[DÚVIDA] - Ar condicionado parou

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
DavidM
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 20 2021f Março 2021 06:33:32 PM
Localização: Picuí - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

[DÚVIDA] - Ar condicionado parou

Mensagem por DavidM »

Boa noite! Recentemente o ar condicionado parou de gelar. Ao levar em uma oficina especializada verificaram gás, compressor, relés e fusíveis e falaram que estava tudo na normalidade e madaram buscar ajuda com algum mecânico elétrico. O que ocorre é que quando aciono o ar se ouve alguns estalos contínuos tanto da direita como da esquerda ( creio eu barulhos vindos dos relés acionando e desligando em seguida ). Percebe-se também que em alguns momentos ao acionar o ar, o rpm do carro muda, mas retorna ao normal em seguida. As vezes não dá sinal de relé nem mudança de rpm nenhuma. Em casos muito raros o ar até chega a gelar um pouco, mas não dura muito pois ele desliga. Antes de procurar uma auto elétrica, poderia me passar alguma dica do que pode está causando o problema?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Difícil dar um tiro certo sem analisar, medir... mas existe um ponto que é um divisoras de águas... é a solenoide da embreagem do compressor (onde pega a correia), quando o AC é acionados, um "tec" forte ocorre nela e o compressor entra em ação e vai esfriando a cabine.
A solenoide da embreagem só desligada/desacopla em algumas situações.
1- se vc desligar o AC no botão.
2- se o controle do AC (que é um sensor térmico junto ao evaporador, que é onde gela o ar), detetar a temperatura programada ou gelo.
3- se a pressão do gás for além do especificado no projeto (isso é detetado pelo sensor/pressostato duplo, no cano de retorno do condensador - junto ao radiador).
Uma oficina especializada, tem por procedimento verificar e reparar qualquer situação anormal dentro do contexto e não orientar outro profissional de outra área, que pode até atuar em alguma parte, mas não está capacitado/instrumentalizado para isso... vai ser uma loteria.
Se vc mesmo não mexe, a melhor coisa é ir a outra loja especializada no assunto.


DavidM
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 20 2021f Março 2021 06:33:32 PM
Localização: Picuí - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por DavidM »

Bange escreveu: Sexta-feira 11 2022f Fevereiro 2022 10:59:22 PM Difícil dar um tiro certo sem analisar, medir... mas existe um ponto que é um divisoras de águas... é a solenoide da embreagem do compressor (onde pega a correia), quando o AC é acionados, um "tec" forte ocorre nela e o compressor entra em ação e vai esfriando a cabine.
A solenoide da embreagem só desligada/desacopla em algumas situações.
1- se vc desligar o AC no botão.
2- se o controle do AC (que é um sensor térmico junto ao evaporador, que é onde gela o ar), detetar a temperatura programada ou gelo.
3- se a pressão do gás for além do especificado no projeto (isso é detetado pelo sensor/pressostato duplo, no cano de retorno do condensador - junto ao radiador).
Uma oficina especializada, tem por procedimento verificar e reparar qualquer situação anormal dentro do contexto e não orientar outro profissional de outra área, que pode até atuar em alguma parte, mas não está capacitado/instrumentalizado para isso... vai ser uma loteria.
Se vc mesmo não mexe, a melhor coisa é ir a outra loja especializada no assunto.
Entendo sua colocação. A primeira oficina especializada que fui verificou a pressão do gás e está dentro dos parâmetros. Agora a pouco saí com o carro e o ar ligou e funcionou durante todo meu percusso, mas ao chegar decidi desligar e quando fui ligar novamente não acionava mais. Estou suspeitando de algum problema no próprio painel. Já ouvi casos daquela chave interna de acionamento dá problema, mas não sei ao certo, pois aquela luz da chave externa acende quando é acionada, porém não sei se isso tem algo haver com esse mecanismo interno.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Sinceramente, quem se diz "especializado", mas num sistema tão simples como o do Corsa já passa a bola pra outro, é um indício de que se deve fugir deles no futuro.
Porém, aproveitando a informação de que supostamente a pressão está ok (e você mesmo confirma que o ar gelou), então vazamento está descartado. O Corsa dá problema na fiação do interruptor, o qual é super simples de resolver com o mínimo conhecimento. A luz do interruptor do ar as vezes engana também, pois ao puxar o interruptor, a própria iluminação do painel faz parecer que a luz acendeu.
O compressor fica numa posição um pouco desprotegida, mas por outro lado, fácil de se observar. Se você puder, fica olhando o compressor e pede pra alguém acionar o ar e ver se a polia dele faz o acoplamento e começa a girar (observe que a parte da correia gira sempre, é o miolo da polia que precisa começar a girar).
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”