[OPINIÃO] - Como colocar esse botao para acender

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [OPINIÃO] - Como colocar esse botao para acender

Mensagem por gtmski »


Eu acho que o botão é esse mesmo, vende no mercado livre como sendo para farol de milha. Ele tem 4 terminais.
4 terminais é lanterna de neblina no corsa. O farol de neblina é de 5 terminais. Porém, é um botão aftermaket, não original, e embora tenha o desenho de uma lanterna de neblina (os 3 raios de luz são retos, no farol de neblina o desenho dos 3 raios são inclinados), tenha 4 terminais, o pino-guia plástico dele segue o padrão dos faróis de neblina. Mas não tem problema ser de farol ou de lanterna de neblina, funciona do mesmo jeito

Confere lá se tem um relê... a ligação desse botão se vê por aí aos montes, cada um de um jeito... tem gente que joga 12v constante nele, tem gente que joga 12v pós-chave nele, tem gente que inverte o negativo com o positivo e aciona o relê com negativo... Como não é um botão original, vai do gosto do cliente. Mas se quiser seguir a elétrica original dele, ele se baseia no esquema do farol de neblina do Corsa B, mas com 1 pino a menos:

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

No final das contas, a elétrica dos botões de 4 ou 5 pinos é praticamente a mesma. A diferença é que nos botões de 5 pinos, há um feedback de alimentação positiva do relê para acionar o led indicador de farol ligado somente quando o relê está acionado. Já nos botões de 4 pinos, o led indicador de farol acionado independe do relê, ele é acionado pelo switch do botão


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

caramaneiro, cuidado com a ligação aí. Eu suponho que não haja relê porque o teste que fez indicou isso.
Você ligou uma lâmpada de teste nos 2 terminais que estão aí no botão e ela acendeu, não? Então é bem provável que você não tenha achado um positivo e um negativo. O que você fez foi ligar esta lâmpada de teste em série com as lâmpadas do neblina no carro. Isso deu a impressão de um dos cabos ser negativo, mas não é. Um dos cabos é positivo e o outro é positivo chaveado


caramaneiro
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Sexta-feira 13 2021f Agosto 2021 01:16:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por caramaneiro »

Alguem sabe como me ajudar?


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Depende dos materiais que tem em mão e da sua familiaridade com elétrica. Você tem terminais faston com capa? Tem crimpador? Tem cabos flexíveis de pelo menos 0,75mm² e descascador de cabos? Tem ferro de solda e liga de estanho? Tem fita isolante? (estes três últimos dá para substituir por conectores de emenda wago de 3 vias) Tem multímetro? Para fazer o trabalho direito, considero o mínimo (claro, se quiser fazer gambiarra, dá para fazer sem metade de tudo isso...)

Primeiro é necessário descobrir se tem mesmo relê: siga o cabo que não passa pelo porta fusíveis e veja onde ele vai parar. As fotos que mandou estão sem foco e escuras, consegue mandar fotos melhores? Aquela caixinha preta perto dos cabos parece um porta-fusível, é isso mesmo?

É necessário descobrir se esse cabo positivo que chega nos botões (me parece ser o vermelho, é ele que sai do porta-fusível?) é um positivo constante, positivo pós-chave ou positivo pós-iluminação. Pode usar tanto um multímetro quanto o seguinte teste: o botão acende os faróis com o carro desligado? Com o carro ligado? Ou somente após a lanterna estar acesa?

Descubra essas coisas e podemos dar sequência.

Em termos gerais: se não tiver relê, esqueça. Vai ter que instalar um. O botão tem 2 iluminações: uma âmbar, inicial, e uma verde (que se acende após o botão ser pressionado). Se tiver relê, faltam então dois cabos: um cabo negativo para o botão e um cabo positivo pós-chave ou pós-iluminação (vai depender se quer que a iluminação inicial em âmbar do botão se acenda sempre com o carro ligado ou só depois de acionar a lanterna)

O que é aquele conector verde com botão que aparece em uma das suas fotos? Aquele é um conector original GM e um botão original também


caramaneiro
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Sexta-feira 13 2021f Agosto 2021 01:16:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por caramaneiro »

gtmski escreveu: Quinta-feira 11 2022f Agosto 2022 11:18:43 AM Depende dos materiais que tem em mão e da sua familiaridade com elétrica. Você tem terminais faston com capa? Tem crimpador? Tem cabos flexíveis de pelo menos 0,75mm² e descascador de cabos? Tem ferro de solda e liga de estanho? Tem fita isolante? (estes três últimos dá para substituir por conectores de emenda wago de 3 vias) Tem multímetro? Para fazer o trabalho direito, considero o mínimo (claro, se quiser fazer gambiarra, dá para fazer sem metade de tudo isso...)

Primeiro é necessário descobrir se tem mesmo relê: siga o cabo que não passa pelo porta fusíveis e veja onde ele vai parar. As fotos que mandou estão sem foco e escuras, consegue mandar fotos melhores? Aquela caixinha preta perto dos cabos parece um porta-fusível, é isso mesmo?

É necessário descobrir se esse cabo positivo que chega nos botões (me parece ser o vermelho, é ele que sai do porta-fusível?) é um positivo constante, positivo pós-chave ou positivo pós-iluminação. Pode usar tanto um multímetro quanto o seguinte teste: o botão acende os faróis com o carro desligado? Com o carro ligado? Ou somente após a lanterna estar acesa?

Descubra essas coisas e podemos dar sequência.

Em termos gerais: se não tiver relê, esqueça. Vai ter que instalar um. O botão tem 2 iluminações: uma âmbar, inicial, e uma verde (que se acende após o botão ser pressionado). Se tiver relê, faltam então dois cabos: um cabo negativo para o botão e um cabo positivo pós-chave ou pós-iluminação (vai depender se quer que a iluminação inicial em âmbar do botão se acenda sempre com o carro ligado ou só depois de acionar a lanterna)

O que é aquele conector verde com botão que aparece em uma das suas fotos? Aquele é um conector original GM e um botão original também
Vamos lá!!!

O antigo dono colocou um farol de milha, ele acende normalmente, quando giro o botao do farol no painel e aciono o botao ali no cambio!!( entao, ele já esta instalado)

eu fiz os seguintes testes:

1- Com os 2 fios ligados pelo antigo dono no botao, fiz um teste com o chicote do ambar (7v) que chega para acender o isqueiro ali perto, coloquei em um terminal do botao, e acendeu uma luz amarela!!!

2- Quando eu liguei os 12v pos-chave, aquele do isqueiro ele ficou verde direto independente de apertar o botao, e o farol acendeu direto tbm, nao apagava!!

3- peguei um multimetro, tirei os dois fios do botao, (fios que ja estavam no farol de milha) e fiz um teste, chega 12v ao virar o botao no painel!!

o botao acende o farol com o carro desligado sim.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Opa, caramaneiro. Deixa eu tirar umas dúvidas.
1- Com os 2 fios ligados pelo antigo dono no botao, fiz um teste com o chicote do ambar (7v) que chega para acender o isqueiro ali perto, coloquei em um terminal do botao, e acendeu uma luz amarela!!!
O que é âmbar(7v)? Me corrija se eu estiver errado: você manteve os dois cabos no botão, como estão na foto. Daí pegou um dos cabos que vai para o acendedor de cigarros e colocou em um dos pinos do botão? Em qual dos pinos? Com o carro desligado? Qual a cor deste cabo?
2- Quando eu liguei os 12v pos-chave, aquele do isqueiro ele ficou verde direto independente de apertar o botao, e o farol acendeu direto tbm, nao apagava!!
Ligou os 12v pós-chave? De onde veio esse pós-chave? é um dos cabos do acendedor de cigarros? qual a cor deste cabo? Em qual terminal ligou ele?
3- peguei um multimetro, tirei os dois fios do botao, (fios que ja estavam no farol de milha) e fiz um teste, chega 12v ao virar o botao no painel!!
O botão do painel que se refere é o botão da chave de luz para ligar a lanterna?


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Como tem um multímetro, podemos simplificar. Uma das intenções com as perguntas é entender o que é cada cabo que chega no botão
Tire os dois cabos do botão. O acendedor de cigarros tem um cabo marrom? Coloque uma das pontas do multímetro nele. Selecione a escala DC, corrente contínua, no multímetro.
Com o carro desligado, coloque a ponta que está solta do multímetro em cada cabo, por vez. Há alguma leitura? Caso não:
Com a chave do contato na posição acessórios (antes de dar partida) coloque a ponta solta do multímetro em cada cabo, por vez. Há leitura? Caso não, repita o procedimento com o carro ligado.
Em qual cabo houve leitura? quantos votts? qual a cor dele?

Além disso, seria bom uma foto com mais resolução daquela "caixinha" que aparece pendurada no cabo que vai para o botão. E você consegue ver para onde vão os cabos? consegue enxergar se um dos cabos vai para um relê?


caramaneiro
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Sexta-feira 13 2021f Agosto 2021 01:16:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por caramaneiro »

gtmski escreveu: Quinta-feira 11 2022f Agosto 2022 10:01:22 PM Opa, caramaneiro. Deixa eu tirar umas dúvidas.
1- Com os 2 fios ligados pelo antigo dono no botao, fiz um teste com o chicote do ambar (7v) que chega para acender o isqueiro ali perto, coloquei em um terminal do botao, e acendeu uma luz amarela!!!
O que é âmbar(7v)? Me corrija se eu estiver errado: você manteve os dois cabos no botão, como estão na foto. Daí pegou um dos cabos que vai para o acendedor de cigarros e colocou em um dos pinos do botão? Em qual dos pinos? Com o carro desligado? Qual a cor deste cabo?
R= Isso, eu mantive os dois cabos que chegam nele e peguei um que chega do acendedor que é para acender uma lampada (camarão) no isqueiro, ela tem 7v. fiz sempre com o carro desligado, mas virava a chave na igniçao e o botao da chave de luz tbm.
2- Quando eu liguei os 12v pos-chave, aquele do isqueiro ele ficou verde direto independente de apertar o botao, e o farol acendeu direto tbm, nao apagava!!
Ligou os 12v pós-chave? De onde veio esse pós-chave? é um dos cabos do acendedor de cigarros? qual a cor deste cabo? Em qual terminal ligou ele?

R= Esse pós chave, eu peguei o que entra no isqueiro (acendedor de cigarros ) fiz isso como teste porque sei , quando vira a chave, sai 12v desse fio. A cor do fio, se eu nao me engano, é marron .
3- peguei um multimetro, tirei os dois fios do botao, (fios que ja estavam no farol de milha) e fiz um teste, chega 12v ao virar o botao no painel!!
O botão do painel que se refere é o botão da chave de luz para ligar a lanterna?
R= isso é a chave de luz.

Não sei se tem rele.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

A pedido do autor, a resolução se deu por outros meios de comunicação.
Se descobriu que o botão dele é da fabricante Kitglass e é baseado no botão 93315271. Assim, a ligação deste difere da ligação do botão do neblina no Corsa B porque exige um negativo chaveado para ser enviado para a bobina do relê.
Desta forma, a ligação elétrica do botão em questão é a seguinte:

Imagem

É possível trocar o pós-iluminação em B por pós-chave, fica a critério do instalador
As lâmpadas estão conectadas em A-C (cor verde, indicador de farol acionado) e B-C (cor âmbar, iluminação do botão)
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”