ano e meio, e desde sempre completo o tanque para rodar durante todo o mes, pois bem, quando peguei o carro fazia facilmente seus 10km/l na cidade, de uns meses pra cá a media começou a decair, troquei de posto e nada, o carro tem uma manutenção em dia, cabos, velas, tbi, filtros, tudo 100%, cheguei a medir resistência da bobina (sei que o ideal seria um osciloscópio) e tudo aparenta ok, hoje a media gira em torno de 8,5 no máximo 9 nas mesmas condições na gasolina claro, pneus calibrados, geometria feita.
Entrei com o OPCOM que eu tenho fiz as leituras e tudo aparenta normal, exceto com ajuste de combustível que está totalmente alterado não sei se o opcom tem algum bug no ajuste de combustivel no ano do meu carro, testei outras versões e todas mostram iguais, a sonda oscila perfeitamente, já usando um scanner bluetooth com o app torque pro o ajuste de combustivel se mostra ok.
Nesse caso to meio sem saber o que fazer para melhorar essa media, to pensando em trocar a bobina que por sinal é original e tem seus 10 anos, e a sonda que tá no mesmo caminho seria uma troca de forma preventiva, porém se não resolver não sei mais onde recorrer, gostaria da sugestão dos colegas.
Lembrando que a forma de condução nunca mudou, aqui a cidade é pequena, e sempre andei nos mesmos locais e da mesma forma.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O que vc chama de ajuste de combustível alterado?
Se o OPCOM dá uma informação diferente do scner paralelo, tem que usar o de uma oficina de gabarito pra tirar a dúvida.
Mas se o problema é consumo, e o OPCOM dá uma dica relacionada, é bem provável que esteja certo.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

krm300 escreveu: Quinta-feira 18 2022f Agosto 2022 09:55:10 AM ...exceto com ajuste de combustível que está totalmente alterado
Fuel trim?

Ultimamente tem aparecido muitos tópicos aqui de carros com problema ao ligar com motor frio, carros engasgando, carros rendendo menos e agora o seu, carro gastando mais.
Uma coisa que pode estar ligado a todos os casos é combustível adulterado. Com a alta do preços dos combustíveis e organizações criminosas entrando no ramo de postos para lavar dinheiro, julgo que nunca houve tanta adulteração de combustíveis. Saiu uma reportagem outro dia, foram testar os combustíveis por vários postos de SP... a coisa era alarmante. Não me recordo direito do percentual de postos com adulteração, mas era algo muito alto.
Abasteça com a melhor gasolina em um posto Shell para testar. Pela minha observação, há menos Shell vendendo combustíveis adulterados. Mas posso estar enganado. Coisa que li outro dia é que os combustíveis mais simples são mais adulterados, por ex: álcool comum e gasolina comum. Na gasolina colocam álcool e no álcool, água.
Carros elétricos tem seus problemas... o Bange mesmo desce a lenha neles kkk... mas pelo menos não existe energia elétrica batizada.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


krm300
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 05 2019f Agosto 2019 11:39:13 AM
Localização: Jaguarão - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por krm300 »

gtmski escreveu: Quinta-feira 18 2022f Agosto 2022 04:53:59 PM
krm300 escreveu: Quinta-feira 18 2022f Agosto 2022 09:55:10 AM ...exceto com ajuste de combustível que está totalmente alterado
Fuel trim?

Ultimamente tem aparecido muitos tópicos aqui de carros com problema ao ligar com motor frio, carros engasgando, carros rendendo menos e agora o seu, carro gastando mais.
Uma coisa que pode estar ligado a todos os casos é combustível adulterado. Com a alta do preços dos combustíveis e organizações criminosas entrando no ramo de postos para lavar dinheiro, julgo que nunca houve tanta adulteração de combustíveis. Saiu uma reportagem outro dia, foram testar os combustíveis por vários postos de SP... a coisa era alarmante. Não me recordo direito do percentual de postos com adulteração, mas era algo muito alto.
Abasteça com a melhor gasolina em um posto Shell para testar. Pela minha observação, há menos Shell vendendo combustíveis adulterados. Mas posso estar enganado. Coisa que li outro dia é que os combustíveis mais simples são mais adulterados, por ex: álcool comum e gasolina comum. Na gasolina colocam álcool e no álcool, água.
Carros elétricos tem seus problemas... o Bange mesmo desce a lenha neles kkk... mas pelo menos não existe energia elétrica batizada.
Cara não duvido que com essa baixa forçada no combustível, não esteja vindo combustível ruim direto da distribuidora


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Sim, lembro de outra reportagem faz um tempo... era um dono de posto ou frentista falando anonimamente... segundo ele, se escolhia a adulteração do combustível pelo telefone, já entregavam adulterado. Por outro lado, em um dos últimos vídeos que vi sobre o assunto, o posto tinha nos fundos um recipiente enorme para armazenar água e esta era misturada em tempo real ao álcool.
Sobre as adulterações, também misturam solventes à gasolina (fato conhecido) e metanol ao álcool
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


krm300
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 05 2019f Agosto 2019 11:39:13 AM
Localização: Jaguarão - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por krm300 »

Bange escreveu: Quinta-feira 18 2022f Agosto 2022 01:04:52 PM O que vc chama de ajuste de combustível alterado?
Se o OPCOM dá uma informação diferente do scner paralelo, tem que usar o de uma oficina de gabarito pra tirar a dúvida.
Mas se o problema é consumo, e o OPCOM dá uma dica relacionada, é bem provável que esteja certo.
Ajuste de combustivel alterado, é o Ajuste de curto e longo prazo, o correto é girar em torno de zero, e no opcom fica -100 no longo e no curto em torno de -70, sendo que o ideal do curto seria -0 com tolerancia de +5 e -5, no torque pro eu tenho -4 no longo


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Essas análises devem demandar tempo para a estabilidade do regime de trabalho do motor...não sei se foi observado isto.
Outra coisa... qualquer scaner é como um "papagaio", pois ele repete (externa) os dados existentes em posições de memória bem definidas, que é com o que a ECU trabalha, ou seja, não há cálculo algum por qualquer scaner.
Pode ocorrer uma parametrização diferente, por ex.: no motor 1.0 a informação desejada está no endereço de memória XXXX, já no 1.6 a mesma informação pode estar no endereço xxx+1, o que é mais ou menos como vc atirar num alvo errado.
Tirando o layout de tela, informações adicionais que um scaner pode dar em relação a outro (tipo nr digitais, barra de intensidade, ponteiro, etc...) todas as informações devem ser as mesmas... por isso recomendei uma avaliação por outro scaner e em uma oficina bem equipada e reconhecida.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”