[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Sexta-feira 10 2022f Junho 2022 06:09:28 PM O manual do Opel Tigra tem um negócio curioso... desde lá a Opel aceita o 5w30. A GMB passou a aceitá-lo só a partir dos VHC
De fato... Mas observe que a recomendação do 5W é pra quem roda inclusive abaixo de -30ºC. Aqui eu creio que as tolerâncias de montagem tenham mudado com os anos, ou simplesmente mandam usar óleo mais fino pra facilitar a partida a frio.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1074
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Fernando 4100 escreveu: Terça-feira 14 2022f Junho 2022 04:58:34 PM
gtmski escreveu: Sexta-feira 10 2022f Junho 2022 06:09:28 PM O manual do Opel Tigra tem um negócio curioso... desde lá a Opel aceita o 5w30. A GMB passou a aceitá-lo só a partir dos VHC
...ou simplesmente mandam usar óleo mais fino pra facilitar a partida a frio.
Lembro de ler em algum canto que um dos motivos foi consumo de combustível
Uma das coisas que não encontrei informações foi sobre essa distinção que há no manual do Opel Tigra entre "óleo leve" e "õleo múltiplo"... já que ambos são multiviscosos. Com óleo "leve", a Opel permite o 5w30 em todas as faixas de temperatura ambiente


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Pode ser (a real mesmo acho que a gente fica sem saber). Lembro quando os gol vieram flex e a recomendação era 5W30... Gol já bebia tanto óleo quanto gasolina usando 20W50, com 5W30 o cara chega no posto e diz "completa o óleo e checa a gasolina"...
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

O problema de usar o lubrificante 5w30 em motores antigos GM F1 é por causa do rompimento do filme lubrificante no eixo do comando de válvulas com balancins flat, ou seja, modelo não roletado. Um virabrequim fabricado em 2021 para um Corsa 94, é compatível até com o Onix versão não turbo, pois tem a mesma medida de mancal e biela do Corsa antigo. Nesse motor um SAE 30 pode romper o filme lubrificante por causa do atrito entre os cames e os balancins, mas é possível usar a viscosidade 10w40, pois a Mobil já comentou que é possível alterar a viscosidade a frio, desde que seja pouco e se mantenha as demais características como API e normas. 5w30 é excelente para motores com balancins roletados, enquanto 5w40 e 10w40 para motores com balancins planos.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1074
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Então... mas o Tigra também tem balancim flat e a Opel permitia óleo 30.
Com relação à viscosidade ser indicativo da pressão de ruptura do filme., acompanho faz tempo os testes de um engenheiro em:
https://540ratblog.wordpress.com/ e os óleos que mais aguentam pressão são alguns 5w30 modernos. O responsável é o pacote de aditivos.

Observe estes óleos:
20W50 Castrol GTX, API SN conventional = 96,514 psi
5W30 Castrol GTX, API SN conventional = 95,392 psi
5W30 Quaker State “Full Synthetic” (abbreviated QSFS), dexos 1 Gen 2, ILSAC GF-6A, API SP = 152,674 psi
5W30 Mobil 1 Advanced Full Synthetic, GM dexos1-Gen2, ILSAC GF-6A, API SP = 125,279 psi

Ele afirma que o problema principal de um óleo mais fino em um motor não especificado para ele é pela queda da pressão de óleo. A bomba do Corsa é uma bomba de alta pressão mas não de alto volume (como as dos projetos modernos) e especificada para óleos w40 ou w50. Com um óleo mais fino, a pressão pode cair a limites críticos. Há um regra de bolso antiga que fala em 10psi para cada 1.000 rpm como mínimo


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1074
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

gtmski escreveu: Sábado 06 2022f Agosto 2022 08:24:19 PM Então... mas o Tigra também tem balancim flat e a Opel permitia óleo 30.
Estava conferindo aqui, os primeiros VHC (a gasolina) também não tinham balacins roletados ainda. Estes vieram nos VHC-E (flex). No manual dos primeiros VHC também está lá: 5w30, inclusive é o óleo que saía de fábrica


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

gtmski escreveu: Sábado 06 2022f Agosto 2022 08:24:19 PM Então... mas o Tigra também tem balancim flat e a Opel permitia óleo 30.
Com relação à viscosidade ser indicativo da pressão de ruptura do filme., acompanho faz tempo os testes de um engenheiro em:
https://540ratblog.wordpress.com/ e os óleos que mais aguentam pressão são alguns 5w30 modernos. O responsável é o pacote de aditivos.

Observe estes óleos:
20W50 Castrol GTX, API SN conventional = 96,514 psi
5W30 Castrol GTX, API SN conventional = 95,392 psi
5W30 Quaker State “Full Synthetic” (abbreviated QSFS), dexos 1 Gen 2, ILSAC GF-6A, API SP = 152,674 psi
5W30 Mobil 1 Advanced Full Synthetic, GM dexos1-Gen2, ILSAC GF-6A, API SP = 125,279 psi

Ele afirma que o problema principal de um óleo mais fino em um motor não especificado para ele é pela queda da pressão de óleo. A bomba do Corsa é uma bomba de alta pressão mas não de alto volume (como as dos projetos modernos) e especificada para óleos w40 ou w50. Com um óleo mais fino, a pressão pode cair a limites críticos. Há um regra de bolso antiga que fala em 10psi para cada 1.000 rpm como mínimo
Muito importante essa sua informação, confesso que não sabia dessa relação pressão/volume na bomba GM. Tenho um Corsa 94, gastei uma grana para montar o carro com peças da GM, mas ainda está tudo na mesa. Até hoje não entrei no consenso de usar um 10w40 ou 5w30 na montagem, pois a quantidade de zinco nesses lubrificantes modernos é cada vez menor. Segue um vídeo das peças e ferramentas.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1074
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Rapaz, que coisa linda de se ver esse tanto de peças originais e de primeira linha todas organizadas. Vai ficar zerado esse Corsa.
Corsa B é bacana de dar manutenção né... mecânica e elétrica relativamente fácil, peças relativamente baratas (a maioria), vasta disponibilidade na Accioly, Mercadolivre, Crestana e outros lugares. Algumas peças já estão difíceis de achar, mesmo usadas, mas são poucas.

Vai de filtro Mann para o óleo? É sem anti-retorno, não? Já considerou o Bosch B7 Top 18? Tenho uns Mann guardados aqui, coisa de 1 ano... fui ver esses dias, pontos ferrugem por dentro. Eu já não gostava do filtro de ar deles, tem um acabamento que apanha feio dos Bosch... depois dessa, parei de vez com Mann.

Quanto ao óleo da montagem, o engenheiro mecânico lá do blog recomenda se usar o mesmo óleo que vai ser usado no carro. Porque lá fora há oferta de óleos para montagem. Ao zinco realmente não é mais dada tanta ênfase, ele se deposita nos conversores catalíticos. Antigamente eu usava um aditivo de zinco, ZDDP, que depois se descobriu que é danoso pelo excesso de zinco. Muitos óleos modernos estão usando, entre outras coisas, titânio no lugar de tanto zinco. Sem prejuízo ao desempenho, pelo contrário.

Falando em amaciamento, já viu a nota técnica da GM Performance Parts americana para os motores crate LS3?
https://drive.google.com/file/d/1RDUG2Q ... sp=sharing


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

No Etios fui colocar o filtro de combustível MANN que é o mesmo do Corsa e não entrou no suporte do tanque e o filtro de óleo no Toyota também da MANN quase não entrou na rosca. Se bobiar a Wega de fal falada vai ser opção, pois a qualidade do filtro do ar condicionado Wega é superior ao original Toyota. Eu estou lendo esse blog, ele comenta que zinco é um mito criado de tanta repetição. Tenho outras peças guardadas como coletor de admissão e as molas da suspensão. Vou arranjar um tempo e montar, mas o clima frio e úmido não ajuda. Já tive que polir o virabrequim, pois tentou dar ferrugem. Agora enchi de graxa para proteger.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Filtro de óleo eu tenho usado quase que exclusivamente Mahle, em todos os carros. É uma das poucas marcas que ainda não unificou vários modelos num só, deixando algumas especificações meio de lado.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”