A chegada do ar:
E só hoje fiz a soma dos gastos (Valor da peça + o frete):
Kit ar 2012 - 1.700,00 (usado - comprei em 2016);
Custo do transporte - 94,41;
Solda do cano - 30,00 (um dos tubos tinha um furinho);
Chicote - 85,00 + 40 (usado, serviu de doador de relés e fusíveis);
Bucha do alternador - R$ 20,00 (pro alinhamento correto da correia)
Solenóide ar quente - 69,90 + 20,90
Kit mangueiras - 148,00 (as mangueiras do ar quente, junto com a válvula e o tubo d'água);
Filtro secador - 25,00 + 17,90;
Mangueira superior do radiador (94722530) - 85,66 + 23,11;
Radiador - 319,00 + 77,00;
Plug Pressostato - 39,00 + 13,90;
Espuma + frete - 49,00 (da vedação da caixa evaporadora)
Filtro de cabine - 22,00;
Suporte da válvula ar quente - 20,00;
T de vácuo - 2,00;
Correia alternador - 25,00;
Defletor de água (93268364) - 130,00
Torno polia do ar - 30,00 (fabricação de peça pra centrar a polia na hora da furação);
Parafuso do virabrequim - 10,00;
Relé 70A - 15,00;
Porta-relé 70A - 12,00;
Cabo 8mm - 30,00;
Porta-luvas 69,78 + 22,90;
Kit suporte compressor - 190,00 + 25,00;
Presilha mangueira do ar (93366123) - 6,63;
Suporte da mangueira do ar (93346506) - 56,97;
Correia 24,90 + 15,90;
Total: R$ 3.565,86
Isso tudo sem contabilizar fiação, terminais, estanho, material de limpeza, lixas, tinta, disco de corte, brocas, óleo, gás... E as horas de serviço.
E isso explica porquê o "Tião" instala por 2 mil e o dono fica com a idéia de que ar adaptado não presta. Fazer direito e confiável, sai caro.