Vazando gasolina pela flauta

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Juniioor
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 05:43:16 PM
Localização: Barueri - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Vazando gasolina pela flauta

Mensagem por Juniioor »

Bom dia amigos estou com um defeito no meu corsinha curioso, vou tentar ser o mais claro possível..
Na primeira partida do dia, vaza gasolina na mangueira que é encaixada na flauta de combustível, a flauta existe dois canos, um que vai os bicos e o regulador de pressão nessa não vaza, e existe outra colada ,creio eu que seja do retorno, é nessa que vaza..
O curioso é que VAZA APENAS NA PRIMEIRA PARTIDA DO DIA, no restante do dia fica normal..eu tô até me acostumado a dar duas partida pq sei que a primeira vaza, mas não sei ao certo se o defeito é na mangueira ou na flauta. Alguém já passou por isso, e poderia me ajudar ou dar uma dica do que poderia ser??? um amigo me disse que perto do Paralamas do passageiro existe um filtro canister e que esse filtro já era e que era isso que poderia estar causando isso..

Corsa 96
Modelo GLS

Agradeço a todos, e Feliz natal..
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc tem q ver certinho onde vaza... na flauta em si é pouco provável... o mais certo é que seja nas vedações dos bicos, q são feitas por O-ring (anel de borracha).
Existe um para vedar na flauta e outro para vedar na admissão... também existe o mesmo para vedar a entrada e saída da flauta/regulador, para as mangueiras...um ou mais podem ter perdido a eficiência por ressecamento.

O cânister, mesmo q com defeito, não é o causador de um vazamento na flauta ou bicos.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se são nas mangueiras de combustível ligadas a flauta, deve ser na parte fina da flauta q é a entrada, depois do regulador já é retorno (não tem pressão), na parte fina da flauta entra pressão, q vai nos bicos, e na entrada do regulador (tudo isso tem q ser conferido), se vaza na primeira partida, não vejo motivo pra não vazar durante o dia sem vc perceber....independe se primeira partida do dia, ou ligado, a pressão máxima vai ser praticamente uma só, não depende da partida e nem do motor funcionando...é até um risco pegar fogo

identifique exatamente onde vaza, alguma vedação como sugerida deve estar comprometida, vale depois conferir com um manômetro a pressão na linha, só por desencargo pra ter certeza q o regulador não esta com algum problema q elevou muito a pressão na linha até chegar no ponto do defeito...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Juniioor
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 05:43:16 PM
Localização: Barueri - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Juniioor »

Bom dia amigos Bange e Sem controle...exatamente é na parte fina da flauta, no fim dela vai presa uma mangueira que vai por debaixo do carro, ela é presa na flauta com um tipo de presilha mas vaza um pouco depois na parte plástica sem ser a de borracha. Seguindo a lógica se a mangueira em si estivesse com problema era pra vazar o dia todo mas repetindo vaza apenas na primeira partida do dia, surge até umas bolhas mas depois de uns 10 minutos com o carro ligado ela para, após isso pode dar quantas partida quiser, pode acelerar carro que não acontece nada..eu sou leigo no assunto mas creio eu que esteja vindo muita pressão da bomba, ou o regulador de pressão que fica ali na flauta não tá trabalhando direito..se for realmente isso é possível trocar o regulador de pressão que fica na flauta ela parece ser inteira...Bom ouvi várias opinião de amigos, e queria saber uma terceira aqui no fórum,pois quase todos os B.O descubro e resolvo por aqui mesmo...Novamente agradeço a ajuda de todos
Fora esse mínimo problema, carro aparentemente normal, uso todo dia


Abraço
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não importa quando vaza...
O engate é feito por uma peça plástica, que dentro tem o O-ring, que veda...
Na foto a seguir, considere a parte azul como sendo a entrada da flauta..
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Juniioor
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 05:43:16 PM
Localização: Barueri - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Juniioor »

Blz Bange, isso é exatamente nesse lugar, bom eu vou efetuar a troca dessa mangueira. Ou desse engate se parar posto aqui o resultado, se isso der certo, vai ser a 4 vez que vc me ajuda kkkkkkkkkkk..... valeu
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a parte fina é a entrada c pressão na flauta, tem q trocar, e depois conferir com um manômetro como ta trabalhando a linha de combustível

o regulador é uma peça mecânica calibrado pra ficar fechado até determinada pressão, passando dessa pressão ele vai se abrindo pro excesso passar, faltando pressão ele se fecha pra q suba novamente.... esse abre e fecha é através de uma bola e membrana....
o mais normal é furar a membrana e não segurar pressão, o combustível voltar pela tomada de vácuo do regulador, a mola cansar e a pressão na linha baixar......(sistema muito parecido com o da panela de pressão, q a água ferve, expande, eleva a pressão dentro da panela q se encaminhe pelo duto do pino, até q consiga levantar levemente o peso do pino pra deixar escapar essa pressão extra, em vez de pino com peso, temos a mola q controla essa pressão)

por isso falo, não tem o menor sentido vazar só nessa hora, e nem o regulador ter feito a pressão subir tanto assim a ponto de romper ou danificar o o'ring de vedação, mas tem q ser visto antes q pegue fogo, até olhar por baixo do carro, se não tem algum amassado q estrangulou o retorno (a mangueira q sai do dosador e vai pro tanque), se tiver fechado essa mangueira a pressão vai subindo indefinidamente até achar um ponto de fuga, ou queimar a bomba.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É possível alguma perda que não é percebida...a pressão cai de um dia para outro e o O-ring fica frouxo...vazando muito só na primeira ligada.
Quanto ao teste de pressão, é bom fazer...
https://youtu.be/KM3YGIQofpE
Não só para avaliar a bomba, mas também a estanqueidade dos bicos e do regulador...
https://youtu.be/WhbSpKN3mD0
https://youtu.be/l0YJML49BJI
duoli
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 28 2022f Maio 2022 11:44:07 AM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por duoli »

Amigo estou exatamente com esse problema,vaza no mesmo lugar,e só na primeira partida do dia,mas meu carro é um palio 8v,como resolveu esse problema?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

duoli escreveu: Domingo 03 2022f Julho 2022 11:33:22 AM Amigo estou exatamente com esse problema,vaza no mesmo lugar,e só na primeira partida do dia,mas meu carro é um palio 8v,como resolveu esse problema?
então, vc já conferiu a situação das vedações?
muda o carro, mas o principio é o mesmo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”