[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por gtmski »

Tem uns parafusos no Corsa que não tem fundamento ficar aplicando torque angular, se o parafuso é o mesmo do Classic e Celta.
O Bange teve problemas com o parafuso da polia do virabrequim, ele suspeitava de torque. Eu estou com uma teoria, faz tempo. Mas antes, compilei algumas informações:

Apostila Haynes: 95nm + 30º + 15º parafuso sextavado
Sail service manual: 95nm + 30º + 15º parafuso sextavado
Manual de taller Chevy 2002: 95nm + 30º + 15º parafuso sextavado
Manual de reparações Corsa 95: 95 + 30º + 15º parafuso sextavado
Manual de reparações Classic: 100nm parafuso torx

O parafuso antes era diferente, sextavado, com menos fios de rosca e 1,8mm menor (do assento até o final da rosca). O torque não-angular passou a ser só quando o parafuso virou um torx. Minha teoria é que se necessita de uma deformação plástica naquele parafuso sextavado específico, já aquele parafuso em torx é só para sofrer deformação elástica. E claro, parafusos que sofrem deformação plástica (todos de torque angular) não podem ser reutilizados.

De fato, em "Estudo sobre Elasticidade e Plasticidade dos Parafusos de Cabeçotes Automotivos" em https://www.nucleodoconhecimento.com.br ... asticidade, o autor escreve:
A fase de ângulo do aperto é a mais precisa e seu dimensionamento é feito para que ultrapasse o escoamento em 100% dos casos, e, por esse motivo, é extraído à máxima força e menores dimensões precisam ser considerados no cálculo . A consequência disso é que esse método permite que sejam utilizados parafusos menores para se ter a força esperada
Logo, se a minha teoria estiver correta, se o parafuso for sextavado: torque de 95nm + 30º + 15º. Se o parafuso for torx, torque de100nm
Aperto de 100 N.m - 80º + 20 N.m + 80º.
Manfio, não entendi. Parafuso com alívio de 80 graus depois do torque de 100nm? As únicas coisas do Corsa que me lembro de terem folga depois do aperto são as porcas castelo

E,para botar mais lenha na fogueira dos óleos, informação tirada do 2005 Sail service manual (Classic chinẽs):
Imagem

Só permitem 5w30 em temperaturas ambientes superiores a 20ºC se for o que chamam de óleo "new technology". Não sei o que querem dizer com isso. A única diferença que visualizo no texto é entre 5w30 "Consistent engine oil" e o "New Technology" é a classificação ACEA
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Vou dar uma atenção a nessa tabela que você postou. Gastei muito nessas peças para se meter de cara e usar baixa viscosidade sem medir as consequências.

O torque que solta -80º é justamente na porca da junta homocinética. Quando eu troquei as juntas homocinéticas não consegui executar aquele aperto angular de 80 graus.
As duas partes iniciais no aperto são apenas para ajustar o conjunto na manga de eixo/cubo, pois voltar 80 graus deixa a porca frouxa.
Foi isso que comentei em voltar 80 graus.

Realmente eu uso 100 N.m no parafuso da polia. O sextavado original já troquei faz tempo. Outra coisa que eu vi analisando na mesa, é que o parafuso do tensionador pode encostar no bloco se não usar uma arruela junto ao parafuso sextavado. Peguei um parafuso cabeça torx, mas não fiz essa análise ainda, vou até verificar se fica no limite de encontar no bloco, pois o parafuso torx já tem a cabeça do tipo arruela.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Olha esse detalhe na bomba de óleo.
Só colocando uma arruela no parafuso do tensionador para resolver, pois encosta bloco.

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Por isso que se vê tanta rosca espanada aí... o camarada erra o torque, o bloco não cede, a bomba não cede, quem vai ceder é a rosca...
O torque ali não é muito... a GM fala em 21,5 N.m e a Continental em 20 N.m
Mas o final dessa rosca não faceia a bomba d'água... tem alguns mm... e ainda tem que considerar a junta da bomba. Há uma cavidade no bloco nessa localização, mas o parafuso ainda pode pegar nela. Não sei se é erro de projeto, ou é proposital... mas acho que, com o torque correto, o parafuso dá uma encostadinha de leve mesmo no bloco
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Mandei uma mensagem pro 540 RAT e o segundo ele só devo usar 5w30 se for garantido duas coisas.

Pressão suficiente na bomba de óleo quando o motor estiver quente.
O lubrificante tem que ser de alta qualidade/extrema pressão, seguindo a sua lista de produtos analisados.

Procurar por qualidade no Brasil é triste.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bacana, o Rat não é estrelinha então..

Já testei muitas viscosidades, marcas de óleo e aditivos diferentes. Claro que testei 5w30, por duas trocas de óleo, 10.000km somados. Era um Mobil-Cosan semissintético. Não gostei. Diferença imperceptível quanto ao desempenho e ao consumo de combustível em relação ao 10w40 que geralmente uso e aumentaram as vibrações e barulhos do motor, que é uma coisa que o Rat comenta rapidamente no blog dele. A diferença maior foi sair do 20w50 para o 10w40.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Eu só tenho usado o Mobil 10w40 no Corsa e 5w30 no Etios.
Vou testar na próxima o 10w40 no Etios. Motor da Toyota não gosta de lubrificante sintético, é questão de projeto.

Depois de montar vou continuar no 10w40. É muito "SE" para arriscar baixa viscosidade.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Manfio, acho que vale aqui uma correção. Fui testar a válvula de bypass do bloco e achei a tensão da mola muito baixa. Lendo aqui um post no fórum Bob is the oil guy (https://bobistheoilguy.com/forums/threa ... ost-309757), o autor (o próprio Bob, no caso) discorre sobre a bypass dos filtros. Afirma que ela abre quando a diferença de pressão entre as duas zonas dentro do filtro ultrapassa a pressão pré-estabelecida para tensionar a mola. O mesmo se poderia dizer da bypass do bloco. Ok, fatos conhecidos. Ocorre que há uma diferença grande de pressão em dois outros casos, além do elemento filtrante entupido:
1- Óleo frio, mais viscoso
2- Súbita aceleração, aumento repentino de RPM
Assim, a válvula de bypass abriria justamente porque é do design dela. E não está incorreto, pois são dois momentos onde o motor precisa de uma imediata lubrifcação (ou aumento imediato dela)
Agora, é para se pensar: se o bloco já tem um bypass, o que muda com o bypass do filtro? Porque um pode abrir antes do que o outro. Se o do filtro abrir primeiro, é menos vantajoso? Onde "deságua" o bypass do bloco? É de se supor que o bypass do bloco seja uma canal que encontre o canal de entrada do óleo limpo... mas será? Se assim for, e ambos bypasses abrirem ao mesmo tempo,ok. Mas e se forem caminhos distintos e ambos bypasses abrirem ao mesmo tempo? A vazão para ambos será prejudicada.
É de se supor outra coisa, ainda: óleo 50 certamente abre o bypass com mais facilidade. Mais um ponto positivo para óleos menos viscosos.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

É como diz o cara do blog RAT. Fabricante de motor não entende de lubrificante, pois sugere altas viscosidades sem necessidade alguma.
Para ele 0w30 e 5w30 são pelo que entendi, viscosidades ideias para motores refrigerados a água, enquanto Xw50, Xw60 são para motores refrigerados a ar.
Coloquei no Corsa há 3 anos um comando FGP com tuchos e escoras novos e no primeiro inverno usando o 15w40 já danificou o LOBE do comando.
Esse tanto de by-pass pode ser medidas de aliviar a pressão quando se faz uso de altas viscosidades sob baixas temperaturas.
No blog ele comenta que a válvula do filtro pode abrir um pouco se houver diferença de pressão. Por isso é importante o correto local dessa válvula.

Embora seja uma recomendação para o Monza 1989/90 a GM já recomendava o uso do 10w30.

Imagem

Pelo que vejo 15w40 e 20w50 geralmente são recomendações com a falsa ilusão de proteção, como dito pelo engenheiro no blog.

Automakers often do NOT understand motor oil very well. They and many other people usually “assume” that thicker motor oil provides better wear protection. But, Engineering Tests have PROVEN over and over again that, that is NOT TRUE at all.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sexta-feira 19 2022f Agosto 2022 11:29:06 PM Esse tanto de by-pass pode ser medidas de aliviar a pressão quando se faz uso de altas viscosidades sob baixas temperaturas.
A bomba do Corsa já tem uma válvula de alívio de pressão, é o conjunto dos componentes 7, 8, 9 e 10 da vista explodida abaixo:

Imagem

As bombas de alguns veículos ainda contam com um bypass interno, coisa que nos Corsas foi para o bloco
Manfio escreveu: Sexta-feira 19 2022f Agosto 2022 11:29:06 PM No blog ele comenta que a válvula do filtro pode abrir um pouco se houver diferença de pressão. Por isso é importante o correto local dessa válvula.
Depois de ver o quanto fácil é empurrar a mola da bypass do bloco, ouso falar que ela abre muito mais do que um pouco ou de vez em quando... para mim, ela abre várias vezes durante o funcionamento do motor, principalmente com óleos mais viscosos e em condições de súbita aceleração

O rat cita no blog que esse é um problema dos filtros atuais, que são compactos... o elemento filtrante pequeno não dá conta de equalizar rapidamente a diferença de pressão interna e externa a ele
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”