[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
- Manfio
- :: Piquet ::
- Mensagens: 388
- Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
- Localização: Santa Maria - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
No Corsa acho importante usar os filtros com válvula antirretorno tipo Tecfil TM 3, pois a esfera com mola que fica no alojamento do filtro mantém o lubrificante apenas no cabeçote.
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1075
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Oi manfio, a válvula com esfera e mola que fica alojada no fundo é o bypass de segurança, caso o elemento filtrante entupa. A válvula antiretorno é uma membrana que fica alojada na altura da rosca. Os Bosch B7 Top 18 tem as duas
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1075
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Houve uma postagem no blog diadegaragem em 2016 onde ele desmonta alguns filtros de óleo. A postagem é antiga, não aparece o Bosch, mas é interessante:
https://diadegaragem.blogspot.com/2016/ ... -oleo.html
https://diadegaragem.blogspot.com/2016/ ... -oleo.html
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1075
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Alguns filtros têm a válvula bypass no topo, não necessariamente ela fica no fundo.
https://www.youtube.com/watch?v=1ANmG5PXWMg
No final das contas, a função é a mesma.
https://www.youtube.com/watch?v=1ANmG5PXWMg
No final das contas, a função é a mesma.
- Manfio
- :: Piquet ::
- Mensagens: 388
- Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
- Localização: Santa Maria - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
Sim, mas a válvula que comentei é a válvula de alívio do filtro que fica no bloco tem código GM 90136113. Quando não tem pressão, pelo que me recordo, a esfera volta e impede que o lubrificante desça daquele ponto até a base do comando de válvulas.
- Manfio
- :: Piquet ::
- Mensagens: 388
- Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
- Localização: Santa Maria - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
Esse blog do 540 RAT é CENSURADO do normal. O cara destrói qualquer crença ou opinião. Joguei praticamente tudo fora sobre o que entendia de lubrificante. Vou continuar lendo.gtmski escreveu: ↑Sexta-feira 12 2022f Agosto 2022 12:15:19 PM Alguns filtros têm a válvula bypass no topo, não necessariamente ela fica no fundo.
https://www.youtube.com/watch?v=1ANmG5PXWMg
No final das contas, a função é a mesma.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Eu gostaria de ver essa válvula, pois se o objetivo dela for não retornar o óleo, prejudicaria a supervisão lá na vareta... será que ela não seria para dar pressão no óleo?
Quanto a do filtro, é válvula de by pass... se o filtro entupir, ela proporciona que não falte óleo para o motor, claro, prejudica a filtragem... mas não falta óleo para continuar lubrificando... e se isto ocorrer, o filtro já estará no fim de vida e a troca será iminente.
Quanto a do filtro, é válvula de by pass... se o filtro entupir, ela proporciona que não falte óleo para o motor, claro, prejudica a filtragem... mas não falta óleo para continuar lubrificando... e se isto ocorrer, o filtro já estará no fim de vida e a troca será iminente.
- Manfio
- :: Piquet ::
- Mensagens: 388
- Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
- Localização: Santa Maria - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
Olá! Segue o vídeo com essa válvula. https://youtu.be/dCqc_a5XUMw?t=1185
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1075
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Manfio, esta válvula de bypass do bloco é só para segurança. Quando ela abre, entra óleo não filtrado no motor. Ou seja, ela não abre em condições normais
Bange, a válvula antirretorno dos filtros é uma membrana com uma mola, segue fotos:
Observe a membrana vermelha por dentro do filtro, na parte superior:
Outra ilustração dela, "anti-drain membrane"
Bange, a válvula antirretorno dos filtros é uma membrana com uma mola, segue fotos:
Observe a membrana vermelha por dentro do filtro, na parte superior:
Outra ilustração dela, "anti-drain membrane"
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 2 Respostas
- 866 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 2271 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 1910 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 3 Respostas
- 5792 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 70 Respostas
- 9021 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 6 Respostas
- 10576 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 1646 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 1426 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 2 Respostas
- 2932 Exibições
-
Última mensagem por FilipeEduardo
-
- 1 Respostas
- 2238 Exibições
-
Última mensagem por Bange