O Bange teve problemas com o parafuso da polia do virabrequim, ele suspeitava de torque. Eu estou com uma teoria, faz tempo. Mas antes, compilei algumas informações:Tem uns parafusos no Corsa que não tem fundamento ficar aplicando torque angular, se o parafuso é o mesmo do Classic e Celta.
Apostila Haynes: 95nm + 30º + 15º parafuso sextavado
Sail service manual: 95nm + 30º + 15º parafuso sextavado
Manual de taller Chevy 2002: 95nm + 30º + 15º parafuso sextavado
Manual de reparações Corsa 95: 95 + 30º + 15º parafuso sextavado
Manual de reparações Classic: 100nm parafuso torx
O parafuso antes era diferente, sextavado, com menos fios de rosca e 1,8mm menor (do assento até o final da rosca). O torque não-angular passou a ser só quando o parafuso virou um torx. Minha teoria é que se necessita de uma deformação plástica naquele parafuso sextavado específico, já aquele parafuso em torx é só para sofrer deformação elástica. E claro, parafusos que sofrem deformação plástica (todos de torque angular) não podem ser reutilizados.
De fato, em "Estudo sobre Elasticidade e Plasticidade dos Parafusos de Cabeçotes Automotivos" em https://www.nucleodoconhecimento.com.br ... asticidade, o autor escreve:
Logo, se a minha teoria estiver correta, se o parafuso for sextavado: torque de 95nm + 30º + 15º. Se o parafuso for torx, torque de100nmA fase de ângulo do aperto é a mais precisa e seu dimensionamento é feito para que ultrapasse o escoamento em 100% dos casos, e, por esse motivo, é extraído à máxima força e menores dimensões precisam ser considerados no cálculo . A consequência disso é que esse método permite que sejam utilizados parafusos menores para se ter a força esperada
Manfio, não entendi. Parafuso com alívio de 80 graus depois do torque de 100nm? As únicas coisas do Corsa que me lembro de terem folga depois do aperto são as porcas casteloAperto de 100 N.m - 80º + 20 N.m + 80º.
E,para botar mais lenha na fogueira dos óleos, informação tirada do 2005 Sail service manual (Classic chinẽs):
Só permitem 5w30 em temperaturas ambientes superiores a 20ºC se for o que chamam de óleo "new technology". Não sei o que querem dizer com isso. A única diferença que visualizo no texto é entre 5w30 "Consistent engine oil" e o "New Technology" é a classificação ACEA