Então... mas o Tigra também tem balancim flat e a Opel permitia óleo 30.
Com relação à viscosidade ser indicativo da pressão de ruptura do filme., acompanho faz tempo os testes de um engenheiro em:
https://540ratblog.wordpress.com/ e os óleos que mais aguentam pressão são alguns 5w30 modernos. O responsável é o pacote de aditivos.
Observe estes óleos:
20W50 Castrol GTX, API SN conventional = 96,514 psi
5W30 Castrol GTX, API SN conventional = 95,392 psi
5W30 Quaker State “Full Synthetic” (abbreviated QSFS), dexos 1 Gen 2, ILSAC GF-6A, API SP = 152,674 psi
5W30 Mobil 1 Advanced Full Synthetic, GM dexos1-Gen2, ILSAC GF-6A, API SP = 125,279 psi
Ele afirma que o problema principal de um óleo mais fino em um motor não especificado para ele é pela queda da pressão de óleo. A bomba do Corsa é uma bomba de alta pressão mas não de alto volume (como as dos projetos modernos) e especificada para óleos w40 ou w50. Com um óleo mais fino, a pressão pode cair a limites críticos. Há um regra de bolso antiga que fala em 10psi para cada 1.000 rpm como mínimo