[DÚVIDA] - Troca lâmpadas do Classic 2014. Como escolher a melhor?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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gtmski
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Re: [DÚVIDA] - Troca lâmpadas do Classic 2014. Como escolher a melhor?

Mensagem por gtmski »

SemControle escreveu: Sexta-feira 13 2022f Maio 2022 07:29:32 PM o pior é fazer o serviço assim no capricho e os caras comparam c o Zé da esquina q faz porqueira e cobra barato.....
Isso é problema. Porque se o trabalho não for bem feito, vai gerar resistências pelo circuito e não vai dar a atenuação desejada da queda de tensão. Um conector sujo ou oxidado, uma série de emendas, cabos de menor bitola... vão gerar maior resistência elétrica. Trabalho bem feito tem que ser valorizado.
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Mensagem por SemControle »

gtmski escreveu: Quarta-feira 18 2022f Maio 2022 08:57:31 PM
SemControle escreveu: Sexta-feira 13 2022f Maio 2022 07:29:32 PM o pior é fazer o serviço assim no capricho e os caras comparam c o Zé da esquina q faz porqueira e cobra barato.....
Isso é problema. Porque se o trabalho não for bem feito, vai gerar resistências pelo circuito e não vai dar a atenuação desejada da queda de tensão. Um conector sujo ou oxidado, uma série de emendas, cabos de menor bitola... vão gerar maior resistência elétrica. Trabalho bem feito tem que ser valorizado.
sempre escuto q o da esquina faz a mesma coisa mais barata, ai eu já falo pro fulano, ta deixando a moto aqui depois de passar em vários da esquina q só pioraram e criaram mais problemas.....
vindo por indicação q é pra resolver de vez ainda escuto cara querer por preço no serviço....
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Mensagem por DrLeandro »

gtmski escreveu: Sexta-feira 13 2022f Maio 2022 01:27:45 AM Ops, correção da correção:
A Philips VisionPlus +60% também é encontrada em caixas acrílicas ovaladas em alguns países. Me parece que as caixas quadradas em acrílico são para os mercados Chinês e Japonês.
Peguei na aliexpress mesmo, creio q são originais
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Mensagem por DrLeandro »

gtmski escreveu: Quarta-feira 11 2022f Maio 2022 07:01:29 PM
Cara primeiramente muito obrigado por ter perdido um tempo pra dar essa aula, show de bola mesmo
É bacana poder ajudar, há muita desinformação por parte dos fabricantes
Como já comprei as H3 pros faróis auxiliares, vou coloca-las...
São do Mercadolivre, não? Parece que deu sorte e são verdadeiras. Achei essa embalagem em um pdf da Philips-China, no resto do mundo essas lâmpadas vem em um blister. De qualquer forma, o vendedor comprou essa lâmpada no Aliexpress. Lugar onde há muitas falsificações. Geralmente se descobre falsificações pela embalagem: cores, fontes usadas, palavras erradas, erros na impressão. Mas essa aí parece verdadeira. É preciso ter muito cuidado ao comprar certos tipos de coisas no Mercadolivre: lâmpadas, velas especiais (muito cuidado), tensionador de correia, correia dentada, capacitores, circuitos integrados (e outros componentes eletrõnicos)... fora o de sempre, mas não relacionado a carros: óculos, vestuário, eletrônicos, etc.. Mesmo em anúncios bem avaliados há falsificações. É sempre bom procurar pelas "lojas oficiais" ou um vendedor muito qualificado em um anúncio com muitas qualificações. Se aparecer uma qualificação sequer dizendo que é falsificado, fique com o pé atrás. Porque a qualidade das falsificações melhora a cada dia, e muita gente não percebe que o produto não é original. Outra coisa que acontece é de se remanufaturar uma peça e vender como nova.
No Mercadolivre, para peças originais do Corsa, ou compro usadas ou dos vendedores: Loja oficial GM, Crestana, Mister Auto, Carrera, Accioly. Para velas especiais, Asllan. De certo que há mais vendedores bons e com peças originais, esses são os que lembrei de pronto.
Quanto a modificação que vc colocou acima, relê duplo de farol
Tem que pegar um auto elétrico bem caprichoso. Faz tempo que não vou em algum, tampouco em qualquer mecânico, prefiro fazer eu mesmo. De qualquer maneira, tenho 3 sugestões para o projeto do relê:
Relê- Marelli
Cabos flexíveis- Prysmian (preferido, suportam maior temperatura e são mais flexíveis) ou Sil. Nas possíveis combinações:
1-Alimentação do relê: 6mm / Para os faróis: 2,5mm
2-Alimentação do relê: 10mm / Para os faróis: 4mmm
3-Alimentação do relê: 16mm / Para os faróis: 6mm

Simulei as quedas de tensão com as combinações acima: 1- 0,4v / 2- 0,25v / 3- 0,17v. A opção 1 é a menos custosa, mais fácil de fazer e já dá bom resultado.
Comentei sobre o auto elétrico ser caprichoso. O que seria um trabalho limpo e caprichoso:

-Zero emendas
-Terminais crimpados com crimpador adequado
-Terminais para o relê
-Cabos escondidos e protegidos por eletrodutos
-Nenhuma parte viva (energizada) exposta sem isolamento (inclusive no relê)
-Troca do conector h4 original por um novo de boa qualidade com novos terminais crimpados exclusivamente para os cabos de maior bitola dos faróis (ou crimpar novos terminais para o conector existente)
-Um negativo decente para os faróis, com terminais olhal parafusados diretamente na carroceria (bem próximos do farol)
-Uso de isolação termo-retrátil onde for necessário e não fita isolante.

Não é qualquer auto-elétrico que vai fazer isso. Muitos vão querer usar a fiação original, inclusive. Não aceite. A fiação original vai ser só para comandar o relê, e não para alimentá-lo ou para alimentar os faróis.

Levar em um auto-elétrico também tem o problema de não poder escolher a marca do cabo. Se possível, compre os cabos citados acima por metro (muitas lojas físicas vendem), o relê, os conectores H4 e leve lá. Da bateria até o relê vai um cabo com tamanho por volta de 2 metros, do relê até o farol LD: dois de 1,5m e do relê até o farol LE, dois de 50cm. Compre um pouco maior para garantir. E mais 2 pedaços pequenos (até 50cm) para os negativos dos faróis, da mesma bitola dos outros do farol. Não sei como é o terminal positivo da bateria do Classic, mas é possível que seja necessário trocá-lo.
eu fiquei sem saber qual pegar mesmo rs
Se for de originais e relê, Philips Standard H4
Se for só de lâmpada especial e confiar nos testes do Bulb Facts, GE Megalight +130. Embora quem venceu os testes lá foi a Bosch Gigalight 120%. É uma pena que não temos ela à venda por aqui. Gosto muito das coisas da Bosch.
Se for só de lâmpada especial, confiar nos testes do Merovingian e não se preocupar com custo x benefício, Nightbreaker 200
Achei esse teste russo da GE https://www.youtube.com/watch?v=KrNzdY2X_SE
Eu vi, bacana. Ele tem uma certa metodologia. Note que eu não disse metodologia certa. Kkk. Não sabemos se o luxímetro dele está calibrado, e não se aprofundou muito sobre o teste. Mas gostei.
Percebeu que os resultados dele diferem um pouco dos do Bulb Facts, não? Não dá para comparar resultados de metodologias diferentes

Mas é isso, boa sorte com a busca pela melhora da insatisfatória iluminação do Corsa e poste os resultados da aventura.
Olha eu aqui de novo, peguei uma tal de dengue q me derrubou acabou que nem mexi em nada.
Vc comentou sobre peças falsas do ML...estava quase comprando correia lá https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... s-polycard

Vou trocar antes do carro fazer os 50 mil...R$180 pareceu ser bom...

Agora voltando a instalação eu ainda não procurei uma auto elétrica, tem um fusível enorme que colocaram junto da bateria, segundo o cara q instalou o som do meu carro é uma proteção, apesar q faz um barulho ao desligar o som, segundo ele é "normal".
Esse modelo de mudança de fiação ele "força" a lâmpada original fazendo que ela ilumine mais é isso?
Achei esse relê é mais ou menos isso?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... BQQAvD_BwE
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Mensagem por Bange »

Meio atrasado no tópico, que aliás é muito bom e rico nos dados técnicos, mas gostaria de adicionar um item que não foi aventado... o ser humano, o olho humano, principalmente o do motorista.
O olho humano é muito complexo e longe de ser uma perfeição com uma régua única para todos... claro que existe uma referência, uma média... mas e os pontos fora da curva? Um óculos por exemplo, muda muita coisa... a idade do motorista, problemas como hipertensão, glaucoma, perda ou diminuição do campo visual, estado emocional...
Quem se encontra dentro ou muito próximo da curva média da régua dos fabricantes, tem um tipo de avaliação (que na realidade é o que importa), já para quem está fora, com algum tipo de problema ou deficiência (seja na quantidade ou sensibilidade dos bastonetes, cones, etc...), terá outra avaliação.
Eu, por exemplo, uso óculos...com chuva já muda muito... acrescente faróis contrários e o pé já sai do acelerador e se posiciona no freio...
Lembro de uma vez, descendo a serra de Piquete sentido Dutra, com neblina e alguma chuva, a melhor condição foi desligar os faróis, abrir o vidro, cabeça meio pra fora, 5km/h (ou menos)... literalmente me orientando pela péssima (na ocasião) pintura do asfalto, não adiantaria nem faróis a laser da NASA(rs!).
Resumindo, pra pessoas que se encontram fora da curva, como eu, pouco ou nada adiantará ter faróis com x% a mais na região "y", x% a mais de candle, lux, potência... adiantará aquela que der a melhor condição para o momento, que pode ser até os originais...fora isso é baixar a velocidade ou até evitar (nem sempre possível).
Bom seria um botãozinho pra corrigir tudo...
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Mensagem por SemControle »

Bange escreveu: Terça-feira 24 2022f Maio 2022 07:25:07 AM Meio atrasado no tópico, que aliás é muito bom e rico nos dados técnicos, mas gostaria de adicionar um item que não foi aventado... o ser humano, o olho humano, principalmente o do motorista.
O olho humano é muito complexo e longe de ser uma perfeição com uma régua única para todos... claro que existe uma referência, uma média... mas e os pontos fora da curva? Um óculos por exemplo, muda muita coisa... a idade do motorista, problemas como hipertensão, glaucoma, perda ou diminuição do campo visual, estado emocional...
Quem se encontra dentro ou muito próximo da curva média da régua dos fabricantes, tem um tipo de avaliação (que na realidade é o que importa), já para quem está fora, com algum tipo de problema ou deficiência (seja na quantidade ou sensibilidade dos bastonetes, cones, etc...), terá outra avaliação.
Eu, por exemplo, uso óculos...com chuva já muda muito... acrescente faróis contrários e o pé já sai do acelerador e se posiciona no freio...
Lembro de uma vez, descendo a serra de Piquete sentido Dutra, com neblina e alguma chuva, a melhor condição foi desligar os faróis, abrir o vidro, cabeça meio pra fora, 5km/h (ou menos)... literalmente me orientando pela péssima (na ocasião) pintura do asfalto, não adiantaria nem faróis a laser da NASA(rs!).
Resumindo, pra pessoas que se encontram fora da curva, como eu, pouco ou nada adiantará ter faróis com x% a mais na região "y", x% a mais de candle, lux, potência... adiantará aquela que der a melhor condição para o momento, que pode ser até os originais...fora isso é baixar a velocidade ou até evitar (nem sempre possível).
Bom seria um botãozinho pra corrigir tudo...
dito e feito.....
como meu veiculo é moto, vou falar, na melhor das condições, a viseira do capacete já muda o cenário completamente.....
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Mensagem por gtmski »

Bange escreveu: Terça-feira 24 2022f Maio 2022 07:25:07 AM que aliás é muito bom e rico nos dados técnicos
Valeu, Bange!
Bange escreveu: Terça-feira 24 2022f Maio 2022 07:25:07 AM Um óculos por exemplo, muda muita coisa... a idade do motorista, problemas como hipertensão, glaucoma, perda ou diminuição do campo visual, estado emocional...
Quem se encontra dentro ou muito próximo da curva média da régua dos fabricantes, tem um tipo de avaliação (que na realidade é o que importa), já para quem está fora, com algum tipo de problema ou deficiência (seja na quantidade ou sensibilidade dos bastonetes, cones, etc...), terá outra avaliação.
Sem dúvida. Minha visão noturna mesmo só tem piorado com os anos
SemControle escreveu: Domingo 22 2022f Maio 2022 06:39:30 PM ...depois de passar em vários da esquina q só pioraram e criaram mais problemas.....
Um serviço incompente sai mais caro do que um serviço profissional, uma hora a conta chega
DrLeandro escreveu: Segunda-feira 23 2022f Maio 2022 07:06:31 PM Esse modelo de mudança de fiação ele "força" a lâmpada original fazendo que ela ilumine mais é isso?
Eu não diria que "forçar" seria a palavra correta, mas é possível entender dessa forma
DrLeandro escreveu: Segunda-feira 23 2022f Maio 2022 07:06:31 PM Achei esse relê é mais ou menos isso?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ni8135-_JM
Isso aí, esse é um relê duplo de farol. Pessoalmente prefiro o da Marelli, a vedação é melhor
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gtmski escreveu: Quinta-feira 26 2022f Maio 2022 01:06:42 AM
DrLeandro escreveu: Segunda-feira 23 2022f Maio 2022 07:06:31 PM Esse modelo de mudança de fiação ele "força" a lâmpada original fazendo que ela ilumine mais é isso?
Eu não diria que "forçar" seria a palavra correta, mas é possível entender dessa forma
na verdade entrega tudo q a lâmpada precisa pra trabalhar 100%, não força de expor a trabalho extra
vc reduz as perdas ao longo da fiação "limitada" original
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