[DÚVIDA] - Painel marcando errado. O q fazer?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDA] - Painel marcando errado

Mensagem por Bange »

Creio que se vc pedir pra VDO, eles te passem os valores.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Como tem feito uma onda de calor histórica no RS, batendo 40 graus todas as tardes e com sensações ainda maiores, tenho tido oportunidade de fazer testes variados no Corsa.
Hoje foi a vez de testar a temperatura ao subir a serra, atingiu 100 graus no scanner no final da subida, não sei se ia subir mais, pois a subida acaba na entrada de uma cidade, onde mesmo entrando na cidade e baixando pra 30 km/h, a temperatura já cai na mesma hora.
Alguém sabe dizer se está dentro do normal atingir os 100 na serra?
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, scaner não é termômetro, apenas mostra o que a ECU está lendo...

Mas estando a temperatura correta, vc disse acima que sua ventoinha liga nos 100°C... uma subida de serra exige muito do motor, logo a temperatura vai subir independente da velocidade, some-se a isto a alta temperatura externa, e a do motor vai subir e rápido.

De qualquer forma, ligando a velocidade alta (ou única para os casos de apenas uma ventoinha), não havendo nenhuma ineficiência ( tipo VT meio fechada, líquido incorreto, vazão insuficiente da bomba, obstrução nas cavernas do motor ou do radiador), a tendência é de baixar a temperatura... que pode ser rápidamente ou lentamente, a depender da temperatura externa, da velocidade do carro e do esforço/rotação do motor (o esforço e a rotação de motor endotérmico, são os determinantes da intensidade do calor gerado em seu interior).

No meu motor, chegar aos +-100°C numa subida de serra é normal e algumas situações já ocorreram:
1 - baixar até +-95°C, voltar a subir, baixar, subir...em curtos espaços de tempo.
2 - baixar até +-95°C, voltar a subir, baixar, subir... em tempos mais longos.
3 - ficar todo o percurso no entorno dos 100°C, quase estático.
4 - ultrapassar os 100°C, o que achei por bem parar e deixar o motor em ML até desligar a alta para prosseguir.

Foram raros os episódios de 4...mas já ocorreu até em terreno plano ou de muito pouco aclive, mas com o pé no fundo a 140, 160Km/h.

Potanto, chegar aos +- 100°C, pode ocorrer até em engarrafamentos (sem serra ou grande exigência do motor), também pode ocorrer (a depender das condições, mas não deve ser sistemático), ficar em +- 100°C... o que não pode é passar dos 100°C e continuar subindo, seja em serra, engarrafamento ou qualquer outra situação... aí é melhor parar e deixar o motor esfriar, pois por alguma situação extrapolou o limite do limite e se isto for uma constante, uma boa revisão se faz necessária.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Claro que o scanner não é termômetro, mas como ainda não tô confiando no marcador do painel, tô cruzando as informações de ambos.
No trânsito vai aos 100 sim, isso sei que é normal. Estava em dúvida sobre a serra, já que agora meu carro tem uma nova configuração e estou tendo a oportunidade de testar a fundo nesse calor infernal que tem feito (e que muito provável nunca se repita, é um extremo anormal).
O cabeçote e o arrefecimento inteiro são novos e originais. Se seu carro também é assim, então tá ok.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK...
Eu vi que vc colocou AC e direcionadores do fluxo de ar para o radiador...
Com o AC, óbvio, colocou também o condensador na frente do radiador, o que por si só (sem uso do AC), já é um restritor do fluxo normal pelo radiador... e que é piorado pela temperatura do AC em funcionamento, pois o condensador vai esquentar bem.
Vi que vc adicionou corretamente a ventoinha "auxiliar", mas não a ligou como no original, com duas velocidades.
Vc comentou que os Corsas 2012 não usam a auxiliar, mas vc sabe a razão de terem suprimido ela, mas mantiveram as duas velocidades?
Pode ter havido uma melhora no radiador, condensador... e/ou na própria ventoinha, com uma melhora de potência, fluxo, etc...
Como no sistema com 2 ventoinhas, elas funcionam sempre (independente do AC ligado), há que se concluir pela sua necessidade e é possível que seu motor venha a esquentar e ultrapassar bem os 100°C, nesta mesma serra que vc pegou, caso suba com o AC ligado (mas não com a auxiliar ligada)... pense nisso!
A meu ver, o funcionamento com 2 velocidades (com ou sem AC), é uma evolução boa, pois dificulta (demora) para que a temperatura chegue no seu limite e fique dependente de 100% da performance de todo o conjunto, para controlar a temperatura... nas concepções mais modernas, o controle está sendo feito por PWM, de modo proporcional ao aumento da temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura, mais rápido gira a(as) ventoinha(as). Não sei se a GM implementou isso em todos os seus modelos mais TOP, mas no Ônix já tem...e não tem mais relés...


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Domingo 23 2022f Janeiro 2022 07:47:30 PM Vc comentou que os Corsas 2012 não usam a auxiliar, mas vc sabe a razão de terem suprimido ela, mas mantiveram as duas velocidades?
Duas velocidades é praticamente rotina pros carros com A/C. Boa parte (ou talvez quase todos) os carros mais recentes usam apenas condensador grande + ventoinha única, de boa potência e dá conta do recado (e se percebe o quanto ela é mais potente e mais silenciosa que a original do meu sem ar). A GM dessa linha 2010~15 usa ventoinha única e são muito eficientes. Os mais novos que isso eu não sei informar, mas pouco provável que tenham voltado a usar duplas.
Bange escreveu: Domingo 23 2022f Janeiro 2022 07:47:30 PM Pode ter havido uma melhora no radiador, condensador... e/ou na própria ventoinha, com uma melhora de potência, fluxo, etc...
Tanto radiador, quanto ventoinha, são da versão "moderna", tudo compatível entre si, está tudo da versão 2012+.
Bange escreveu: Domingo 23 2022f Janeiro 2022 07:47:30 PMhá que se concluir pela sua necessidade e é possível que seu motor venha a esquentar e ultrapassar bem os 100°C, nesta mesma serra que vc pegou, caso suba com o AC ligado (mas não com a auxiliar ligada)... pense nisso!
Eu subi com apenas a principal ativada. A idéia era justamente aproveitar a condição pra testar tudo que for possível. O A/C se manteve excelente, entre 1,5 e 2,5ºC durante a subida e o motor chegou aos 100 já no final.
Tenho sim a intenção de ativar a auxiliar junto com a principal futuramente, ou fazer algum esquema conforme a temperatura (embora o acionamento via ECU atrapalhe essa idéia).
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Passando pela mesma serra ontem, mas com a diferença de a temperatura ambiente estar de volta ao normal do verão, o painel acusou 92 graus no final, onde aquele dia bateu nos 100.
Acho que tá confirmado que tudo está ok. Aquele dia do teste realmente foi um dos dias mais quentes que já tive o desgosto de passar. Talvez foi mesmo o mais quente.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Como meu marcador de combustível continua marcando pra mais (cerca de 10 litros a mais), hoje testei se a regulagem que fiz no marcador de temperatura funcionaria no de combustível, o resultado era meio óbvio, mas eu não seria eu sem tentar. Havia sim uma remota possibilidade de dar certo, mas não rolou. Mesmo assim vou relatar o passo a passo, pois o raciocínio pode ser útil pra alguém. Como não se tem valores de referência, tem que ir na tentativa e erro.

Parte-se do princípio de que com o tanque bem cheio, sabemos onde o ponteiro deve ficar:

Imagem

Ao desligar a ignição, esperamos o ponteiro voltar ao nível mínimo e fazemos a marcação de sua posição, tomando o cuidado de marcar dos dois lados, pois se marcar só em um lado, pode se confundir conforme o ângulo que estiver olhando.

Imagem

Daí é só girar o pino branco pro lado que se deseja ajustar, é exatamente o mesmo esquema do marcador de temperatura:

Imagem

E fica assim:

Imagem

Mas aí percebi que aconteceu o que eu previa, o ponteiro não marca mais tanque cheio:

Imagem

Então com base nas marcações iniciais, voltei ao que era antes.
A remota possibilidade se baseava na lógica de que como o marcador demora mais de 100 km pra baixar do nível máximo, taaaaaalvez daria pra mudar a regulagem e ele continuar marcando cheio, mas começar a baixar mais cedo e com isso ter uma marcação um pouco melhor.
No meu entendimento, fica claro que a lâmina de calibração dos dois instrumentos tá defeituosa, seja pela idade do carro, seja por ele ter ficado muito tempo parado.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O sensor de temperatura não é linear... já o resistor da boia é.
Esse botão de ajuste atua na "mola" do ponteiro... tanto na esquerda como na direita e ao mesmo tempo... não tem como ajustar apenas para cheio ou vazio.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Sim, é isso. Ainda vou ver se por acaso apenas baixar o ponteiro sem interferir na mola surta algum efeito. Pela lógica deveria, afinal, tá demorando pra diminuir a marcação do cheio.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”