[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Piquet ::
Mensagens: 380
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:
Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Sexta-feira 10 2022f Junho 2022 06:09:28 PM O manual do Opel Tigra tem um negócio curioso... desde lá a Opel aceita o 5w30. A GMB passou a aceitá-lo só a partir dos VHC
De fato... Mas observe que a recomendação do 5W é pra quem roda inclusive abaixo de -30ºC. Aqui eu creio que as tolerâncias de montagem tenham mudado com os anos, ou simplesmente mandam usar óleo mais fino pra facilitar a partida a frio.


Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Avatar do usuário
gtmski
:: Rodeio ::
Mensagens: 630
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por gtmski »

Fernando 4100 escreveu: Terça-feira 14 2022f Junho 2022 04:58:34 PM
gtmski escreveu: Sexta-feira 10 2022f Junho 2022 06:09:28 PM O manual do Opel Tigra tem um negócio curioso... desde lá a Opel aceita o 5w30. A GMB passou a aceitá-lo só a partir dos VHC
...ou simplesmente mandam usar óleo mais fino pra facilitar a partida a frio.
Lembro de ler em algum canto que um dos motivos foi consumo de combustível
Uma das coisas que não encontrei informações foi sobre essa distinção que há no manual do Opel Tigra entre "óleo leve" e "õleo múltiplo"... já que ambos são multiviscosos. Com óleo "leve", a Opel permite o 5w30 em todas as faixas de temperatura ambiente

Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Piquet ::
Mensagens: 380
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Fernando 4100 »

Pode ser (a real mesmo acho que a gente fica sem saber). Lembro quando os gol vieram flex e a recomendação era 5W30... Gol já bebia tanto óleo quanto gasolina usando 20W50, com 5W30 o cara chega no posto e diz "completa o óleo e checa a gasolina"...
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Manfio
:: Millennium ::
Mensagens: 139
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

O problema de usar o lubrificante 5w30 em motores antigos GM F1 é por causa do rompimento do filme lubrificante no eixo do comando de válvulas com balancins flat, ou seja, modelo não roletado. Um virabrequim fabricado em 2021 para um Corsa 94, é compatível até com o Onix versão não turbo, pois tem a mesma medida de mancal e biela do Corsa antigo. Nesse motor um SAE 30 pode romper o filme lubrificante por causa do atrito entre os cames e os balancins, mas é possível usar a viscosidade 10w40, pois a Mobil já comentou que é possível alterar a viscosidade a frio, desde que seja pouco e se mantenha as demais características como API e normas. 5w30 é excelente para motores com balancins roletados, enquanto 5w40 e 10w40 para motores com balancins planos.

Avatar do usuário
gtmski
:: Rodeio ::
Mensagens: 630
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por gtmski »

Então... mas o Tigra também tem balancim flat e a Opel permitia óleo 30.
Com relação à viscosidade ser indicativo da pressão de ruptura do filme., acompanho faz tempo os testes de um engenheiro em:
https://540ratblog.wordpress.com/ e os óleos que mais aguentam pressão são alguns 5w30 modernos. O responsável é o pacote de aditivos.

Observe estes óleos:
20W50 Castrol GTX, API SN conventional = 96,514 psi
5W30 Castrol GTX, API SN conventional = 95,392 psi
5W30 Quaker State “Full Synthetic” (abbreviated QSFS), dexos 1 Gen 2, ILSAC GF-6A, API SP = 152,674 psi
5W30 Mobil 1 Advanced Full Synthetic, GM dexos1-Gen2, ILSAC GF-6A, API SP = 125,279 psi

Ele afirma que o problema principal de um óleo mais fino em um motor não especificado para ele é pela queda da pressão de óleo. A bomba do Corsa é uma bomba de alta pressão mas não de alto volume (como as dos projetos modernos) e especificada para óleos w40 ou w50. Com um óleo mais fino, a pressão pode cair a limites críticos. Há um regra de bolso antiga que fala em 10psi para cada 1.000 rpm como mínimo

Responder

Voltar para “Matérias Técnicas”