[DÚVIDA] - Cabeçote VHCE serve no Wind MPFI?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
ismasb
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 06 2015f Outubro 2015 09:26:00 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Cabeçote VHCE serve no Wind MPFI?

Mensagem por ismasb »

Boa noite galera!
Meu corsinha 1.0 mpfi a gasolina está com o comando comido e fumando um pouco, então vou ter que dar uma geral nele. Consegui um cabeçote VHCE em um desmanche, porém a torre/comando vieram de um motor maior (comando letra p). Então a dúvida, alguém já montou um 1.0 com cabeçote roletado e comando do econoflex? Funciona ou fica muito manco? Precisa mexer na compressão?
Agradeço desde já!

Att.,
Ismael
Ismael Brambilla


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o q muda nos vhc e vhce pros não taxados é o pistão não o cabeçote...
porem pegar cabeçote usado, c toda essa engenharia, só sendo muito corajoso pra montar sem medir
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


ismasb
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 06 2015f Outubro 2015 09:26:00 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ismasb »

Bom dia galera!
Então, o cabeçote vai pra retífica pra medir, lavar, trocar o que precisa, enfim, dar uma geral, isso é certo. Quanto à taxa, sei que o que muda é só pistão, pergunto se seria interessante taxar um pouco mais do que o original já que os motores VHC e VHCE trabalham com taxa bem maior, mas quero continuar andando na gasolina. A Minha maior dúvida é quanto ao comando mesmo, como veio o comando P, que equipa os motores 1.4 e 1.8 roletados, se vai funcionar nesse frankenstein 1.0 ou se vai ficar muito fraco principalmente em baixa. A cidade onde moro é só morro e o trânsito é caótico, não tem como andar com carro muito fraco em baixa. Confesso que tenho a curiosidade de tentar, mas pagar a mão de obra duas vezes caso não funciona é algo que não me anima muito...

Obrigado!

Att.,
Ismael
Ismael Brambilla


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não é q motor vhc anda c taxa alta, q vai servir pro seu motor, os vhc andam c taxa alta pq tem mapa na central pra isso, pq tem sensor de detonação, resumindo, são acertados pra isso de fabrica já....
colocar um comando q no mínimo vai deslocar torque e potencia pra rotações mais altas, pra andar onde precisa de torque em baixa, é no mínimo atirar no próprio pé....de qq forma não é assim q determina um comando, um trabalho pra cabeçote......
teria q ter as graduações, levante, cruzamento e permanência dos dois comandos pra dar um palpite melhor....se de tudo q tem no comando, fosse igual ao do 1.0 e apenas o levante fosse maior, seria benéfico, a permanência da válvula de admissão maior, tmb
mas ai q ta, tudo isso pode ser bem pior, pq são feitos tmb de acordo c a geometria da cabeça do pistão q vai ser diferente, mas vai de cada um, precisa de uma polia pra poder ajustar melhor esse comando no seu motor e ser feliz....

nao q seja referencia pq é um motor q nao tem mais nada original...mas vale ler pra ver se aproveita algo
viewtopic.php?p=1027287#p1027287
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


ismasb
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 06 2015f Outubro 2015 09:26:00 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ismasb »

Bom dia!
Primeiramente, obrigado pelas respostas @SemControle. Eu li o tópico que me indicou antes mesmo de criar este, dá pra ter uma ideia do que pode acontecer, mas a falta de informação técnica sobre os comandos (pelo menos eu não encontrei nada que pudesse me ajudar a pelo menos presumir alguma coisa) me deixou com muitas dúvidas, principalmente porque, há pouco tempo atrás, mesmo problema em outro Corsa da família, só que 1.6, comando comido. Comprei pelo mercado livre um comando da Taranto que dizia ser para o 1.6 mpfi, escolhi a marca porque já conhecia e porque não encontrei em lugar nenhum uma peça original, nem mesmo usada. Veio o comando, montamos, e não dava lenta de jeito nenhum, carro quadrado em baixa. Em compensação passando dos 3500, 4000, enlouquecia até cortar, nunca vi andar tanto. Só que em baixa daquele jeito não tinha como. Nem enquadrando, não teve jeito de fazer funcionar. Aí acabamos abrindo de novo, e descobrindo que o comando na verdade era do EFI. Devolvi a peça e comprei um Sambel, dessa vez o correto, montamos e ficou perfeito. Em resumo, sobre o tópico em questão, a dúvida vai permanecer, vou atrás do comando certo do VHCE para evitar maiores problemas, até porque preciso de um carro econômico mesmo. Só comprei o cabeçote roletado pra ver se dava uma melhorada num geral, mas não estou esperando por grandes ganhos.
Mais uma vez obrigado, e quando conseguir parar o carro pra fazer essa manutenção, deixo o parecer.

Att.,
Ismael
Ismael Brambilla


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o cabeçote no geral é o coração de qq aspirado, na duvida sempre opte pelo original, uma mudança pode melhorar muito (difícil) ou estragar de vez (maioria das vezes)
meu hobbie são as motos hj em dia, e ate curso de preparação de cabeçote já fiz, não pq quero preparar, meu ramo na moto é oficina de excelência, pego a moto bagunçada pra deixa-la nova (com peças originais de preferencia), sem correria, no meu tempo, e fiz esse curso justamente pra tentar corrigir essas engenharias q o pessoal tenta fazer pensando estar transformando num foguete.....
e é bem a conclusão q vc chegou, não se acha os dados dos comando, apenas graduação, levante da pra obter, mas permanência, cruzamento, são muito difíceis mesmo de obter na pratica....c muito tempo e os dois comandos em mãos até se tira alguma coisa...
c essa chegada da internet e informações massivas e desencontradas ainda piora a coisa, pessoal sedento por receitas prontas....

mas se vc quer uma melhorada ai sem comprometer muita coisa e manter o uso da gasolina, pode subir a taxa de compressão pra 10:1, vai melhorar pouca coisa, mas vc não corre o risco de estragar seu motor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 500
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

ismasb escreveu: Quinta-feira 13 2022f Janeiro 2022 07:22:41 AM Comprei pelo mercado livre um comando da Taranto que dizia ser para o 1.6 mpfi, escolhi a marca porque já conhecia e porque não encontrei em lugar nenhum uma peça original, nem mesmo usada.
Só pra dar a dica, comprei um novo, original, na concessionária em porto alegre recentemente. É só ir pelo código da peça, acha fácil.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


ismasb
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 06 2015f Outubro 2015 09:26:00 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ismasb »

Bom dia galera!
@SemControle sim, vou ver na verdade o que vai precisar fazer na parte de baixo, e também se a altura do cabeçote ainda está standard ou já foi baixado, enfim, muitas dúvidas ainda, mas quando estiver com todas informações corretas eu vejo como fazer. Aproveitando, se for pra aumentar essa taxa tirando no cabeçote, tem ideia de quanto precisa tirar?

@Fernando 4100 obrigado pela dica, por ora o que coloquei está funcionando perfeitamente, mas muito bom saber.

Att.,
Ismael
Ismael Brambilla


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1077
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Ismael, você pode usar a calculadora de taxa de compressão do wevertonvb. Em https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=56980


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ismasb escreveu: Sexta-feira 14 2022f Janeiro 2022 07:16:46 AM Bom dia galera!
@SemControle sim, vou ver na verdade o que vai precisar fazer na parte de baixo, e também se a altura do cabeçote ainda está standard ou já foi baixado, enfim, muitas dúvidas ainda, mas quando estiver com todas informações corretas eu vejo como fazer. Aproveitando, se for pra aumentar essa taxa tirando no cabeçote, tem ideia de quanto precisa tirar?

@Fernando 4100 obrigado pela dica, por ora o que coloquei está funcionando perfeitamente, mas muito bom saber.

Att.,
Ismael
esta indo no caminho errado, não há receita pronta, tem q ser buretado pra tirar na medida correta, depende ate como esta o bloco pode ser preciso facear, tem q ver os pistões q tem no seu motor, o qnt já foi tirado do cabeçote, vc disse q ja tem uma engenharia no comando, então algo já fizeram, pode ser q trabalharam o cabeçote todo ou não, pode ser q deram um passe e só, não tem como adivinhar pra falar o qnt tirar.... so qnt medir vai saber de algo concreto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”