Bom, se a boia nunca foi trocada, sua resistência e a haste continuam originais...e pelo tipo de resistência é improvável ter diminuído para dar maior deflexão no mostrador (mesmo assim eu conferiria com uma nova).
A alimentação deste mostrador é a mesma do da temperatura, ou seja, 10V do regulalor do painel...
Eu só pensaria em mexer na regulagem do mostrador se tanto a alimentação quanto a resistência/haste estivessem perfeitos.
[DÚVIDA] - Painel marcando errado. O q fazer?
- Fernando 4100
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Abri a portinhola do tanque pra trocar apenas a bomba só em 2013.
Tá tudo perfeito sim, já conferi todas as alimentações e aterramentos, por isso fucei. Não tinha mais pra onde correr, e só me parece possível que seja "cansaço" das molas.
Tá tudo perfeito sim, já conferi todas as alimentações e aterramentos, por isso fucei. Não tinha mais pra onde correr, e só me parece possível que seja "cansaço" das molas.
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Os 10V regulado se mantém constantes, independente da RPM?
...medidos lá em cima da resistência da boia...
...medidos lá em cima da resistência da boia...
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Está pensando na resistência do cabo? Aqui eu tenho 2 chicotes parciais do Classic, são doadores de cabos. Em um deles, qualquer ponto que eu desencapo um cabo, encontro oxidação no cobre. Coisa de louco. Desencapo 1 metro longe dos terminais e está lá, aquele cobre feio. Estranhamente, o outro chicote parcial está melhorzinho, apesar de ser mais velho.
Se observar que manômetros industriais de caixa fechada necessitam de calibração constante, geralmente em 1 ou 2 anos... imagine esses VDOs mal lacrados e que ainda passam por variações de temperaturas enormes pois a área do painel de instrumentos pega um sol lascado. Aí no Sul deve ser pior, essa variação doida de temperatura a cada estação...Fernando 4100 escreveu: ↑Quarta-feira 25 2022f Maio 2022 04:56:45 PM me parece possível que seja "cansaço" das molas.
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Não... um aumento na resistividade do cabo, seja por mau contato ou oxidação, tenderia a diminuir a corrente (tendo menor deflexão no ponteiro), já um problema no regulador, seja por defeito ou aterramento ruim entre ele e o chassis, pode ocasionar um aumento da tensão... dando maior deflexão no ponteiro.
Este regulador é similar ao 7810, só que com terminais trocados... salvo engano de valores, ele deve manter a saída em 10/10,2V, desde que na entrada tenha uma tensão entre 10,5 e 17V e sua saída deve ser constante, mesmo com a variação normal do alternador (entre 12 e até 14V)... se houver variação com a RPM ou a regulagem dele não for a especificada, aí pode estar o problema, pois maior tensão acarretará maior deflexão no ponteiro.
Este regulador é similar ao 7810, só que com terminais trocados... salvo engano de valores, ele deve manter a saída em 10/10,2V, desde que na entrada tenha uma tensão entre 10,5 e 17V e sua saída deve ser constante, mesmo com a variação normal do alternador (entre 12 e até 14V)... se houver variação com a RPM ou a regulagem dele não for a especificada, aí pode estar o problema, pois maior tensão acarretará maior deflexão no ponteiro.
- Fernando 4100
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É camarada... com resistência e regulador em ordem, se vc não conseguir o ajuste desejado pelo botão ou não conseguir um novo, só restará calcular um resistor "shunt".
- Fernando 4100
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