[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

No Corsa acho importante usar os filtros com válvula antirretorno tipo Tecfil TM 3, pois a esfera com mola que fica no alojamento do filtro mantém o lubrificante apenas no cabeçote.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Oi manfio, a válvula com esfera e mola que fica alojada no fundo é o bypass de segurança, caso o elemento filtrante entupa. A válvula antiretorno é uma membrana que fica alojada na altura da rosca. Os Bosch B7 Top 18 tem as duas


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Houve uma postagem no blog diadegaragem em 2016 onde ele desmonta alguns filtros de óleo. A postagem é antiga, não aparece o Bosch, mas é interessante:
https://diadegaragem.blogspot.com/2016/ ... -oleo.html


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Alguns filtros têm a válvula bypass no topo, não necessariamente ela fica no fundo.
https://www.youtube.com/watch?v=1ANmG5PXWMg
No final das contas, a função é a mesma.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Sim, mas a válvula que comentei é a válvula de alívio do filtro que fica no bloco tem código GM 90136113. Quando não tem pressão, pelo que me recordo, a esfera volta e impede que o lubrificante desça daquele ponto até a base do comando de válvulas.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

gtmski escreveu: Sexta-feira 12 2022f Agosto 2022 12:15:19 PM Alguns filtros têm a válvula bypass no topo, não necessariamente ela fica no fundo.
https://www.youtube.com/watch?v=1ANmG5PXWMg
No final das contas, a função é a mesma.
Esse blog do 540 RAT é CENSURADO do normal. O cara destrói qualquer crença ou opinião. Joguei praticamente tudo fora sobre o que entendia de lubrificante. Vou continuar lendo.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

No termo [CENSURADO] eu comentei que é sobrenatural o conhecimento dele.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu gostaria de ver essa válvula, pois se o objetivo dela for não retornar o óleo, prejudicaria a supervisão lá na vareta... será que ela não seria para dar pressão no óleo?
Quanto a do filtro, é válvula de by pass... se o filtro entupir, ela proporciona que não falte óleo para o motor, claro, prejudica a filtragem... mas não falta óleo para continuar lubrificando... e se isto ocorrer, o filtro já estará no fim de vida e a troca será iminente.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Olá! Segue o vídeo com essa válvula. https://youtu.be/dCqc_a5XUMw?t=1185


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Manfio, esta válvula de bypass do bloco é só para segurança. Quando ela abre, entra óleo não filtrado no motor. Ou seja, ela não abre em condições normais
Bange, a válvula antirretorno dos filtros é uma membrana com uma mola, segue fotos:

Observe a membrana vermelha por dentro do filtro, na parte superior:
Imagem


Outra ilustração dela, "anti-drain membrane"
Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”