[DÚVIDA] - Barulho na Máquina do Vidro

Dúvidas sobre vidros, como rachaduras, riscos, aplicação de pelí­culas, etc. Aqui você também pode saber sobre como cuidar dos bancos e acabamento interno do seu Corsa, como reparos, tipos de materiais, personalizações internas, etc.
Responder
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

[DÚVIDA] - Barulho na Máquina do Vidro

Mensagem por Fernando 4100 »

De uns dias pra cá começou um barulho irritante de algo batendo dentro da porta, tive que fazer o sacrifício de abrir o forro pela primeira vez.
Quando abro o vidro uns 2 dedos pra aliviar a pressão ao fechar a porta, o barulho acontece, que a princípio achei que tinha quebrado uma das buchas do braço da máquina. Abri e elas estão intactas.
No fundo da porta encontrei os restos mortais do que parece ser uma buchinha espaçadora:

Imagem

Fuçando vi que parece ser uma bucha dessas:

Imagem

Imagem

No meu entendimento, vai uma bucha de cada lado pra engrenagem não bater contra o mecanismo, mas não encontrei fotos no google pra confirmar isso. Alguém sabe dizer algo?
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Fala Fernando!
Provavelmente você vai encontrar mais duas buchas dessas, do outro lado da parte dentada do braço. É assim com a minha máquina da Micro e com algumas da Zinni e Guell. Agora, há modelos da Zinni e Guell onde substituíram essas buchas por ressaltos no metal. Há ainda modelos que sequer tem essas buchas, o braço não tem esse apoio perto do motor. Suponho que essas buchas desempenhem um papel importante pois, de outra forma, o braço ficaria apoiado só pelo pivô central. O que, eventualmente, poderia causar uma folga. Foi assim com as minhas máquinas antigas, onde as buchas se desgastaram, o braço ficou apoiado só pelo pivô e este ficou com folga, jogo. Infelizmente não acho que você encontra essas buchas no mercado de reposição, tampouco seria fácil instalá-las... pois haveria que dar um jeito de remover as outras buchas batentes limitadoras do braço.
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Esta tarde tirei a máquina pra analisar direito.
Dá pra arrumar, mas não fica como eu quero, sem contar que o resto da máquina vai continuar com seu desgaste do mesmo jeito. Comprei uma original nova por 120 com o envio (nem vale o transtorno de arrumar).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como é a que mais trabalha, vale deixar tudo zerado. Mas ainda assim vou com calma fazer o reparo na antiga, só pra ver se dá certo.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Não valia a pena já colocar uma máquina elétrica? Pouca coisa a mais, com o motor. E há módulos a partir de 50 reais
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Pro meu propósito... Não. :mrgreen:
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Chegou ontem, fui correndo montar. Com a peça nova na mão, fica claro que além da falta das buchinhas, cada junção já tinha um pouco de folga, então o reparo apesar de possível, não vale a pena, já que a peça nova ainda existe e é barata. O vidro ficou justinho, perfeito. Se a original durou 25 anos sem A/C, essa vai durar 50. :mrgreen:

Imagem

Imagem

Imagem

Dispositivo sueco para manter o vidro fechado:

Imagem

Rebitando novamente:

Imagem

Mesma marca e código da peça antiga:

Imagem

Dica: Marcar a posição da regulagem do vidro antes de tirar a peça, depois é só montar no mesmo lugar e não precisa fazer nova regulagem.

Imagem



Agora só estou em dúvida de qual cola usar pra fixar o plástico de vedação do forro novamente, não sei qual era a cola original que não deixava resíduo. A "cola de sapateiro" funciona, mas deixa uma meleca que com o tempo parece queimar a pintura.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Aí sim
Quanto à graxa, mandou uma de lítio mesmo, tipo a Marfak MP2 no trilho? Sei que a original parece ser uma de lítio também, mas não te preocupa ela atacar as buchinhas? Por precaução aqui, mandei uma graxa de silicone nas minhas
Para colar o defletor de água novamente, eu consideraria ou algumas fitas dupla face que são fracas (nada de 3m ou dupla face de carpete ou de espuma), ou tentaria esquentar a cola antiga com secador ou soprador
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Vidros e Estofamento”