[DÚVIDA] - Painel marcando errado. O q fazer?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - Painel marcando errado

Mensagem por Bange »

Bom, se a boia nunca foi trocada, sua resistência e a haste continuam originais...e pelo tipo de resistência é improvável ter diminuído para dar maior deflexão no mostrador (mesmo assim eu conferiria com uma nova).
A alimentação deste mostrador é a mesma do da temperatura, ou seja, 10V do regulalor do painel...
Eu só pensaria em mexer na regulagem do mostrador se tanto a alimentação quanto a resistência/haste estivessem perfeitos.
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Abri a portinhola do tanque pra trocar apenas a bomba só em 2013.
Tá tudo perfeito sim, já conferi todas as alimentações e aterramentos, por isso fucei. Não tinha mais pra onde correr, e só me parece possível que seja "cansaço" das molas.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Os 10V regulado se mantém constantes, independente da RPM?
...medidos lá em cima da resistência da boia...
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bange escreveu: Quarta-feira 25 2022f Maio 2022 07:43:30 PM Os 10V regulado se mantém constantes, independente da RPM?
...medidos lá em cima da resistência da boia...
Está pensando na resistência do cabo? Aqui eu tenho 2 chicotes parciais do Classic, são doadores de cabos. Em um deles, qualquer ponto que eu desencapo um cabo, encontro oxidação no cobre. Coisa de louco. Desencapo 1 metro longe dos terminais e está lá, aquele cobre feio. Estranhamente, o outro chicote parcial está melhorzinho, apesar de ser mais velho.
Fernando 4100 escreveu: Quarta-feira 25 2022f Maio 2022 04:56:45 PM me parece possível que seja "cansaço" das molas.
Se observar que manômetros industriais de caixa fechada necessitam de calibração constante, geralmente em 1 ou 2 anos... imagine esses VDOs mal lacrados e que ainda passam por variações de temperaturas enormes pois a área do painel de instrumentos pega um sol lascado. Aí no Sul deve ser pior, essa variação doida de temperatura a cada estação...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não... um aumento na resistividade do cabo, seja por mau contato ou oxidação, tenderia a diminuir a corrente (tendo menor deflexão no ponteiro), já um problema no regulador, seja por defeito ou aterramento ruim entre ele e o chassis, pode ocasionar um aumento da tensão... dando maior deflexão no ponteiro.
Este regulador é similar ao 7810, só que com terminais trocados... salvo engano de valores, ele deve manter a saída em 10/10,2V, desde que na entrada tenha uma tensão entre 10,5 e 17V e sua saída deve ser constante, mesmo com a variação normal do alternador (entre 12 e até 14V)... se houver variação com a RPM ou a regulagem dele não for a especificada, aí pode estar o problema, pois maior tensão acarretará maior deflexão no ponteiro.
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bange escreveu: Quinta-feira 26 2022f Maio 2022 10:59:49 AM Este regulador é similar ao 7810, só que com terminais trocados...
Isso aí. Tenho um painel extra aqui e fui conferir, é um TCA700Y, similar ao LM7810

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Sim, o sinal de 10V tá perfeitinho, independente da rotação do motor e mesmo testando o regulador em bancada, fora do carro. Tá tudo certo.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É camarada... com resistência e regulador em ordem, se vc não conseguir o ajuste desejado pelo botão ou não conseguir um novo, só restará calcular um resistor "shunt".
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Atualizando: O marcador de combustível aos poucos parece estar voltando a marcar corretamente. Minha conclusão é por ter ficado muito tempo parado, o mecanismo "atrofiou".
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Nesse momento foram 40,5 litros até a bomba do posto desarmar no automático. Então creio que esteja normal.

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”